terça-feira

REVISÃO- 2 ANO E. M. - ARTE

1) Assinale as alternativas que melhor descrevem a imagem que o compositor do Romantismo fazia de si próprio:
A) O compositor romântico tinha como principal preocupação, em suas obras, a clareza, o rigor formal, a busca do equilíbrio e a organização racional.
B) Ele se via como um artesão, dependente de nobres e aristocratas.
C) Via-se como um herói em constante luta para expressar uma mensagem interior para toda a humanidade.
D) O compositor romântico era um virtuose.
E) Ele rejeitou a dependência de nobres e aristocratas, passando a disputar a preferência do público.

2) (UEL – PR) O teatro, ao que se pode ver em todos os tipos de organizações sociais do homem que chegaram a cultivá-lo em suas formas artísticas, sem mencionar as suas manifestações fora do código da intencionalidade culta, não é um produto determinado apenas pelas condições e estruturas socioeconômicas e estético-culturais [...]. Mas é preciso lembrar, não somente como curiosidade, que, ao definhamento ou ao desaparecimento, por exemplo, no Ocidente, de uma de suas cristalizações estilísticas, sempre sucedeu o surgimento e o amadurecimento de outras. O teatro não morreu porque o Classicismo se misturou ao Barroco ou porque o Romantismo foi desembocar no Naturalismo ou o Simbolismo se perdeu no Modernismo. Tampouco a transformação da sociedade feudal na capitalista ou desta em outras modalidades mais avançadas de organização humana o extinguiu, nem o levou sequer à dissolução na festa cívica ou no ritual de massa. As próprias formas primitivas de sua gênese, a partir dos cerimoniais de toda espécie, e de sua eclosão nos gêneros populares do mimo, do tablado de feira, do circo, dos espetáculos de bonecos, de sombras, etc., para não mencionar o próprio carnaval, indicam que a sua seiva tem fontes situadas não só no processamento sociocultural da existência humana. O mínimo que se pode dizer, a esta altura, é que ele decorre de uma necessidade antropológica.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001. p. 33-34.
Assinale a alternativa cuja afirmação sobre teatro corresponde ao texto acima:
A) É inegável o incentivo ao teatro nas nações, sociedades e culturas tecnicamente mais avançadas, no entanto a História registra o desaparecimento do teatro em momentos de crise cultural.
B) O processo sociocultural da existência humana impede que as manifestações culturais populares possam ser vistas como motivação para o teatro.
C) O problema da subsistência e da pertinência do teatro é uma questão alheia à vida e à cultura do homem, sobretudo na modernidade industrial e na pós-modernidade midiática.
D) O teatro, com sua visceralidade, é incapaz de atingir o homem em sua sensibilidade porque se tornou, depois de sucessivos estilos, cultura de massa.
E) O teatro sobrevive a processos históricos, estéticos e políticos, calcando-se em sua capacidade de comunicação com o homem, com as sinalizações expressivas de seu corpo a corpo vital e sensível.

3) O Romantismo apresenta uma concepção específica de artista da época. Sobre a concepção de artista no Romantismo é correto afirmar:
A) O músico romântico tinha um ou mais patronos ricos, que lhe encomendavam obras e o sustentavam financeiramente. Desta maneira, sua criação dependia do desejo de seus patronos.

B) O artista romântico era desapegado da sua imagem. Sua única preocupação era com a liberdade de criação, contrariando o que acontecia no período Clássico e no Barroco.
C) O artista romântico era um gênio com destino excepcional. Na sua trajetória de vida, não havia percalços, seu talento era reconhecido desde muito cedo, por isso muitos foram crianças prodígios.
D) O artista romântico era considerado um gênio dotado de uma capacidade extraordinária de criação. Ele possuía um dom inato e os obstáculos da vida apenas fortaleciam seu caráter singular.
E) O mito do gênio romântico espantou a pobreza, a humilhação, a incompreensão dos contemporâneos e as desventuras amorosas da vida do artista, tão comum no Classicismo.

4) Além de ser considerado um dos mais importantes compositores de todos os tempos, Beethoven tornou-se símbolo do romantismo. Analise as afirmativas sobre a obra de Beethoven e assinale a alternativa correta:
I. A obra de Beethoven faz ligação entre o período clássico e romântico, mas suas obras apresentam mais características do Romantismo.
II. Beethoven desenvolveu o ideal romântico que escritores como Goethe e Schiller transpuseram para a Literatura.
III. Beethoven tinha uma saúde fragilizada, perdeu a audição aos 28 anos e deixou de compor, vivendo num mundo silencioso e na loucura.
IV. A obra mais conhecida de Beethoven é a Sinfonia nº 9 em ré menor, que apresenta um texto cantado por solista e coro em seu último movimento.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas;
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

5) Reflita sobre as características do estilo romântico nas diferentes linguagens artísticas e relacione os termos da COLUNA 1 com seu respectivo significado na COLUNA 2:


( A ) Música Romântica.

( B ) Teatro Romântico.

( C ) Pintura Romântica.

( D ) Dança Romântica.

( E ) Escultura Romântica.

(     ) Evitava composições estáticas e superfícies lisas, buscando expressividade exaltada de sentimentos e emoções.
(        ) O masculino servia como suporte para apoiar e levantar as grandes estrelas, que usavam a ponta dos pés.
(    ) Privilegiava a liberdade da ação e a naturalidade dos diálogos, com personagens próximos às pessoas reais e de origem humilde.
(   ) Apresentava composições que intencionam ser complexas, grandiosas, originais.
(      ) Expressava a individualidade, o emocional e o irracional, com gosto pela reconstituição de fatos verídicos.


6) A Pintura Romântica é marcada pela ausência de unidade estilística, permitindo múltiplas individualidades pictóricas. Sobre a obra de William Turner, assinale a alternativa correta:
A) Dedicou-se intensamente ao estudo de paisagem, com especial atenção ao uso da luz e sua incidência sobre as cores de maneira mais natural possível.
B) As obras de Turner não mostram a individualidade do artista. Ele foca no homem comum, mostrando as pessoas do povo refletindo sobre sua condição humana.
C) Um dos motivos constantes na obra do pintor Turner são as sombras e a monocromia, destacando uma característica da Pintura Romântica que são as névoas.
D) Uma das temáticas comuns na Pintura Romântica é a reconstituição de fatos verídicos. No entanto, Turner não segue essa unidade estilística e pinta apenas paisagens.
E) As obras de Turner eram pouco dramáticas, mostrando cenas belas e tranquilas, como mar e cachoeiras que retratavam esperança, uma das características básicas do romantismo.

7) A Pintura Romântica inspirou-se em diferentes estilos, como: o gótico e a Antiguidade Clássica. Sobre a Pintura Romântica, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os pintores românticos não se afastaram completamente do academicismo, apenas de afastaram da homogeneidade conceitual pela temática.
II. A Pintura Romântica buscou expressar fatos fictícios, como um naufrágio de embarcação, que deixou mais de cem passageiros à deriva em uma jangada.
III. Abordar fatos verídicos foi uma inovação temática para a Pintura Romântica, mesclando-o com comportamento humano em situações dramáticas.
IV. A principal temática da Pintura Romântica é a paisagem, quer como tema e cúmplice do desenrolar do drama humano, quer como cenário para o onírico e àquilo que afasta da razão.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas;
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

8) No Romantismo, o virtuosismo foi uma das principais características exigidas do artista. Sobre o virtuosismo, é correto afirmar:
A) O virtuosismo mostrava ao público a capacidade de o artista romântico sobrepor-se aos gênios renascentistas.
B) O virtuosismo mostra a valorização do tecnicismo na música, exigindo treino e habilidade com instrumentos musicais.
C) O virtuosismo musical foi um elemento típico do Romantismo e, posteriormente, foi abandonado por ser demasiadamente exagerado.
D) O virtuosismo na Música Romântica não era bem visto na época, pois remetia a habilidades sobrenaturais.
E) O gênio romântico deveria mostrar seu dom nato. O virtuosismo ao tocar um instrumento negava o dom do artista romântico.

9) O Romantismo floresceu em toda a Europa. Era cosmopolita e, ao mesmo tempo, despertava impulsos nacionalistas. Sobre as características do Romantismo é correto afirmar:
A) O Romantismo exaltava os valores urbanos e o desenvolvimento tecnológico. Assim, nas produções românticas, os elementos da cultura popular não foram evidenciados.
B) No Romantismo, as obras são cheias de esperança e saudosismo, exaltando a espera de tempos melhores e o passado histórico, principalmente o Período Medieval.
C) O caráter combativo e de crítica social não tiveram espaço no Romantismo, que exaltava os sentimentos amorosos, o prazer e alegria em estar enamorado.
D) O Romantismo exaltou os valores e os heróis nacionais. Os sentimentos pessoais do artista não tiveram espaço na narrativa das peripécias do herói.
E) O Romantismo primava por narrativas fantásticas, envolvendo o sobrenatural, a morte e ambientes exóticos. Os personagens geralmente apresentavam um passado misterioso.

10) Analise o texto sobre o Teatro Romântico e assinale a alternativa correta:

“O teatro da corte e ópera da corte eram flanqueados por teatros municipais e do Estado. Os cidadãos haviam tomado a iniciativa de construir esses teatros independentes e os consideravam como suas próprias instituições culturais.”
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo:  Perspectiva, 2004. p. 430.
A) O teatro teve uma grande comercialização no período romântico, com temas clássicos retomando os textos da Grécia Antiga.
B) O Teatro Romântico rompeu com as unidades do Teatro Clássico: tempo, espaço e ação.
C) O Teatro Romântico buscava romper com padrões da tradição clássica e as obras de Shakespeare sofreram retaliação.
D) O Teatro Romântico deixou de apresentar problemas humanos, morais e sociais e passou a representar as paixões humanas.

E) O Teatro Romântico retirou os efeitos ilusionistas da cena, que se tornou mais natural e realista.

GABARITO
1 - C,D, E
2 - E
3 - D
4 - B
5 - E,D,B,A,C
6 - A
7 - E
8 - B
9 - E
10 - B


sexta-feira

7 ANO

CHAVE DE ACESSO - ATIVIDADES PORTAL POSITIVO

G H E W R 1 

REVISÃO

1) Leia esta passagem de uma música do inglês John Lennon, ex-integrante da banda britânica The Beatles.
“Imagine não existir posses
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade humana
Imagine as pessoas compartilhando todo o mundo
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só”

Baseado no fragmento da música e nos conceitos trabalhados sobre sonhos, assinale a alternativa incorreta:

(A)  O mundo atual é criação dos homens, assim, é possível criar uma sociedade diferente: solidária, fraterna e justa.
(B)  Sonhos não dizem respeito à realidade de quando estamos acordados, portanto, são ideais sem sentido os expressos nessa música.
(C)  Atualmente, a maioria das pessoas dá mais valor a ter coisas do que a ser um humano justo e bondoso com o outro.
(D)  É tarefa de cada pessoa sonhar e semear um mundo sem violência, injustiça e crueldade.
(E)   Quando semeamos o ideal de justiça no mundo, semeamos em nós mesmos bons sentimentos e novas perspectivas.

2) Um filósofo francês, chamado René Descartes, utilizou-se dos sonhos para formular algumas de suas teorias. Ele observou que durante o sono por vezes parece que estamos vivendo as situações com as quais estamos sonhando.
Como no relato acima, somente ao acordar percebemos – às vezes com alívio! - que tudo não passou de um sonho.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa incorreta:
( A ) Os sonhos expressam a nossa imaginação de maneira livre, mostrando o possível e o impossível lado a lado.
( B ) Alguns sonhos são tão realistas que podem nos fazer perguntar: o que nos dá certeza de que não estamos sonhando neste momento?
( C )Sonhos, assim como a imaginação, podem ser comparados a janelas que se abrem e mostram outras janelas.
( D ) Mesmo não sendo reais, os sonhos podem transformar a realidade, afinal, mostram-nos possibilidades que podemos refletir e verificar no mundo.
( E ) O que nos dá certeza de que não estamos sonhando neste momento é o fato de estarmos acordados, utilizando nossos sentidos.
3) Relacione os conceitos às suas definições:

( A ) Olhar


( B ) Sentidos


( C ) Relação


( D ) Imaginação


( E ) Hipótese

( F ) Arte

( G ) Sonho
(    ) São ligações que fazemos entre as coisas segundo razões, critérios e pressupostos.
(    ) Uma resposta para alguma questão que pode ser verdadeira, mas que necessita antes ser verificada.
(  ) Podem nos trazer para outras realidades, despertar reflexões, causar medo e mesmo nos enganar.
(    ) Por meio dele, podemos observar o mundo, nosso interior e abrir espaço para a imaginação, reflexão e criação de novas ideias.
(     ) São habilidades do ser humano para nos colocar em contato com a realidade e conosco de diversas maneiras.
(    ) A maneira pela qual os seres humanos expressam o que percebem do mundo, seja o mundo externo ou interior.
(   ) A capacidade de formular, em nossa mente, imagens observadas ou criadas.


 GABARITO

1 - B
2 - E
3 - C / E / G / A / B / F / D

Ética ... Mário Sérgio Cortella...

Para ficar mais claro... sobre ética e moral! 


Aos alunos 8* e 9* ANO

terça-feira

REVISÃO 8 ANO

Revisão de Filosofia 8º ANO

No texto "Burro Sentado" de Diléa Frate, vemos a história de um burro que possuía o desejo de sentar-se à mesa tal qual gente. Pouco depois de conseguir esse feito e passar a ser admirado por isso, o burro, que sempre aspirou ser gente, passa a ensinar as pessoas a se comportarem como burros. Tal história possui um sentido ambíguo (duplo) e nos ensina que: as pessoas se deixam influenciar por comportamentos, ideias, e pensamentos de outras pessoas que estão em evidência sem avaliar o caráter dessas ações e pensamentos.
O texto "Burro Sentado" de Diléa Frate possui um sentido figurado, pois utiliza uma história fantasiosa para transmitir uma lição ou ideia. Nesse sentido, podemos afirmar que a figura do burro representaria, alguém comum que adquire notoriedade por algo banal (sem real importância), mas que, em virtude da evidência que obtém, passa a influenciar o comportamento de uma grande porção de pessoas.
Ainda segundo o mesmo texto, o que podemos entender sobre comportamento das pessoas diante da frase "elogiosa" feita pelo burro, ao vê-las comendo feito animais: "Nossa, como vocês são burros!" Elas se sentem lisonjeadas por obterem a atenção da celebridade e felizes por conseguirem imitá-la, ainda que, para tanto, precisem agir de modo diferente do seu.
Ao imitar o comportamento do burro, as pessoas do conto mencionado deixam de pensar por si mesmas e passam a aderir a comportamentos ditados por modismos.
somos livres para pensar no que quisermos, quando e onde quisermos. Sabemos também que somos livres para expressar esses pensamentos. Para que aquilo que pensamos e aquilo que transmitimos através do diálogo seja algo coerente e compreensível, existe uma relação entre pensamento e diálogo. Essa relação acontece, quando os diálogos expressam os conteúdos que, através do pensamento, apreendemos e relacionamos de diferentes formas;  transmitem aquilo que imaginamos sobre o mundo e as coisas através dos pensamentos; formulam (elaboram) aquilo que expressamos através de diálogos. É através dos diálogos que articulamos os pensamentos com a intenção de fundamentá-los, justificá-los, tornando-os mais coesos e significativos.
Podemos definir o conceito de dialética, segundo a concepção de George W. F. Hegel em sua análise acerca do pensamento considerando que dialética é o movimento do pensar gerado pelo confronto entre situações ou ideias contraditórias e tem como produto a síntese,  ou seja, uma nova ideia ou situação que carrega semelhanças e diferenças em relação às ideias e situações anteriores.
 A relação da dialética com a revisão de antigos preceitos e formulação de novas idéias está na medida em que confrontamos ideias, no embate de posições distintas sobre um mesmo assunto, pode surgir uma nova ideia, que contenha relações entre as duas formas distintas de pensamento. Desse modo, ocorre uma revisão das ideias estabelecidas e a produção de novos pensamentos.
Segundo a concepção de dialética de G. Hegel, não se deve aceitar apenas uma ideia e abandonar as demais, pois, diante da diversidade de pensamentos, cada ideia contém em si mesma algo que irá permanecer e algo que irá se modificar no contato com outra ideia.
Por meio da dialética, podemos confrontar posicionamentos contrários, tornando nossas ideias mais articuladas e significativas.
Por meio da dialética, há a possibilidade de se atualizar a nossa maneira de pensar e buscar a verdade, permitindo a revisão de teorias ou leis que fundamentam o nosso conhecimento sobre a realidade.
Posturas como sensacionalismo, manipulação de informações, parcialidade e censura prejudicam o diálogo dialético uma vez que influenciam a opinião das pessoas, sem propor o confronto de ideias que gera o movimento entre tese (ideia), antítese (ideia contrária) e síntese (produto do confronto entre as ideias contraditórias), consistindo em uma imposição unilateral de concepções. Esta ideia acaba recebendo respaldo (apoio) por vir de uma autoridade, celebridade ou alguém que possui alguma notoriedade (visibilidade), assim como o "burro inteligente" do conto que observamos em outro momento. Neste sentido, não há a articulação entre pensamentos distintos na produção de novas ideias, mas apenas a aceitação passiva da ideia de alguém.

O Iluminismo, movimento filosófico, político, cultural e social do século XVIII defendeu, entre outras questões, a liberdade de pensamento e expressão, as quais, na atualidade, são bandeiras de regimes políticos democráticos, mostrando que o diálogo dialético é ao mesmo tempo produto da democracia e também seu maior defensor, pois ao mesmo tempo em que promove a difusão de diversas ideias, depende da liberdade de pensamento e expressão garantidas constitucionalmente pelo regime democrático para ser efetivo. A liberdade de pensamento e expressão garante às pessoas a autonomia intelectual necessária para articular ideias e posicionamentos, e expressá-los de forma imparcial. A democracia tem como principal objetivo resguardar as liberdades individuais, entre elas a liberdade de expressão e manifestação de posicionamentos pessoais, o que viabiliza o diálogo dialético.


Além dos direitos de liberdade religiosa, de pensamento e expressão, outros direitos individuais foram defendidos por este importante movimento social, político, filosófico e cultural do século XVII o Iluminismo. Embora tais direitos sejam a base de sustentação dos regimes políticos democráticos da atualidade, também servem de prerrogativa (motivação) para a prática de políticas de invasão de outros povos, restrições econômicas a determinadas nações, além de sustentar uma postura consumista, justificada por conceitos como "tendência", "moda" e "avanço tecnológico". Neste sentido, por que podemos relacionar essa liberdade individual aos "ferros" aos quais se referia Rousseau na célebre frase: "O homem nasce livre e por toda a parte encontra-se a ferros (correntes)". Porque, embora sejamos livres para pensar e nos expressar, abrimos mão voluntariamente dessa liberdade ao adotarmos uma postura passiva diante dos acontecimentos, ao assumir como nossos ideias e preceitos sem qualquer reflexão sobre o conteúdo desses posicionamentos.
Porque, embora sejamos considerados cidadãos dotados dos mesmos direitos e deveres de forma indistinta, privilegiamos posicionamentos que vão contra esses princípios.
Porque, embora sejamos livres, nem sempre possuímos consciência dessa liberdade, falta esta que é produto da ausência de reflexão e, por consequência, ausência do diálogo dialético.
Porque, embora seja preconizada (valorizada) a liberdade individual, cada vez mais adotamos posturas massificadas, ou seja, posturas irrefletidas, motivados por um comportamento moldado segundo interesses comerciais que pouco estão preocupados com a nossa liberdade de pensamento.

ATIVIDADE PORTAL POSITIVO 

CÓDIGO DE ACESSO  -  12GK6WJ

ATÉ DIA 28/06/2013