segunda-feira

ARTE E.M.

1* ANO

1) Complete o texto a seguir, que faz uma reflexão sobre a arte no período barroco, selecionando as palavras corretas:
O Movimento     surgiu na Itália, durante o século XVII e, posteriormente, espalhou-se pela Europa. O estilo manifestou-se primeiramente nas artes visuais e depois, no teatro, na música e na literatura.
A Arte Barroca surge após o período de Reformas Religiosas e se desenvolve num cenário de grandes contrastes, como: a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e o antropocentrismo do     Por isso, o     é uma das principais características do estilo, como: entre o claro e o escuro. O     foi diretamente influenciado pelo Barroco português mas, com o tempo, foi assumindo características próprias, como apresentar traços     aos santos e madonas.

2) No período Barroco, desenvolveu-se um tipo de canto chamado bel canto. Sobre o bel canto, assinale a alternativa correta:
a) O "bel canto" foi um tipo de ópera criada apenas para vozes femininas, como o próprio termo diz, em italiano, destaca a bela voz feminina.
b) O "bel canto" foi um tipo de canto desenvolvido durante o Barroco, que valorizava o drama expressivo, em detrimento do virtuosismo vocal.
c) O "bel canto" foi um tipo de canto que não exigia muito aperfeiçoamento e extensão vocal, por isso era muito cantado por crianças.
d) O "bel canto" exigia tanto virtuosismo que surgiram, durante o período Barroco, os "castrati": cantores castrados na adolescência para manter a voz infantil.
e) O "bel canto" foi muito popular durante o período Barroco, por ser uma técnica de fácil assimilação, bastando bruscas transições entre os registros vocais.

3) Reflita sobre a música no período Barroco e relacione os termos da COLUNA 1 com seu respectivo significado na COLUNA 2:
( A ) Ária
( B ) Recitativo
( C ) Bel Canto
( D ) Vibrato
( E ) Oratório

(      ) Técnica de emissão vocal que consiste na oscilação de altura em torno da nota musical, dando a impressão de tremido da voz durante o canto.
(      ) Tipo de música sacra, influenciada pela ópera, mas sem encenação.
(      ) Peça musical em que melodia vocal é a parte mais importante, cantada pelo solista.
(      ) Tipo de canto que valorizava o virtuosismo vocal, empregando diferentes técnicas de ornamentos e floreios vocais.
(      ) Tipo de canto ou conversação falada, que conectava as ações dramáticas da ópera.

4) As óperas barrocas eram grandes espetáculos que utilizavam recursos dramáticos de dança e musicais. Sobre a opera buffa, analise as afirmativas a seguir:
I. A opera buffa apresenta temas heroicos ou da realeza, com vozes agudas mesmo para papéis masculinos.
II. Na opera buffa, as árias são longas e se distingue da opera seria pelo uso do diálogo falado em detrimento do recitativo.
III. A opera buffa é um tipo de ópera cômica italiana, que faz uso de muitas vozes e de personagens-tipo.
IV. Na opera buffa, o baixo buffo é o principal tipo de voz para o repertório cômico e também o personagem central.

Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

5) No início, as óperas abordavam apenas temas da mitologia grega, mas, posteriormente, passou a incorporar comédias, chamadas de opera buffa e tragédias, chamadas de opera seria. Sobre aopera seria, assinale a alternativa correta:
a) Na opera seria, as vozes não precisam ser “belas”, mas sim singulares e ricas em expressividade e dramaticidade.
b) A opera seria rejeitou temas da mitologia grega e heroicos, optou por temas cotidianos e pelo formalismo dramático.
c) A opera seria destacou os castrati, jovens cantores com vozes infantis, que eram escalados para os papéis heroicos.
d) A opera seria foi responsável pelo lançamento das cantoras como grandes estrelas da ópera e pelo declínio dos castrati.
e) A opera seria tratava de assuntos corriqueiros, com tramas engenhosas e agitadas, com muita movimentação dramática.

6) Baseado na leitura visual da obra de Bernini O rapto de Proserpina, analise as alternativas e assinale a correta:
a) Bernini faz uso de linhas retas, evidentes nas vestes e na musculatura dos personagens representados, deixando a imagem estática.
b) As principais características da escultura de Bernini são a dramaticidade e o dinamismo, dando a impressão de movimento à escultura.
c) Bernini recorre à dramaticidade, comum no Renascimento, e também ao tema mítico que narra o mito do rapto de Proserpina por Plutão.
d) A obra de Bernini marca a passagem do Barroco para o Renascimento, em que a dramaticidade, os gestos e faces exageradas são característicos.
e) A escultura de Bernini apresenta um equilíbrio perfeito e tamanho natural, tornando a obra notável, embora seja simples nos detalhes.

7) Sobre as características da arte barroca, analise as afirmativas a seguir:
I. As obras do Barroco europeu mostravam as expressões faciais com muita emoção, principalmente demonstrando sofrimento.
II. Predominam nas esculturas do Barroco europeu o exagero, o movimento, as linhas curvas e a utilização da cor dourada.
III. As obras do Barroco europeu privilegiam as cores suaves, evitando os contrastes entre as sombras e a luz.
IV. O Barroco europeu dedicou-se a decorar igrejas e, por isso, evitou temáticas da história da humanidade e da mitologia.

Assinale a alternativa correta:
a)
As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

8) O Barroco musical foi uma das épocas mais fecundas e revolucionárias no desenvolvimento musical ocidental. Sobre a música barroca, analise as afirmativas a seguir:
I.  A música barroca se opôs aos modos gregorianos, vigentes até o momento e passou a fazer uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal.
II. O Barroco musical seguiu a expressão da Literatura e das artes visuais, com temáticas de uma religiosidade mística.
III. O Barroco musical libertou-se das complicações polifônicas e destacou o canto solista, a homofonia e árias típicas da ópera.
IV. A música barroca e o canto homofônico surgem como um recurso para expressar os sentimento e mostrar a dramaticidade.

Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

9) No rap, o canto é articulado numa espécie de recitativo ritmado sobre uma base contínua. Sobre o rap, é correto afirmar:
a) No rap, a base rítmica é mais importante que o texto poético, por isso as rimas são de improviso e sem grandes elaborações e destaque.
b) O rap faz uso de melodias e motivos harmônicos com arranjos elaborados dos instrumentos musicais.
c) O rap destaca o uso da voz com muita musicalidade adicionada à poesia, similar à opera que exige virtuosismo vocal do cantor.
d) O rap apresenta uma batida lenta e muita informação melódica, a letra complementa a melodia com pouco informação discursiva.
e) Além do canto gregoriano, o rap é um dos dois estilos da música ocidental em que o texto é mais importante que a linha melódica.

10) Monteverdi foi um compositor que explorou as diversas possibilidades da ópera, com a composição de Orfeu.  Sobre a ópera Orfeu, analise as afirmativas a seguir:
I. Orfeu foi a primeira ópera a obter reconhecimento de público e se tornou referência para outras composições e artistas.
II. Monteverdi escolheu o mito de Orfeu pelo poder atribuído à música. Na ópera, Orfeu usa de seu canto para encantar feras e deuses.
III. Com Orfeu, Monteverdi introduziu elementos musicais que se consolidaram na ópera, como a ária e o recitativo.
IV. Em Orfeu, Monteverdi optou pelo caráter dramático da encenação e colocou a música em segundo plano, criando a ópera.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

GABARITO

2 - D
3 – D,E,A,C,B
4 - C
5 - C
6 - B
7 - C
8 – E
9 - E
10  - D

2*  ANO

1) O texto abaixo apresenta uma reflexão sobre as vanguardas artísticas. Complete-o, selecionando as palavras corretas.
As primeiras décadas do século XX ficaram marcadas pelas Grandes Guerras Mundiais e, também, por novas     nos campos da Ciência, da     e da Filosofia. Em todas as linguagens artísticas, houve uma forte atitude experimental. O termo     inicialmente indicado para as tropas e pelotões que estavam à frente na linha de combate, passou a ser utilizado no campo artístico. As vanguardas artísticas desenvolveram ideias, conceitos, técnicas e     que eram considerados revolucionários para sua época. As propostas vanguardistas, no contexto de suas épocas, causaram     e discussões quanto à aceitação das novas propostas.

2) Reflita sobre as vanguardas artísticas e relacione os termos da coluna 1 com seu respectivo significado na coluna 2.
(A) Fauvismo
(B) Impressionismo
(C) Expressionismo
(D) Surrealismo
(E) Dadaísmo
(      ) Defende o absurdo, a desordem e o caos. Politicamente, firmou-se como um protesto contra uma civilização que não conseguia evitar a guerra.
(      ) Pintura que buscava expressar os sentimentos humanos, usando cores fortes e não correspondentes ao real.
(      ) Movimento pictórico que defende o universo dos sonhos, o irracional e o subconsciente.
(      ) Os pintores dessa escola foram chamados de feras, devido à intensidade com que usavam as cores puras, sem matizá-las.
(      ) Buscava registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz num determinado momento do dia, registrando a impressão do olhar.

3) Por meio da leitura da obra Retrato de Madame Matisse com uma linha verde, de Matisse, analise as alternativas e marque a correta.
http://wwweducacionalcombr1.cdn.educacional.com.br/UserData/avaliacoes/220/3760001/9673024/Questoes/470938/1372271033913.JPG
A) Os pintores fauvistas - entre os quais Matisse - buscavam imitar a aparência visual da realidade. Assim, em Retrato de madame Matisse com linha verde, tem-se o retrato de uma mulher, e não apenas uma pintura.
B) Matisse utilizava cores puras (sem misturas) e cores complementares. Em Retrato de madame Matisse com linha verde, ele usou o vermelho e o verde - cores complementares em oposição.
C) Na obra Retrato de madame Matisse com linha verde, Matisse usou formas arbitrárias, fugindo do convencional na posição da cabeça, nas formas, no uso de cores e nas regras de perspectiva.
D) A pintura de Matisse é extremamente elaborada, com formas sofisticadas, distanciando a sua criação do traço infantil. O artista optou pelo uso das cores e da perspectiva.
E) A linha verde foi um motivo para grandes críticas a essa pintura de Matisse. Porém, ela é o que divide o retrato em duas partes, uma com cores primárias e outra com suas complementares.

4) Com base nos conhecimentos sobre o fauvismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O fauvismo utilizava a complexidade de formas, a perspectiva e o estudo das cores.
II. Os temas dos fauvistas tinham a intenção crítica de opor-se às guerras e à violência.
III. No fauvismo, as cores foram utilizadas para delimitar planos e modelar volumes.
IV. Os fauvistas criavam considerando os impulsos do instinto e as sensações primárias.

Estão corretas:
A) as afirmativas I e II.
B) as afirmativas I e III.
C) as afirmativas I e IV.
D) as afirmativas II e III.
E) as afirmativas III e IV.

5) Com base nos seus conhecimentos sobre o estudo das cores e o fauvismo, assinale a alternativa correta.
A) O círculo cromático é um recurso utilizado pelos pintores para a utilização das cores primárias em relação ao claro-escuro de forma harmônica.
b) As cores análogas estão posicionadas em lados opostos no círculo cromático. Foram intensamente utilizadas pelos pintores fauvistas.
c) Os fauvistas foram considerados os maiores coloristas de toda a história da pintura, o que se deve ao uso de cores primárias puras apenas.
d) Há diferentes círculos cromáticos para o estudo de cores. O círculo de cores primárias é aquele que mostra as cores análogas.
e) As cores complementares estão posicionadas em lados opostos do círculo cromático. Matisse usou, por exemplo, o vermelho em oposição ao verde.

6) No universo da música, os acordes podem ser consonantes ou dissonantes. No início do século XX, os compositores vanguardistas optaram por criar músicas dissonantes. Considerando esse panorama, assinale a alternativa correta.
a) Os compositores vanguardistas passaram a elaborar obras radicalmente dissonantes, principalmente na Alemanha. Esses compositores desenvolveram o sistema tonal, criando regras de tensão e repouso.
b) A música dissonante nega os antigos princípios da música. Sua composição não é apenas bela e harmoniosa, mas também, e principalmente, autêntica e capaz de causar comoção em quem a ouve.
c) A música dissonante agradou ao público que estava cansado da música tonal, que era considerada ultrapassada. Os novos modos de vida e a Revolução Industrial exigiam repertórios autênticos.
d) A música burguesa, desenvolvida entre os séculos XVIII e XIX, já não era bem-aceita pelo público. Os compositores de vanguarda aproveitaram o interesse do público pelo experimentalismo e criaram a música dissonante.
e) A música dissonante incrementou as composições com sonoridades ainda desconhecidas e defendeu o modo de vida burguês, que favoreceu a popularização da música por meio da venda de fonógrafos.

7) O compositor Arnold Schoenberg foi um dos primeiros compositores da vanguarda a defenderem a ideia de que o tonalismo estava desgastado, e criou o que se convencionou chamar de música atonal. Sobre o atonalismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Schoenberg acreditava que o tonalismo como forma de organizar as frequências musicais já havia sido tão explorado, que não havia mais possibilidades de criar obras originais sem cair na repetição.
II. As obras que Schoenberg passou a compor apresentavam ausência de tonalidade e desconsideravam o centro de repouso, representado pela tônica. Por isso, esse tipo de composição foi chamada de atonal.
III. As composições de Schoenberg proporcionavam a sensação de resolução em uma tônica, na qual prevaleciam dissonâncias que não se resolviam. Esse tipo de composição ficou conhecida como atonal.
IV. Outros compositores de vanguarda, além de Schoenberg, exploram a música atonal, como Alban Berg e Anton Webern. A produção desses artistas alteraram profundamente o panorama musical do século XX.

Estão corretas:
a) as afirmativas I, II e III.
b) as afirmativas I, III e IV.
c) as afirmativas II, III e IV.
d) apenas as afirmativas III e IV.
e) as afirmativas I, II e IV.

8) Analise as afirmativas a seguir, sobre a música dodecafônica.
I. Na música dodecafônica, a composição utiliza as sete notas padrão e cinco semitons entre essas notas, ou seja, usa toda a escola cromática.
II. O método de Schoenberg previa que, uma vez criada, a composição deveria ser tocada de duas diferentes maneiras: a original e a invertida.
III.  Na música dodecafônica, são utilizadas doze notas musicais diferentes, ordenadas pelo compositor de forma a promover a sensação de tensão e repouso.
IV. O método de Schoenberg propunha que se tocassem as composições de quatro maneiras diferentes: original, invertida, retrógrado e inversão do retrógrado.

Estão corretas:
a) as afirmativas I e IV.
b) as afirmativas I e III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas II e IV.

9) Reflita sobre música e relacione os termos da coluna 1 com seu respectivo significado na coluna 2:
(A) Semitom
(B) Diatônico
(C) Cromático
(D) Série
(E) Escala cromática

(      ) Doze sons existentes na escala ocidental, com intervalo de semitons entre eles.
(      ) Modo de dividir a escala musical em seus menores intervalos possíveis.
(      ) A menor distância possível entre duas notas musicais na escala ocidental.
(      ) Modo de dividir a escala musical de sete notas respeitando a ordenação de tons e semitons.
(      ) Combinação de notas determinada pelo compositor, que serve como matriz para a composição.

10) Observe a imagem a seguir e, com base na sua leitura, assinale a alternativa correta.
http://wwweducacionalcombr1.cdn.educacional.com.br/UserData/avaliacoes/220/3760001/9673024/Questoes/470946/1372272697756.JPG
a) Henri Rousseau utilizava com maestria os cânones da pintura acadêmica, tais como a proporção, a forma e a perspectiva.
b) Henri Rousseau fez uso do primitivismo em sua obra, usando a iluminação para destacar o acontecimento na selva.
c) Henri Rousseau destaca-se com essa pintura pela ousadia da deformação e pelo emprego de cores livres.
d) Essa obra Henri Rousseau se tornou um marco da pintura fauvista, pelo uso de cores complementares em oposição.
e) As pinturas de Henri Rousseau sofriam escárnio. Ele conseguiu reconhecimento somente após sua morte.

GABARITO
2 – E,C,D,A,B
3 – B
4 – E
5 – E
6 - B
7 – E
8 – A
9 – E,C,A,B,D

10 - C

PORTAL POSITIVO - 6* AO 9* ANO ( FILOSOFIA )

6* ANO

“O mundo oscila entre a indiferença e a intolerância. A simpatia parece ter desaparecido. [...] Não nos escutamos mais, não nos enxergamos mais [...] Já não se trata da recusa da solidariedade com o outro, mas da recusa do outro [...] a recusa da diferença [...] a negação de qualquer autonomia ou diversidade.”
PISANI, Edgard. Introdução. In: ALVES, Zélia Maria M. B.; FISCHMANN, Roseli (orgs). Crianças e adolescentes: construindo uma cultura da tolerância. São Paulo: USP, 2001. p. 79.
O texto acima fala de uma realidade em que diferentes valores foram esquecidos. Associe os conceitos abaixo com as suas definições:
a) Comunidade
b) Cultura
c) Diversidade
d) Solidariedade
e) Empatia

(     )  Hábitos e costumes compartilhados no convívio social.
(     ) Grupo de pessoas que convivem e se relacionam de maneira mais próxima.
(     ) Relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns.
(     ) Diferença, algo que não é igual, multiplicidade.
(     ) Capacidade de se colocar no lugar do outro.

2) “Isto sabemos. todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família [...] Tudo o que acontece com a Terra, acontece com os filhos e filhas da Terra. O homem não tece a teia da vida; ele é apenas um fio. Tudo o que faz à teia, ele faz a si mesmo.”
PERRY, Ted. A carta do cacique Seattle. In: CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 9.
O texto acima se refere à ligação existente no mundo. Tudo está interligado, formando a teia da vida. Sobre a metáfora da teia da vida, é possível dizer que:
a) a teia da vida nos mostra uma ligação utópica entre as pessoas, não existe a possibilidade de acontecer em uma sociedade individualista.
b) a teia representa a nossa ligação com pessoas, não tem a ver com a nossa relação com o ambiente, a natureza, a flora e a fauna.
c) apesar de termos relações com vários elementos naturais, seres vivos e com outras pessoas, esse vínculo não afeta quem somos ou deixamos de ser.
d) a inter-relação existente na teia da vida determina toda a estrutura da teia, portanto todas as partes dela resultam da união com outras partes.
e) a teia representa muito bem a ligação existente na natureza, muito diferente daquilo que acontece com os seres humanos.

3) “Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.”
SAINT-EXÚPERY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
a) Para a raposa, é a partir da convivência que criamos a afinidade e a partir disso tornamos o outro importante em nossa vida.
b) Para a raposa, o príncipe era apenas mais um garoto, não tinha interesse em conhecê-lo.
c) A raposa mostra que, a partir do momento que fazemos amizade, o nosso amigo se torna único, não abrindo possibilidades de outras amizades.
d) A raposa estava com receio de se relacionar com o príncipe, pois para ela a amizade se dá entre pessoas iguais e não diferentes.
e) O que uniria o príncipe e a raposa era o conhecimento que tinham construído e não suas afinidades.

4) Leia o texto:
“Viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que ele/ela quase não percebe, tudo isto sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador. Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo dele/dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa frequentemente avaliar com ele/ela a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas. Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa em seu mundo interior.”
ROGERS, C. R.; ROSENBERG, R. A pessoa como centro. São Paulo: E.P.U., 1977. p. 73.
Esse texto trata de qual conceito?
a) Responsabilidade, pois assumimos o papel de guia dos nossos amigos, orientando-os na direção certa.
b) Empatia, pois quando nos colocamos no lugar do outro, podemos compreender o seu mundo observando o que o agrada e o que o agride.
c) Compaixão, pois quando ajudamos uma pessoa, nos compadecemos e temos piedade, passamos a ser companheiros verdadeiros.
d) Gentileza, pois quando somos gentis queremos descobrir tudo o que a pessoa é, a sua intimidade, para poder ajudá-la.
e) Diversidade, pois passamos a ser um na medida em que entendemos a diferença da pessoa.

5) “Quando juntarmos você comigo...
Cordão umbilical e umbigo
A gente vai ser só um
E até lá eu não vou caminhar mais sozinho
O distante será meu vizinho
E o tempo será
A hora que eu quiser!!! Oras!!!”
ANITELI, F. O tudo é uma coisa só. In: TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. São Paulo: Independente, 2003. CD. Faixa 18.
Essa música fala das relações que estabelecemos na sociedade. Quanto mais diferente é a cultura, maior é a possibilidade de aprendermos com a diferença. A respeito disso, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s).
a) O respeito à diversidade tem limites. Podemos respeitar apenas aquilo que é aceitável de acordo com o nosso ponto de vista.
b) A principal marca da diversidade é a divisão, visto que quando pensamos diferente nos dividimos.
c) O respeito à diversidade nos faz aceitar as opiniões das pessoas e concordar com elas.
d) A diversidade nos ajuda a vivermos em uma sociedade de diferenças, contudo não contribui para o nosso crescimento sobre nós mesmos.
e) A diversidade entende as semelhanças entre as pessoas, enfatizando os seus pontos em comum mas respeita suas individualidades.

6) “Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao cavalo: - Amigo, podes dividir comigo a carga que mal suporto? Se assim continuar, muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu: - Com isso pouco me importo. Sem demora, o asno morreu. Então o dono dos dois transferiu para o cavalo todos os sacos de arroz.”
 LA FONTAINE. O asno e o cavalo. In: SARAIVA, Juracy A. Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 213.
Essa fábula de La Fontaine representa o que muitas vezes acontece nas relações entre as pessoas. Com base na fábula e no que estudou, indique que atitude faltou ao cavalo.
a) O respeito, pois o asno queria que o cavalo o respeitasse ajudando-o, mas a atitude do cavalo foi desrespeitosa.
b) A amizade, pois se o asno fosse amigo do cavalo, ele teria levado os sacos sem reclamar.
c) A solidariedade, pois se o cavalo cooperasse com o asno, não sofreria as consequências da ausência dele.
d) A inteligência, pois, independentemente do que acontecesse com o asno, se fosse inteligente, teria salvado a sua pele.
e) A força, pois o cavalo sabia que não podia suportar aquele fardo e por isso se recusou a ajudar o asno.

7) Somos bons por natureza? Somos maus por natureza? Bem, podemos ser maus em decorrência da sociedade ou a nossa própria natureza tende ao mal? Essas questões foram amplamente discutidas por Rousseau e por Hobbes e nos ajudam a entender quem somos.
Sobre Rousseau e Hobbes, assinale V para alternativas verdadeiras e F para falsas:
(         ) De acordo com Hobbes, o estado de satisfazer suas próprias vontades leva os homens à guerra de todos contra todos.
(         ) Para Hobbes, os homens são livres para fazer o que quiserem, mas precisam de leis para terem uma vida em sociedade.
(         ) Rousseau afirma que o homem é mau por natureza e quando está em sociedade se torna bom, pois se dá conta do seu egoísmo.
(         ) Ambos os filósofos acreditavam que o ser humano é egoísta e deseja suas próprias vontades.
(         ) Para Rousseau, o egoísmo é uma consequência da vida em sociedade.

8) Muito mais do que palavras, as nossas atitudes devem demonstrar a nossa empatia para o mundo, pois elas falam muito mais do que nossas palavras.
Analise os casos abaixo e marque V (verdadeiras) para atitudes que demonstram empatia e F (falsas) para atitudes que não demonstram empatia:
(         ) João estava brincando com Carlos. Ambos estavam com seus próprios brinquedos, pois não queriam perdê-los.
(         ) Nina estava na internet e não gostou de um comentário da Katia. Então, prontamente excluiu Katia de seus amigos.
(         ) Julia escutou Laura falar mal dela para Tika. Chamou então Laura em um canto e conversou com ela sobre as suas diferenças.
(         ) Paulo e Ricardo sempre vão ao estádio juntos assistir a uma partida de futebol e, embora torçam para times diferentes, sentam lado a lado.
(         ) Lia e Paty riam de Carla porque era a menor da sala. Ivo não deu atenção à conversa das duas e brincou com Carla no recreio.

9) Ana Luísa está fazendo um intercâmbio em nosso país. No lugar onde ela mora, a cultura é bem diferente da nossa, tanto com relação à comida e ao modo de se vestir, como também à forma de se relacionar com as pessoas. Ela ainda tem dificuldades com o nosso idioma e com o nosso estilo de vida.
Vendo o caso de Ana, como os seus colegas podem demonstrar respeito por ela?
a) Mostrando que no Brasil as coisas são bem diferentes, ela precisa se vestir como os brasileiros para estar na moda.
b) Mostrar a ela que a nossa cultura é muito mais avançada que a dela, e que por isso deve deixar os seus costumes culturais e passar a ter os nossos.
c) Agir com sinceridade e dizer que deve voltar o quanto antes para o seu país de origem, pois seu estilo é totalmente diferente do nosso.
d) Falar com ela apenas no nosso idioma, não importando se ela entende ou não, somente assim ela conseguirá aprender o português.
e) Aceitá-la do jeito que é, com a sua cultura e estilo de vida, pois mesmo sendo diferente ela deve ser valorizada pelo que é.

10) “Aquilo que eu considero como lei para mim, reconheço-o como um sentimento de respeito que não significa senão a consciência da subordinação da minha vontade a uma lei, sem intervenção de outras influências sobre a minha sensibilidade. O respeito é propriamente a representação de um valor que causa dano ao meu amor-próprio.”
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 32.
Kant se preocupou em estabelecer fundamentos para uma lei universal dos homens, considerando como base a humanidade. Com relação ao pensamento de Kant, assinale V para alternativas verdadeiras e F para falsas:
(         ) Aja pensando nas consequências caso o seu ato fosse realizado por todas as pessoas do mundo.
(         ) Aja de tal maneira que use a humanidade como fim e nunca simplesmente como meio.
(         ) Aja de tal maneira que a humanidade seja um meio para suas conquistas e realizações pessoais.
(         ) Aja como se a sua ação fosse mais uma em uma sociedade ampla e plural.
(         ) Aja da mesma forma como foi tratado, pois isso possibilitará a justiça na sociedade.

GABARITO
1 – B,A,D,C,E
2 – D
3 – A
4 – B
5 – E
6 – C
7 – V,V,F,F,V
8 – F,F,V,V,V
9 - E

10 – V,V,F,F,F


7* ANO

1) "Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos."
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. § 01.
A citação acima fala a respeito do conhecimento humano e de como devemos nos posicionar diante dele. Sobre o aprendizado humano, é possível dizer que:

a) o homem já nasce consciente daquilo que é, a sociedade apenas potencializa essa percepção.
b) tudo o que o homem apreende vem dele mesmo, a sociedade prejudica o conhecimento de si.
c) o ser humano necessita aprender a ser humano, e por isso o convívio com os outros é importante em sua construção.
d) a experiência com a sociedade faz com que o ser humano se torne uniforme e homogêneo.
e) precisamos que pessoas nos digam quem realmente somos, para aprendermos a nossa verdadeira essência.

2) O Brasil nos possibilita uma diversidade cultural que nos faz perceber o mundo e as pessoas de diferentes maneiras. Os estilos, os grupos sociais e as tribos urbanas que compõem o nosso país se tornam uma riqueza nacional, contudo também enfrentamos alguns problemas culturais tais como o preconceito, a construção de estereótipos, o bullying, etc. Eles tentam manchar essa diversidade e devemos cuidar para não cometermos esses erros. 
Segundo o que você estudou, associe os conceitos abaixo às suas definições:
a) Cultura
b) Bullying
c) Estereótipo
d) Preconceito
e) Gosto

(      ) Generalizações que as pessoas fazem sobre as características ou comportamentos de grupos sociais ou de indivíduos.
(      ) Capacidade de emitirmos nossa opinião a respeito de algo de acordo com o nosso julgamento e sensibilidade.
(      ) Costumes, símbolos, tradições, valores, modos de viver e conviver partilhados por um grupo de pessoas.
(      ) Atitude de humilhação, violência e discriminação contra alguém por diferenças físicas e culturais.
(      ) Atitude de julgamento precipitado a respeito de alguém, antes mesmo de conhecê-lo.

3) “Eles querem te vender,
Eles querem te comprar,
Querem te matar (de rir),
Querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar.”
GESSINGER, Humberto. 3.ª do plural. In: ENGENHEIROS DO HAWAII. Acústico MTV. São Paulo: Universal, 2004. CD. Faixa 12.
A música acima relata a nossa realidade midiática querendo muitas vezes manipular os nossos gostos e vontades. A partir dessa música, é possível dizer que:
a) a manipulação nos faz conscientes daquilo que somos e de como devemos nos comportar.
b) a manipulação dos nossos gostos faz com que a nossa autonomia seja valorizada e reconhecida diante da sociedade.
c) a mídia nos ajuda a desenvolver o senso crítico com relação a “o que é” e “o que não é” moda.
d) a manipulação dos meios de comunicação promove uma anulação das nossas vontades e gostos.
e) estar na moda a partir da mídia ou da influência dos amigos não é uma manipulação, mas antes uma forma de aceitação social, Em outras palavras, é sermos aceitos pela sociedade.

4) “Todos nós manifestamos uma visão de mundo e, na maior parte do tempo, não nos damos conta dos signos que vamos emitindo. A roupa que já nos socorreu em meio a intempéries, já nos cobriu as ‘vergonhas’, descolou dessa funcionalidade básica e dificultou seu discurso: ela nos exibe como, de fato, nos constituímos ou de como desejaríamos nos constituir.”
PRECIOSA, Rosane. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. p. 29.
No texto acima, vemos uma exposição das mudanças que sofremos com relação aos nossos gostos e visões de mundo. Diante disso podemos dizer que:
(          )  a moda serve apenas para sabermos quais são as novas tendências que devemos seguir.
(          ) a moda está, em parte, ligada com a cultura e com o contexto histórico. Cada época tem uma forma e um modo de fazer moda.
(          ) a moda é ditada pelos estilistas, artistas e costureiros, que difundem as novas tendências.
(          ) somos nós quem criamos a moda, uma vez que a escolha dos itens que nos vestem e adornam expressa as nossas opções individuais e personalidade.
(          ) muito mais do que uma roupa, acessórios, um corte de cabelo, estilos, a moda representa ideias, pensamentos e atitudes.

5) “Cedo ou tarde, todos os povos do mundo descobrirão o caminho para a convivência pacífica, e, com isso, transformarão esta pendente elegia cósmica em um abençoado salmo de fraternidade. Para que essa conquista se concretize, a humanidade deverá desenvolver, para todos os conflitos humanos, um método que repudie a vingança, a agressão e a retaliação. A base desse método é o amor.”
KING JR., Martin Luther. Discurso de agradecimento ao Prêmio Nobel da Paz. In: CARSON, C.; SHEPARD, K. (Eds). Um apelo à consciência: os melhores discursos de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Martin Luther King Jr. lutou contra a segregação racial, o preconceito e as desigualdades sociais. Com base no que estudou, como podemos superar o preconceito?
a) Relacionando-nos com os nossos pares, ou seja, pessoas que têm a mesma cultura, religião, política que a nossa.
b) Incentivando a igualdade da sociedade, pois, sendo iguais, não haverá preconceito.
c) Aceitando as diferenças das pessoas em seus diferentes aspectos, respeitando os seus pontos de vista.
d) Tendo impressões antecipadas a respeito das pessoas que conhecemos, pois a primeira impressão é a que fica.
e) Discriminando e rejeitando aqueles que praticam o preconceito, somente dessa forma conseguiremos promover a cultura da paz.

6) O conceito de imitação foi analisado por muitos filósofos, entre eles Aristóteles e Kant. Este último se apropriou de muitos pensamentos de Aristóteles para elaborar a sua própria filosofia.
Sobre o conceito de imitação entre Kant e Aristóteles, assinale a alternativa correta:
a) Kant mostra que imitar é uma questão de escolha humana, não tendemos naturalmente à imitação.
b) Para Aristóteles, a tendência humana é comparar o próprio comportamento com o de alguém mais importante. Vemos isso quando a criança tenta imitar o adulto.
c) Kant e Aristóteles mostram que o homem começa a imitar a partir da sua inserção na sociedade, é ela que o incita à imitação.
d) A imitação para Aristóteles nos ajuda a compreender aqueles que imitamos, ou seja, para termos boas amizades precisamos ser iguais.
e) Para Kant, a tendência humana é imitar e fazemos isso mediante aqueles que consideramos superiores a nós mesmos.

7) “Foi pra diferenciar
Que Deus criou a diferença
Que irá nos aproximar
Intuir o que ele pensa
Se cada ser é só um
E cada um com sua crença
Tudo é raro, nada é comum
Diversidade é a sentença.”
LENINE. Diversidade. Lenine.doc – Trilhas. Rio de Janeiro: Universal, 2010. 1 CD. Faixa 10.
Nessa música, Lenine fala a respeito da importância da diversidade cultural em nossa sociedade. Ela faz com que cada pessoa seja rara e especial. Sobre a diversidade cultural, podemos dizer que:
a) a preferência por uma raça em algum país demonstra a diversidade cultural.
b) os valores culturais de uma determinada sociedade podem ser utilizados em outras sociedades, pois a cultura é homogênea.
c) existem mais elementos ruins do que bons na diversidade cultural. O preconceito e a discriminação são exemplos disso.
d) os meios de comunicação guiam nossos gostos e comportamentos, nossa diversidade cultural é formada por eles.
e) o respeito mútuo é o que permite que a diversidade cultural se estabeleça, pois une as diferenças em uma determinada sociedade.

8) “As naturezas ativas, bem-sucedidas, não agem segundo a sentença “conhece-te a ti mesmo”, mas como se pairasse diante delas o mandamento: quer um si mesmo, e assim te tornarás um si mesmo. O destino parece ter-lhes deixado sempre ainda a escolha; enquanto os inativos e contemplativos meditam de como, daquela vez e de uma vez por todas, ao entrarem na vida, escolheram.”
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p 336.
 Vemos que o “conhece-te a ti mesmo” socrático dá lugar a um “torna-te quem tu és" em Nietzsche. Isso mostra que:
a) como seres ativos, vivemos a cada momento uma transformação de quem somos, nos inventando e indo além de quem somos.
b) nos tornar quem somos é nos conhecer, com a diferença de que precisamos da ajuda da sociedade para isso.
c) à medida que nos tornamos quem somos, percebemos que a nossa transformação é um processo natural humano.
d) enquanto Sócrates pensa em um ser dinâmico, que está a cada momento se conhecendo, Nietzsche pensa em um ser estático, que precisa se encontrar.
e) nos tornar quem somos nos remete a uma meditação para além da nossa realidade, uma percepção do mundo diferente daquela que vivemos.

9) “Se já não sei quem eu sou
E vivo sempre a esperar
A tendência, a tendência
Mudei o look, aumentou
Minha audiência sem eu precisar
De essência, de essência
Posso ser triste, emotivo
Alegre ou deprimido
Mudo até você me aceitar
Eu posso ser um nerd assumido
Ou fashion colorido
O que importa é alguém comprar.”
VASCO, André; MION, Marcos. A tendência. In: STRIKE. Hiperativo. São Paulo: Deckdisc/Arsenal Music, 2010. 1 CD. Faixa 2.
O que os filósofos estudados nesta unidade falariam a respeito dessa música? Marque V para alternativas verdadeiras e F para falsas.
(        ) Esta necessidade de buscar a partir da sociedade o que você é, é o que eu chamo de torna-te o que tu és. (Nietzsche).
(        ) A intenção consumista da música é uma das características da moda, visto que ela tende à vaidade (Kant).
(       ) Se a nossa tendência natural é imitar, então estamos sempre procurando modelos na sociedade para imitá-los. (Aristóteles).
(       ) A busca de novidades em vista da aceitação de quem sou pela sociedade pode ser considerada moda. (Kant).
(       ) Quando tentamos agradar os outros em vista de uma aceitação em um determinado grupo, nos distanciamos daquilo que realmente somos. (Nietzsche).

10) "Inesperadamente, um rinoceronte surge na praça de uma cidade desconhecida. Todos os cidadãos se assustam, mas a vida continua. Então aparecem outros rinocerontes. São eles partes de uma ilusão? De onde vieram? Uma sucessão de fatos faz com que haja uma transformação dos humanos em rinocerontes. Toda a cidade se sente vítima da 'rinoceronite', a doença que os transforma em rinocerontes. Eles começam a apreciar a moda de ser deste animal, e começam a achar estranho o estilo humano de vida. Entretanto Bérenger se nega a se comportar como todos, mesmo desprezado, inclusive pela sua noiva, não foge da sua própria consciência: 'Ah, como gostaria de ser como eles. Mas, infelizmente, não tenho como! Infeliz daquele que quer conservar a sua originalidade! Muito bem! Tanto pior! Eu me defenderei contra todo mundo! Sou o último homem, hei de sê-lo, até o fim! Não me rendo!' "
IONESCO, E. Rinoceronte. São Paulo: Agir, 1994.
A peça Rinoceronte critica os estereótipos criados pela sociedade contemporânea. Sobre estereótipos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
(        )  O sentimento reprimido de ser como eles mostra o quanto Bérenger era estereotipado.
(        ) Muitas vezes o estereótipo é gerado pelo consenso criado por um determinado grupo ou comunidade.
(        ) Estereótipo pode ser compreendido como um estilo de vida, uma forma de bem viver.
(        ) Mesmo desprezado, Bérenger não deixou de ser quem ele realmente era, não assumindo a postura coletiva.
(        ) Bérenger, rejeitando ser um rinoceronte, mostra-se preconceituoso com a sociedade na qual vive.


GABARITO

1 – C
2 – C,E,A,B,D
3 – D
4 – V,V,V,F,V
5 – C
6 – E
7 – E
8 – A
9 – F,V,V,V,V

10 – F,V,F,V,F

8* ANO

De que forma os mitos e lendas representam uma maneira simbólica de explicar e justificar aspectos da realidade?

a) As narrativas mitológicas apresentam um caráter lúdico, utilizando-se de histórias fantásticas para transmitir uma mensagem.
b) As histórias eram apresentadas de maneira alegórica, ou seja, utilizando-se de imagens para retratar determinadas situações.
c) As histórias, assim como toda fábula, apresentam um situação fictícia vivenciada por algum personagem imaginado, para com isso ilustrar algum conteúdo que se queira ensinar.
d) As imagens ilustradas pelas histórias representavam alguma situação a partir da qual buscava-se extrair o significado de nossa realidade.
e) Todas estão corretas.

2) Em que sentido a filosofia representa uma ruptura com o pensamento mitológico?
a) A filosofia representa o primeiro esforço no sentido de tentar explicar a realidade a partir de princípios lógicos e racionais.
b) Tal ruptura é apenas aparente, pois na medida em que a filosofia ainda não havia desenvolvido a ciência, suas teorias e hipóteses possuem o mesmo aspecto lúdico dos mitos.
c) A filosofia procura entender a realidade a partir de pressupostos, hipóteses e teorias, investigando a verdade de tais suposições.
d) A filosofia, assim como os mitos, investiga a causa daquilo que observamos na natureza, procurando compreender tais fenômenos a partir de princípios lógicos e abstratos.
e) Todas estão corretas.

3) Na medida em que os mitos apresentam as ações de personagens atribuindo a eles um caráter heroico, eles inspiram as ações dos demais homens, servindo de parâmetro para a conduta daqueles. Nesse sentido, tais histórias possuíam um caráter:
a) racional.
b) religioso.
c) moralizador.
d) filosófico.
e) aristocrático.

4) No mito de Prometeu e Epimeteu contado por Platão, com base nos relatos de Protágoras, estabelece-se uma relação entre ________________,____________________ e __________________, na medida em que se vincula respeito, justiça e organização, dádivas de Zeus trazidas por Hermes, para cessar o estado de violência e disputas ao qual os homens estavam submetidos.
a) convivência social, moralidade e política.
b) religião, moralidade e mitologia.
c) civilização, política e cultura.
d) educação, política e filosofia.
e) cultura, paz e sociedade.

5) _______________________ defendeu que, diante da condição de guerra de todos contra todos, na qual cada um seria livre para fazer o que quisesse, para haver paz e segurança, seria melhor que cada um cedesse parte da sua liberdade em favor de um líder, atribuindo a ele autoridade. Essa teoria foi chamada de contratualismo.
a) David Hume.
b) Thommas Hobbes.
c) Immanuel Kant.
d) Aristóteles.
e) Platão.

 6) Consiste no respeito e na atenção aos deveres que possuímos, exigindo o cumprimento da nossa parcela de responsabilidade em nosso convívio em sociedade, da mesma forma que somos assistidos por direitos inalienáveis (inegáveis), os quais estabelecem uma relação de equilíbrio com os nossos deveres. A essa relação damos o nome de:
a) política.
b) sociedade.
c) cidadania.
d) contrato.
e) lei.

7) Qual a relação entre moralidade e a ação voluntária conforme o dever?
a) A ação moral não deve levar em conta se é útil, conveniente ou agradável a alguém, mas apenas se é justa.
b) Agir voluntariamente conforme o dever significa ter a consciência do que é o correto a ser feito e agir de acordo com isso por vontade própria.
c) De acordo com a ideia de Immanuel Kant sobre a moralidade, a ação deve visar aquilo que consideramos racionalmente certo.
d) Consiste em reconhecer aquilo que todos deveriam fazer e agir em consonância (de acordo) com esse preceito (ideia), reconhecendo que ninguém, nem mesmo nós, devemos buscar privilégios.
e) Todas estão corretas.

8) A política é o espaço no qual direitos e deveres são estabelecidos, os quais devem estar relacionados à noção de justiça. A __________________ possibilita que cada classe seja representada politicamente, cabendo aos seus representantes elaboração de leis que atendam as necessidades da população e estabeleçam os limites da convivência.
a) justiça.
b) lei.
c) filosofia.
d) democracia.
e) sociedade.

9) Qual a relação entre organização social, liberdade e política?
a) Por meio das leis obtemos a garantia da seguridade de nossa vida, da nossa propriedade, da liberdade de agir dentro do admissível em nossa sociedade, sendo tudo isso produto de conquistas políticas.
b) Por meio da política se estabelecem as leis que tornam possível a organização da sociedade, garantindo a cada membro os mesmos direitos e deveres.
c) Por meio da política é possível a representação dos interesses das mais diversas classes sociais, buscando-se atender suas demandas, mas sem que isso implique em prejuízo às demais pessoas.
d) A justiça é estabelecida conforme aquilo que foi acordado entre a sociedade, por meio da política, elaborando-se leis que, embora limitem a liberdade de cada um, concedem e asseguram direitos a todos.
e) Todas as alternativas.

10) Sabemos que na Grécia Antiga, no século IV a.C., mulheres, estrangeiros, crianças e escravos não eram considerados cidadãos. Havia a escravidão por dívida e por condenação criminal. Um recenseamento populacional efetuado por Demétrio de Falero (discípulo de Aristóteles) no final do século IV a.C. revelou os números de 21.000 cidadãos (aristocratas, donos de terras: cidadãos), 10.000 metecos (pequenos comerciantes: não cidadãos) e 400.000 escravos. Dessa forma, podemos afirmar que: 
I) Na Grécia Antiga, "cidadão" era aquele que possuía o direito à participação política na cidade, isso incluía a participação nas decisões sobre as leis e os tribunais. 
II) Os gregos antigos entendiam a igualdade como um atributo entre aqueles que eram considerados cidadãos. Ou seja, aqueles que eram cidadãos da cidade possuíam os mesmos direitos e deveres entre si. 


III) A cidadania era um atributo apenas daqueles que possuíam terras, ou seja, dos aristocratas, não sendo estendida às demais pessoas indistintamente. Neste sentido, apenas uma classe social tinha plena participação nas decisões pertinentes à administração da cidade.
DAS ALTERNATIVAS ACIMA, ESTÃO CORRETAS:
a) I, II.
b) I, III.
c) I, II, III.
d) II, III.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

GABARITO
1 - E
2 – A, C
3 - C
4 - A
5 - B
6 - C
7 - E
8 - D
9 - E

10 - C

9* ANO

1) Práticas de combate à miséria, incentivo à educação e à igualdade de oportunidades, zelo pela saúde de gestantes e crianças, combate às doenças com as maiores taxas de mortalidade do planeta, promoção de políticas de preservação do meio ambiente e saneamento básico, assim como de políticas para o desenvolvimento econômico de países pobres e da parcela mais carente de uma mesma sociedade, estão relacionadas à noção de:

a) política capitalista.
b) política socialista.
c) utopia.
d) justiça social.
e) desenvolvimento.

2) Como as noções de propriedade privada, exploração e desigualdade social se relacionam?

a) A propriedade privada estabelece a posse de bens, o que nem sempre esteve relacionado apenas à capaciade de trabalho das pessoas, mas também à exploração da mão de obra escrava, por exemplo.
b) A desigualdade social teria se originado em razão do acúmulo de bens por parte de algumas classes sociais, a partir da exploração econômica das demais ou de outras nações.
c) Em algum momento da história, parte daquilo que era produzido por uma comunidade (alimentos, animais, objetos) passou a ser destinado a outros não envolvidos com tal produção, sob o pretexto da necessidade de se pagar o uso daquela terra ao seu verdadeiro proprietário.
d) Em vez de considerar a terra como um bem comum, ao cercá-la e estabelecer a sua posse, retira-se a possibilidade de uso daquela pelos demais, restringindo-a apenas ao seu proprietário, o qual poderá utilizá-la para produzir coisas que os outros terão de adquirir, uma vez que já não possuem meios próprios para produzi-las.
e) Todas estão corretas.

3) Em que sentido o Estado poderia atuar para minimizar as desigualdades sociais?

a) Reduzindo sua burocracia administrativa e redistribuindo de forma racional aquilo que arrecada.
b) Cobrando impostos dos mais ricos para assim ter recursos para financiar serviços públicos às classes mais pobres.
c) Confiscando os bens dos mais ricos e redistribuindo-os entre a população de forma geral.
d) Formulando leis que atendam as necessidades das classes de forma democrática e justa.
e) Legislando em favor de grandes empresas, em razão do investimento que elas realizam no país, gerando riquezas para este.

4) O paralelo realizado pelo poema "Estatística" de Sidónio Muralha, entre o necessário para se destruir e para criar, para salvar uma vida ou acabar com muitas, para saciar a fome ou desprezar tal condição em que muitos vivem, evidencia:

a) a contradição a que nossa sociedade está entregue, cujos valores perpetuados nem sempre preconizam (valorizam) o bem comum e a preocupação com o outro.
b) o descaso de nossos políticos para com a fome, a miséria e a doença no mundo.
c) o absurdo que é gasto com coisas supérfluas (desnecessárias) como os conflitos políticos, enquanto as pessoas têm suas necessidades relegadas a segundo plano.
d) uma denúncia da forma desrespeitosa como a vida vem sendo tratada nas mais diferentes classes e instituições sociais.
e) todas as alternativas estão corretas.

5) Nos conflitos bélicos, o poder é assumido através da força e da coerção dos grupos antagônicos àquele que o conquista. Neste sentido, são produtos da tomada do poder:

a) a perda da liberdade.
b) a opressão de um grupo sobre os demais.
c) o controle sobre as formas de comunicação.
d) a perda do direito à propriedade privada.
e) todas estão corretas.

6) Em determinados casos, atribui-se legitimidade às guerras, o que é feito com base em critérios como "motivo gravíssimo" ou "paz como objetivo final", entre outros fatores. Isso significa que a legitimidade está sendo entendida como:

a) uma causa justa.
b) um motivo supérfluo.
c) um discurso.
d) um posicionamento.
e) uma ideologia.

7) Em nosso cotidiano, não é difícil encontrar elementos relacionados à _________________________ . Em desenhos animados, por exemplo, é frequente o tema da luta de "super-heróis" contra os inimigos da paz e da ordem. Nestes, podemos perceber a imagem estereotipada do herói e do vilão, as quais introduzem noções sobre o bem, o mal e a justiça que nem sempre estão relacionadas à questão da tolerância e da solução pacífica para os conflitos sociais e entre nações.

a) justiça social.
b) utopia.
c) cultura de guerra.
d) educação.
e) criminalidade.

8) Muitos dos conflitos pelos quais a humanidade já passou (e pelos que ainda passa) foram justificados pelas partes envolvidas por um discurso que mascara a realidade e a inverte em favor de uma das partes. Esse tipo de discurso manipula a população para que esta acredite que tais conflitos estão relacionados a uma causa justa. Em realidade, eles encobrem posicionamentos intolerantes, preconceituosos e tendenciosos, mas que são perpetuados como valores relacionados à justiça. Muitas vezes também encobrem interesses econômicos e de dominação social e política. A esses discursos chamamos de:
a) cultura de guerra.
b) propaganda militar.
c) publicidade política.
d) discurso populista.
e) ideologia.

9) Mediar os interesses dos diversos grupos sociais, de modo que a igualdade de direitos, oportunidades e a liberdade prevaleçam para todos, é a função política de um governo:
a) autoritário.
b) oligárquico.
c) ditatorial.
d) democrático.
e) socialista.

10) Como "capacidade de agir", qual a relação entre poder e política?
a) A política é um veículo de satisfação dos interesses das diferentes classes sociais, os quais devem ser articulados em favor da justiça e da liberdade.
b) A política é o meio no qual o poder, como capacidade de ação, se realiza plenamente.
c) A política é o caminho utilizado pelas classes mais ricas para prevalecer sobre as demais, impondo seus interesses em detrimento da república (res publica = coisa pública). É por isso que possuem poder.
d) A política é o espaço no qual o poder se torna efetivo, uma vez que as decisões e as ações políticas se refletem sobre a vida de toda uma comunidade.
e) A política é feita pelos mais capacitados, e o poder provém do reconhecimento e da honra atribuídos a eles pela população.

GABARITO
1 – D
2 – E
3 – A,B,D
4 – A
5 – E
6 – A
7 – C
8 – E
9 – D

10 – A,B,D