domingo

REVISÃO - 6 ANO

- LEMBRE-SE DE TAMBÉM REVISAR O CONTEÚDO DA APOSTILA.

1) Muitas vezes fazemos julgamentos precipitados e depois descobrimos que estávamos enganados. Outras vezes, as pessoas, as coisas e até mesmo nossa cidade sofrem mudanças sem que nos demos conta imediatamente, levando-nos também ao engano. Contudo, ocorre de estarmos corretos sobre algum assunto e nem sabermos completamente o porquê. A aparência, ou seja, o aspecto exterior de alguma coisa, tem papel relevante nestas considerações. Assim, escolha a alternativa correta no que diz respeito à aparência:
Alternativas:
(A) Conhecer a aparência é suficiente para o trabalho de pensar e compreender.
*(B) A aparência é uma das diversas informações disponíveis para percebemos algum objeto da realidade.
(C) A aparência oculta a realidade, deixando-nos completamente enganados acerca das coisas.
(D) O que percebemos por meio das aparências é o que de fato as coisas são, pois elas não sofrem os efeitos da mudança tão rapidamente.
(E) A aparência de algo não influencia nossas opiniões já que ela é tudo o que conhecemos sobre os objetos.
(F) A aparência é a manifestação da realidade do objeto e, por isso, é necessariamente verdadeira.

2) O diálogo filosófico é uma das maneiras de buscar o conhecimento filosófico. Ele se inicia com perguntas, respostas, argumentos, novas perguntas e assim por diante. Trata-se de uma excelente oportunidade de refletir, pois nos deparamos com a admiração, observação e reflexão de outras pessoas. Assim, podemos ampliar os nossos interesses, desde que prestemos atenção às considerações do outro. Por meio do diálogo podemos apaziguar conflitos, aprofundar conhecimentos ou mesmo descobrir algo totalmente novo. Como se fosse um espelho diante do outro, as formas da conversa podem seguir infinitamente, pois proporcionam pontos de vista variados. Estes pontos de vista enriquecem o conhecimento de cada um e o de todos. Para um bom diálogo filosófico é necessário: 

Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
(   V   ) Perguntas interessantes para começar a reflexão.
(   F   ) Uma bela voz para que todos ouçam sua opinião.
(   f  ) Atenção aos pressupostos sobre as opiniões apresentadas.
(   F   ) Falar palavras difíceis, não usuais, para que todos se impressionem com suas opiniões.
(   V   ) Bons argumentos para justificar as suas respostas.
(   V   ) Ouvir a todos com respeito e olhar para quem está falando.
(   F   ) Falar alto para que suas palavras sejam ouvidas mesmo quando alguém está falando.
3) Leia o seguinte texto:
“Os seres humanos admiram a diversidade da natureza e suas transformações há muito tempo. Na Grécia, há aproximadamente 2.500 anos, tal sentimento despertou as reflexões dos primeiros filósofos sobre a origem de tudo o que existe. Em seus pensamentos, esses filósofos acreditavam que, apesar das diferenças, era possível haver algo em comum entre todas as coisas. Assim, concluíram que tudo resultava das transformações de um único elemento. Afinal, presenciavam as mudanças de estado de alguns deles, vendo, por exemplo, a água, o gelo e o vapor. Isso levou alguns a pensarem que a origem de todas as coisas estivesse na água ou no ar. Outros, porém, duvidaram que a água, o ar ou qualquer outro elemento natural fosse capaz de se transformar em tantas coisas diferentes. Por isso, continuaram refletindo em busca de novas respostas”.
PRENDIN, Andrea; CZAIKOSKI, Michele. Filosofia: 6º ano. Curitiba: Positivo, 2012. p. 14.
Assinale a alternativa correta: Demócrito, filósofo da natureza, sustentava em sua teoria mais conhecida que: 
Alternativas:
(A) Toda a matéria se originou a partir da combinação entre os elementos terra, fogo, ar e água.
(B) A realidade é estática pois o que entendemos como movimento é somente uma ilusão dos sentidos.
*(C) Uma afirmação não poderia ser, ao mesmo tempo, verdadeira e falsa, pois isso resultaria em uma contradição.
(D) Que toda matéria seria constituída por um número muito grande de átomos, que seriam pequenas partículas indivisíveis.
(E) Que as estrelas iluminavam planetas que circulavam em suas órbitas e que, por vezes, as estrelas caíam no oceano.

4) "A admiração pode ser relacionada com o espanto, com a estranheza, com o encantamento e com a surpresa. A admiração, observação e reflexão junto a nossos colegas leva a uma grande variedade de leituras sobre a realidade. A variedade de olhares pode ser exemplificada por meio de um caleidoscópio, no qual é possível somar os reflexos de alguns objetos. A cada movimento, ele cria uma nova forma, uma nova imagem, composta por combinações múltiplas e inesperadas. Algo parecido acontece quando as opiniões das pessoas se encontram num diálogo.”
PRENDIN, Andrea; CZAIKOSKI, Michele. Filosofia: 6º ano. Curitiba: Positivo, 2012, p. 7.
Num diálogo, o que vai dar sustentação aos diferentes argumentos? 
 (A) Como as pessoas em geral têm pontos de vista muito diferentes sobre as coisas quando observam e admiram, nada poderá dar sustentação a qualquer argumento.
*(B) Os argumentos filosóficos são sustentados por meio da admiração e observação à beleza das palavras.
(C) Os diferentes pontos de vista sobre as coisas observadas podem ser sustentados por variadas razões que justifiquem as opiniões.
(D) Os argumentos filosóficos são sustentados por meio da observação fixa e atenta ao que se passa em sua volta.
(E)Como as pessoas em geral têm pontos de vista diferentes sobre as coisas quando observam e admiram, esses pontos de vista podem ser sustentados por meio da reflexão e do espanto de quem se encanta por um tema.

5) Segundo o que você estudou, associe os conceitos abaixo às suas definições:
Alternativas: 
(A) Observação    
(B) Admiração                     
(C) Reflexão       
(D) Pergunta           
(E) Argumento           
(F) Critérios               
(G) Opinião

(    E    ) Permite afirmar ou provar algo.
(    A   ) É a verificação de um fato ou acontecimento.
(    F    ) Permite que julguemos ou avaliemos algo.
(    C   ) É o retorno do pensamento sobre si mesmo e seus atos.
(    G    ) É uma hipótese, algo que pode ser ou não ser verdade.
(    D    ) Surge da admiração e observação e nos conduz à reflexão.
(    B    ) É o que motiva a busca pelo conhecimento filosófico.

6) “A arte e o pensamento tiveram a natureza como tema constante. Os Gregos se espantaram com os fenômenos naturais e, assim, desenvolveram os mitos e posteriormente a filosofia para explicá-los. Contudo, atualmente temos uma abordagem diferente sobre a natureza. Tanto no sentido de entendê-la quanto preservá-la”.
PRENDIN, Andrea; CZAIKOSKI, Michele. Filosofia: 6º ano. Curitiba: Positivo, 2012. p. 17.
Agora, leia este trecho do escritor uruguaio Eduardo Galeano sobre a natureza:
“A saúde do mundo está um horror. 'Somos todos responsáveis', clamam as vozes de alarme universal, e esta generalização absolve: se todos nós somos responsáveis, ninguém o é. (…) Muito recentemente soubemos que a natureza se cansa, como nós, seus filhos, e soubemos que, como nós, pode morrer assassinada. Já não se fala em dominar a natureza, agora até os seus carrascos dizem que há que protegê-la. (…) A civilização que confunde os relógios com o tempo, o crescimento com o desenvolvimento e o pequeno com a grandeza, também confunde a natureza com a paisagem.”
Alternativas: 
(A) Os gregos pretendiam dominar a natureza, entretanto, atualmente queremos nos integrar a ela através do uso regrado do tempo.
(B) A natureza é sensível à atuação humana, portanto, merece cuidados paisagísticos.
(C) A natureza pode morrer, ou seja, podemos destruir o meio ambiente. Mesmo destruidores da natureza estão com receio e esforçam-se em cuidá-la.
(D) A natureza pode ficar hostil à nossa espécie, assim, precisamos correr contra o tempo, nos desenvolver e melhorar a paisagem.
*(E) A natureza é frágil, assim como nós, e confundimos o tempo com as horas marcadas no relógio e apenas observamos as belas paisagens ao invés de as preservarmos.

7) A admiração pode ser descrita como um sentimento de alegria ou entusiasmo diante de algo que se julga grande. O filósofo do séc. XVII René Descartes descrevia a admiração assim:
“Quando o primeiro contato com algum objeto nos surpreende, e quando nós o julgamos novo ou muito diferente do que até então conhecíamos... isso nos leva a admirá-lo e a nos espantarmos com ele. (...)  A admiração é uma surpresa súbita da alma, que a leva a considerar com atenção os objetos que lhe parecem raros e extraordinários.”
DESCARTES, René. As Paixões da Alma In: Coleção Os Pensadores, vol. 15. São Paulo: Abril, 1987. p. 225
Com base no que você estudou, escolha a alternativa correta em relação a que o filósofo quer dizer com “considerar com atenção” após observar e admirar. 
Alternativas:
(A) Olhar fixamente é a única forma de considerar com atenção, pois é possível descobrir algo que ninguém tenha notado.
(B) A argumentação é a forma de considerar com atenção, pois assim podemos falar bastante sobre o que admiramos.
(C) Os pressupostos são a melhor maneira de considerar com atenção, pois assim percebemos informações que estão envolvidas nas questões filosóficas.
*(D) A reflexão é a forma de considerar com atenção e assim aprofundar a observação, pois faz com que busquemos o que está além das aparências das coisas que vemos.
(E) Como o amor ao saber nasce da admiração que sentimos diante do mundo, é ao amor ao saber que o filósofo se refere por considerar com atenção.

8) Leia o trecho à seguir: 
Ao observar, formulamos perguntas sobre o que se apresenta ao nosso olhar. Buscando ver além das aparências. As perguntas surgem da admiração e da observação. Elas nos conduzem à busca do saber, por meio da reflexão, e nos aproximam no filosofar. Perguntando, buscamos entender o que vemos, o que nos cerca e o que acontece. Agora, diga quais das frases abaixo são verdadeiras em relação às perguntas e questionamentos:

Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(   F    ) Admirar algo nos deixa inquietos, fazendo com que fujamos de nossas dúvidas e perguntas, pois elas nos causam desconforto.
(   V   ) As perguntas são como ferramentas para nos ajudar a ver além, afinal, são uma maneira de falarmos sobre o que ainda não temos domínio.
(  F  ) As perguntas nos deixam confusos, pois acrescentam mais dificuldades em nossas investigações, assim, devemos evitá-las.
 (   V   ) As perguntas colocam o pensamento em movimento, pois elas se voltam ao que pensamos, por isso dizemos que são reflexivas e abrem caminho para novos pensamentos.
(  F  ) Uma pergunta faz com que o outro pense por nós, assim podemos nos dedicar a outras tarefas, poupando-nos do trabalho da reflexão.
(    F   ) As perguntas servem para vencer o debate ao questionar e para deixar as pessoas admiradas.