quinta-feira

"Pensamento positivo é força que conduz ao sucesso"

     Uma pesquisa publicada na revista Você S/A revela que o terceiro maior medo dos brasileiros – representados pelos que responderam à pesquisa – é falar em público. Vem até antes de morrer e só perde para “contrair doença” e “contrair dívida”.
     O medo, que é uma expectativa de que aconteça algo de ruim, também foi objeto de outra pesquisa – desta vez publicada no livro Como Conquistar Pessoas. Tal pesquisa constatou que de tudo que tememos 87% nunca acontece e ainda outros 6% podem ser modificados por nossas atitudes. Somente 7% acontece de fato.
     Traduzindo estes números para suas apresentações públicas, isto quer dizer que se você falar em público 100 vezes, somente 7 vezes você terá um desempenho ruim. Nas outras 93 vezes você conseguirá dar o seu recado.
     Relaxou? Relaxe um pouco mais: você é melhor do que você pensa, quando fala em público. Nós fazemos uma idéia muito crítica de nossas apresentações. Mas quando somos filmados e gravados até detectamos erros, vícios, mas no geral, somos melhores do que pensamos que somos. Quase ninguém percebe nosso tremor ou suor frio inicial. E isso só acontece no começo da apresentação.
     Quer ficar um pouco mais confiante? O medo de falar em público é igual a tudo que você não conhece. Eu fiz um acróstico com a palavra medo, veja:

     M – Muita

     E – Expectativa
     D – Desastrosa
     O – Ocorrendo


     É verdade. O que está ocorrendo de desastroso é só a expectativa. Tudo que aprendemos fica mais fácil. Lembra da tabuada? Quem imaginaria que hoje você estaria operando uma calculadora HP12C ou ainda fazendo macros no excel? Pois é, tudo começou com a tabuada e você nem sabia contar nos dedos!
     O medo de falar em público está baseado em quatro desconhecimentos. Nosso desconhecimento dos assuntos sobre o qual falaremos. Nosso desconhecimento de nosso potencial como oradores. E o desconhecimento das técnicas de falar em público. E ainda o desconhecimento do público e suas reações. E tudo isso pode se aprendido e superado.
     Se o medo de falar em público está atrapalhando sua vida profissional ou pessoal, saiba que há remédio. São livros, cursos e muita prática. Conheço vários casos vitoriosos de quem resolveu encarar a platéia. E nunca ouvi falar de ninguém que morreu diante do microfone.
     Para quem trabalha com educação, como eu, sabe que ao entrar em uma sala de aula a primeira vez sempre dá aquele friozinho na barriga. Isso não vai passar nunca. Os grandes personagens públicos já falaram que sentem medo. Que bom, somos normais. O que aprendemos é a dominá-lo. É a mente sobre o corpo. Depois fica automático, como dirigir. Mas comecei como estudante, apresentando trabalhos lá na frente e tinha desempenho tão ruim quanto você.
     E como tudo que nos é desconhecido causa ansiedade, só estudando, lendo, praticando e aprendendo as técnicas isso passará. Como a sua evolução da tabuada para a matemática financeira, das suas aulas de direção até passar a quinta marcha automaticamente.
     Vamos lá, anime-se! Faça um teste! Faça um discurso a favor da pessoa mais importante da sua vida. Sim, estou falando de você mesmo Pode ser diante do espelho do banheiro ou do seu quarto.
     Vista sua melhor roupa, sorria, passe confiança para essa pessoa e diga: Você é capaz, você pode, você é o melhor do mundo, você é a mina! Depois cante a música que você mais gosta. Interprete, sorria, você pode! E não esqueça dos aplausos. Parabéns, você acaba de fazer sua primeira apresentação em público!

Eu acredito na sua superação. E você
?

terça-feira

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

1931-2011
"Segundo Sócrates, não devemos ter medo da morte, e sim da desonra. Concordo plenamente. Porque, se você for um cidadão honrado, mesmo depois de morto você é considerado". José de Alencar

INAUGURAÇÃO PARQUINHO 15/03/2011

FOI UMA FESTA MARAVILHOSA!
OBRIGADA A TODOS QUE PARTICIPARAM


"Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (Armani, 2000:18).


Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade.
São ações estruturadas e intencionais de um grupo, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para "um outro mundo possível".
Os projetos sociais tornam-se, assim, espaços permanentes de negociação entre nossas utopias pessoais e coletivas, o desejo de mudar as coisasm e as possibilidades concretas que temos para realizar estas mudanças - a realidade.
A elaboração de um projeto implica em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócios-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e finalmente planejar uma intervenção, considerando os limites e as iportunidades para a transformação social.

Aline Barros


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Eis aí nossa lição, que aqui aprenderemos.
Aos olhos é invisível
Mas todos enxergaremos com os olhos do coração.