terça-feira

AGRINHO 2012


Programa Agrinho - RESULTADO



O Programa de Responsabilidade Social Agrinho do Sistema FAEP/SENAR e Sindicatos Rurais
é desenvolvido desde 1995, em parceria com o Governo Estadual, por intermédio das Secretarias 
de Educação, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, 
Prefeituras (Secretaria Municipal de Educação), bem como diversas empresas e instituições privadas.


Como um programa de responsabilidade social, o Agrinho possui como objetivo contribuir para 
a formação de uma geração mais crítica e consciente de seu papel, enquanto agente de transformação 
socioambiental. Além disso, sua proposta contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário,
 com base em conceitos fundamentais para a sensibilização relacionada à sustentabilidade.


Para cada ano o programa desenvolve um tema e os alunos de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental 
tem a possibilidade de participarem por meio da produção de desenhos e redações. O tema desenvol-
vido em 2012 foi “Saber e Atuar para melhorar o mundo”, e o  aluno Gabriel Vinicius dos Santos
 A. Souza (8º Ano), do Colégio Pequeno Príncipe, teve sua redação considerada uma das 
melhores de todo o Estado (Categoria Escola Particular)  e, em virtude do merecido destaque, no
 dia 09 de novembro de 2012 irá participar, juntamente com os demais alunos selecionados, de um 
evento em Curitiba -PR, onde haverá a premiação dos melhores trabalhos produzidos para o Concurso
 do Programa Social.


A Direção e equipe de funcionários do Colégio Pequeno Príncipe parabeniza o aluno Gabriel por 
demonstrar, em sua premiada redação para o Programa Agrinho, “Saber e Atuar para melhorar 
o mundo”, bem como a Professora de Produção de Texto do Ensino Fundamental, Raquel Freitas, 
por ser mediadora desta conquista.


Colégio Pequeno Príncipe – E.I.E.F.M.

quarta-feira

8* ANO

GALERA DO 8* ANO 

A CHAVE PARA ACESSO DO PORTAL POSITIVO JÁ ESTÁ LIBERADA!

CÓDIGO - Y32FXB

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA

domingo

Alunos talentosos!

Um anjo do céu

1º ANO E.M. - ARTE



O nascimento de Vênus pintado por Sandro Botticelli.
Pintada em 1483, representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.
Botticelli, pintor Italiano natural de Florença, viveu entre 1º de Abril de 1445 e 17 de Maio de 1510. Entre as principais obras, estão O Nascimento de Vênus e A Primavera.

Trabalho realizado pelos alunos do 1ºANO E.M.
Criar um nome nome para obra de Botticelli.

- A criação do Mar ( Lívia Maria Chiodelli Zorzi).
- Renascimento da Pérola ( Bruna Santiago).
- 4 Estações ( Allan).
- Pérola Dourada ( Edman Filho).
- Perola e seu nascimento (Gabriel Fadel).
- O nascimento da Pérola (Leonardo).
- Nudez da Pérola ( Anna Julia).
- O nascimento (Paulo Marcelo)
- De ostra para Mulher ( Rafaela Maior Bono).
- Cobrindo Vênus. (João Vitor).
- Princesa das Águas (Isabella).
- Ascensão da Jóia. (Rafaela Alves).
- A pérola proibida. (Luis Gustavo Pim).
- O nascimento da pérola bipolar. 
- Tá uentao (Douglas Matheus).
- A picotinha (Kannandra Carvalho).
- Loira da concha avuada (Arthur).
- O nascimento da Jóia (Paulo Marcelo Machado Cabral).
- Loira Pérola.(Karolainy Soares Martins).
- Pérola das Estações (Alana Andrade).
- A pérola da primavera (Yuri Guilherme).
- Ascensão da Primavera (Kethlyn Sales Santos).
- O nascimento da Pérola (Labine).


quarta-feira

PLEONASMO

SELECIONEI ESSE VÍDEO PARA ILUSTRAR UM POUQUINHO SOBRE PLEONASMO ... MUITO BOM! VALE A PENA ...

6* ANO ... CONECTADO!

ATENÇÃO! 

ALUNOS DO 6* ANO - CÓDIGO PARA ATIVIDADE DO PORTAL POSITIVO 

CÓDIGO - TX70JM

3* volume

www.portalpositivo.com.br

terça-feira

8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO


Por César Munhoz
Fonte: Organização das Nações Unidas


O futuro não é mais como era antigamente

Nos anos 70 e 80, as pessoas fantasiavam a chegada do século XXI como o ápice de uma era de alto desenvolvimento tecnológico: teríamos megacidades, carros voadores, teletransporte, robôs para nos ajudar nas mais diversas tarefas, etc. Muita gente também imaginava que essa seria uma época de esperança, pessoas e países mais humanos. Mas não foi bem assim que aconteceu.
Chegaram os anos 90 e, à medida que essa década acabava, o mundo percebia que o futuro não seria como esperava-se que fosse. Infelizmente, 2001 — virada de século e de milênio — trouxe ainda mais miséria, desigualdade, doenças e violência entre as pessoas e contra o meio ambiente.
Por essa razão, representantes das Nações Unidas resolveram se reunir para repensar suas políticas e elaborar uma nova visão de futuro para a humanidade. O encontro, chamado Cúpula do Milênio, aconteceu entre os dias 6 e 8 de setembro de 2000 e gerou o documento Declaração do Milênio, em que esses representantes listaram suas maiores preocupações, ou seja, os principais problemas que podem colocar em risco o futuro da humanidade:
— fome e extrema pobreza;
— dificuldades de acesso à Educação e baixa qualidade das estruturas educacionais existentes em muitos países;
— posição inferior da mulher em diversas esferas da vida social e econômica;
— altas taxas de mortalidade infantil e precariedade do atendimento às gestantes, principalmente nos países em desenvolvimento;
— doenças como AIDS, malária e tuberculose, que continuam matando intensamente;
— sustentabilidade ambiental;
— persistência de algumas relações perversas entre “os tubarões” e “os peixes pequenos” (países e/ou empresas) envolvidos no jogo da economia mundial.
Mas de nada adianta apenas pensar nos problemas, se a gente não faz nada para resolvê-los, não é mesmo? Por isso, os representantes de 191 Estados-membros das Nações Unidas que compareceram à Cúpula do Milênio decidiram parar de se lamentar e partiram para a “briga”. Calma, a briga não foi entre eles, e sim contra os problemas. Esse esforço resultou nos 8 objetivos do milênio: um conjunto de alvos que os países devem atingir até 2015 para realmente melhorar o mundo. Não são apenas “oito coisas” para se fazer, são oito grandes objetivos subdivididos em dezoito tarefas ou, como convencionou-se chamar, dezoito metas. Nas próximas páginas, você verá como o Brasil tem evoluído (ou não) no caminho para a conquista dessas metas. 

Constituição essa regra é para todos!


Constituição: Esta Regra é Para Todos
Quem diz o que pode ou não pode fazer na sua casa? E na sua escola? Gostando ou não de regras, elas são necessárias!
Já pensou se você pudesse fazer o que quisesse no seu quarto, por exemplo? No começo até que seria legal, mas, dependendo do que fizesse, o resultado podia ser um grande estrago. Imagine, então, como seria em um país inteiro!
É por isso que os países criaram as Constituições. Mas, como são elas e como são seguidas pelas pessoas? Descubra a seguir
 A Constituição
Mesmo quando o homem ainda vivia nas cavernas, provavelmente já havia regras. Só que, naquela época, elas não se chamavam Constituição!
Cada país tem a sua, e as leis que ela contém são importantes porque definem como a sociedade se organiza, como os governantes são escolhidos, nossos direitos e deveres, entre outras coisas.
No Brasil, além da Constituição da República Federativa, há também as Constituições estaduais e cada cidade deve possuir a sua, chamada de Lei Orgânica Municipal. Ela é votada pelos vereadores e deve seguir a Constituição Federal. Sua função é estabelecer normas que tem mais a ver com o que a cidade precisa. Afinal, nenhuma cidade é igual à outra, não é mesmo?

Algumas Leis Importantes
A primeira Constituição brasileira foi criada em 1824 e, desde então, já passou por diversas mudanças. A última foi em 1988 e tem muitas regras. Cada uma delas é importante, mas vale a pena saber algumas:
• Para a lei, todos são iguais;
“Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

• Ninguém pode ser torturado, ser tratado de forma desumana ou degradante;
“III – ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.”
• Os cidadãos são livres para manifestar o que pensam;
“IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”

• É proibido desrespeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas;
“X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.”

• O racismo é crime;
“XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.

• E não é permitido que qualquer pessoa com menos de 16 trabalhe, exceto se for aprendiz (a partir de 14 anos). 
“XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.”

Quem Faz As Regras
Todos os cidadãos (inclusive você) precisam obedecer a Constituição! Mas não pense que isso é ruim: graças a ela, temos muitos direitos, como o de decidir quem vai governar o País.
No Brasil, os governantes são escolhidos por meio do voto. Pode votar quem tem mais de 16 anos e, a partir dos 18, todos são obrigados a eleger seus representantes. São eles que vão nos representar, fazer o que precisamos, defender nossos direitos e também... fazer as leis! Ou seja: de forma indireta, quem faz as regras somos nós. É por isso que as eleições são tão importantes e é preciso escolher muito bem quem vai governar.

Os Seus Direitos
A Constituição brasileira não é a única que defende seus direitos. Em 1990, foi criada uma lei especialmente para isso!
É o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele foi criado em 1990 e garante muitos direitos. Caso alguém os desrespeite, essa lei define punições para quem fizer isso e também para quem faz mal às crianças e aos adolescentes.
O mais legal do Estatuto é que ele defende direitos básicos, como estudar, brincar, praticar esportes e se divertir. Até mesmo antes de nascer já temos algo muito importante previsto na lei, o direito à vida!

CONECTADO!



9º ANO A - VIVER COM SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO - 2FLDJC

INÍCIO
03/10/2012

TÉRMINO
05/10/2012
18:30 hs

3* volume

GABARITO - 19:00 hs


--------------


9º ANO B - VIVER COM SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO - 12JB76T

INÍCIO
03/10/2012

TÉRMINO
05/10/2012
18:30 hs

3* volume

GABARITO - 19:00 hs