1) Assinale as alternativas que melhor
descrevem a imagem que o compositor do Romantismo fazia de si próprio:
A) O
compositor romântico tinha como principal preocupação, em suas obras, a
clareza, o rigor formal, a busca do equilíbrio e a organização racional.
B) Ele se via como um artesão,
dependente de nobres e aristocratas.
C) Via-se como um herói em constante
luta para expressar uma mensagem interior para toda a humanidade.
D) O compositor romântico era um
virtuose.
E) Ele rejeitou a dependência de
nobres e aristocratas, passando a disputar a preferência do público.
2) (UEL
– PR) O teatro, ao que se pode ver em todos os tipos de organizações sociais do
homem que chegaram a cultivá-lo em suas formas artísticas, sem mencionar as
suas manifestações fora do código da intencionalidade culta, não é um produto
determinado apenas pelas condições e estruturas socioeconômicas e
estético-culturais [...]. Mas é preciso lembrar, não somente como curiosidade,
que, ao definhamento ou ao desaparecimento, por exemplo, no Ocidente, de uma de
suas cristalizações estilísticas, sempre sucedeu o surgimento e o
amadurecimento de outras. O teatro não morreu porque o Classicismo se misturou
ao Barroco ou porque o Romantismo foi desembocar no Naturalismo ou o Simbolismo
se perdeu no Modernismo. Tampouco a transformação da sociedade feudal na
capitalista ou desta em outras modalidades mais avançadas de organização humana
o extinguiu, nem o levou sequer à dissolução na festa cívica ou no ritual de
massa. As próprias formas primitivas de sua gênese, a partir dos cerimoniais de
toda espécie, e de sua eclosão nos gêneros populares do mimo, do tablado de
feira, do circo, dos espetáculos de bonecos, de sombras, etc., para não
mencionar o próprio carnaval, indicam que a sua seiva tem fontes situadas não
só no processamento sociocultural da existência humana. O mínimo que se pode
dizer, a esta altura, é que ele decorre de uma necessidade antropológica.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em
cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001. p. 33-34.
Assinale a alternativa cuja afirmação
sobre teatro corresponde ao texto acima:
A) É
inegável o incentivo ao teatro nas nações, sociedades e culturas tecnicamente
mais avançadas, no entanto a História registra o desaparecimento do teatro em
momentos de crise cultural.
B) O processo sociocultural da
existência humana impede que as manifestações culturais populares possam ser
vistas como motivação para o teatro.
C) O problema da subsistência e da
pertinência do teatro é uma questão alheia à vida e à cultura do homem,
sobretudo na modernidade industrial e na pós-modernidade midiática.
D) O teatro, com sua visceralidade, é
incapaz de atingir o homem em sua sensibilidade porque se tornou, depois de
sucessivos estilos, cultura de massa.
E) O teatro sobrevive a processos
históricos, estéticos e políticos, calcando-se em sua capacidade de comunicação
com o homem, com as sinalizações expressivas de seu corpo a corpo vital e
sensível.
3) O
Romantismo apresenta uma concepção específica de artista da época. Sobre a
concepção de artista no Romantismo é correto afirmar:
A)
O músico romântico tinha um ou mais patronos ricos, que lhe
encomendavam obras e o sustentavam financeiramente. Desta maneira, sua criação dependia
do desejo de seus patronos.
B)
O artista romântico era desapegado da sua imagem. Sua única preocupação era com
a liberdade de criação, contrariando o que acontecia no período Clássico e no
Barroco.
C)
O artista romântico era um gênio com destino excepcional. Na sua trajetória de
vida, não havia percalços, seu talento era reconhecido desde muito cedo, por
isso muitos foram crianças prodígios.
D)
O artista romântico era considerado um gênio dotado de uma capacidade
extraordinária de criação. Ele possuía um dom inato e os obstáculos da vida
apenas fortaleciam seu caráter singular.
E)
O mito do gênio romântico espantou a pobreza, a humilhação, a incompreensão dos
contemporâneos e as desventuras amorosas da vida do artista, tão comum no
Classicismo.
4) Além
de ser considerado um dos mais importantes compositores de todos os tempos,
Beethoven tornou-se símbolo do romantismo. Analise as afirmativas sobre a obra
de Beethoven e assinale a alternativa correta:
I. A obra de Beethoven faz ligação
entre o período clássico e romântico, mas suas obras apresentam mais
características do Romantismo.
II. Beethoven desenvolveu o ideal
romântico que escritores como Goethe e Schiller transpuseram para a Literatura.
III. Beethoven tinha uma saúde
fragilizada, perdeu a audição aos 28 anos e deixou de compor, vivendo num mundo
silencioso e na loucura.
IV. A obra mais conhecida de Beethoven
é a Sinfonia nº 9 em ré menor, que apresenta um texto cantado por solista e
coro em seu último movimento.
A) As
afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV
estão corretas;
C) Somente as afirmativas III e IV
estão corretas;
D) Somente as afirmativas II e III
estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão
corretas.
5)
Reflita sobre as características do estilo romântico nas
diferentes linguagens artísticas e relacione os termos da COLUNA
1 com seu respectivo significado na COLUNA 2:
( A ) Música Romântica.
( B ) Teatro Romântico.
( C ) Pintura Romântica.
( D ) Dança Romântica.
( E ) Escultura Romântica.
|
( ) Evitava
composições estáticas e superfícies lisas, buscando expressividade exaltada
de sentimentos e emoções.
( ) O
masculino servia como suporte para apoiar e levantar as grandes estrelas, que
usavam a ponta dos pés.
( ) Privilegiava a
liberdade da ação e a naturalidade dos diálogos, com personagens próximos às
pessoas reais e de origem humilde.
( ) Apresentava
composições que intencionam ser complexas, grandiosas, originais.
( ) Expressava a
individualidade, o emocional e o irracional, com gosto pela reconstituição de
fatos verídicos.
|
6) A
Pintura Romântica é marcada pela ausência de unidade estilística, permitindo
múltiplas individualidades pictóricas. Sobre a obra de William Turner, assinale
a alternativa correta:
A)
Dedicou-se intensamente ao estudo de paisagem, com especial
atenção ao uso da luz e sua incidência sobre as cores de maneira mais natural
possível.
B)
As obras de Turner não mostram a individualidade do artista. Ele foca no homem
comum, mostrando as pessoas do povo refletindo sobre sua condição humana.
C)
Um dos motivos constantes na obra do pintor Turner são as sombras e a
monocromia, destacando uma característica da Pintura Romântica que são as
névoas.
D)
Uma das temáticas comuns na Pintura Romântica é a reconstituição de fatos
verídicos. No entanto, Turner não segue essa unidade estilística e pinta apenas
paisagens.
E)
As obras de Turner eram pouco dramáticas, mostrando cenas belas e tranquilas,
como mar e cachoeiras que retratavam esperança, uma das características básicas
do romantismo.
7) A
Pintura Romântica inspirou-se em diferentes estilos, como: o gótico e a
Antiguidade Clássica. Sobre a Pintura Romântica, analise as afirmativas a
seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os pintores românticos não se
afastaram completamente do academicismo, apenas de afastaram da homogeneidade
conceitual pela temática.
II. A Pintura Romântica buscou
expressar fatos fictícios, como um naufrágio de embarcação, que deixou mais de
cem passageiros à deriva em uma jangada.
III. Abordar fatos verídicos foi uma
inovação temática para a Pintura Romântica, mesclando-o com comportamento
humano em situações dramáticas.
IV. A principal temática da Pintura
Romântica é a paisagem, quer como tema e cúmplice do desenrolar do drama
humano, quer como cenário para o onírico e àquilo que afasta da razão.
A) As
afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV
estão corretas;
C) As afirmativas II, III e IV estão
corretas;
D) Somente as afirmativas II e III
estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão
corretas.
8) No
Romantismo, o virtuosismo foi uma das principais características exigidas do
artista. Sobre o virtuosismo, é correto afirmar:
A)
O virtuosismo mostrava ao público a capacidade de o artista
romântico sobrepor-se aos gênios renascentistas.
B)
O virtuosismo mostra a valorização do tecnicismo na música, exigindo treino e
habilidade com instrumentos musicais.
C)
O virtuosismo musical foi um elemento típico do Romantismo e, posteriormente,
foi abandonado por ser demasiadamente exagerado.
D)
O virtuosismo na Música Romântica não era bem visto na época, pois remetia a
habilidades sobrenaturais.
E)
O gênio romântico deveria mostrar seu dom nato. O virtuosismo ao tocar um
instrumento negava o dom do artista romântico.
9) O
Romantismo floresceu em toda a Europa. Era cosmopolita e, ao mesmo tempo,
despertava impulsos nacionalistas. Sobre as características do Romantismo é
correto afirmar:
A)
O Romantismo exaltava os valores urbanos e o desenvolvimento
tecnológico. Assim, nas produções românticas, os elementos da cultura popular
não foram evidenciados.
B)
No Romantismo, as obras são cheias de esperança e saudosismo, exaltando a
espera de tempos melhores e o passado histórico, principalmente o Período
Medieval.
C)
O caráter combativo e de crítica social não tiveram espaço no Romantismo, que
exaltava os sentimentos amorosos, o prazer e alegria em estar enamorado.
D)
O Romantismo exaltou os valores e os heróis nacionais. Os sentimentos pessoais
do artista não tiveram espaço na narrativa das peripécias do herói.
E)
O Romantismo primava por narrativas fantásticas, envolvendo o sobrenatural, a
morte e ambientes exóticos. Os personagens geralmente apresentavam um passado
misterioso.
10) Analise
o texto sobre o Teatro Romântico e assinale a alternativa correta:
“O teatro da corte e ópera da corte
eram flanqueados por teatros municipais e do Estado. Os cidadãos haviam tomado
a iniciativa de construir esses teatros independentes e os consideravam como
suas próprias instituições culturais.”
BERTHOLD, Margot. História
mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 430.
A) O
teatro teve uma grande comercialização no período romântico, com temas
clássicos retomando os textos da Grécia Antiga.
B) O Teatro Romântico rompeu com as
unidades do Teatro Clássico: tempo, espaço e ação.
C) O Teatro Romântico buscava romper
com padrões da tradição clássica e as obras de Shakespeare sofreram retaliação.
D) O Teatro Romântico deixou de
apresentar problemas humanos, morais e sociais e passou a representar as
paixões humanas.
E) O Teatro Romântico retirou os
efeitos ilusionistas da cena, que se tornou mais natural e realista.
GABARITO
1 - C,D, E
2 - E
3 - D
4 - B
5 - E,D,B,A,C
6 - A
7 - E
8 - B
9 - E
10 - B