segunda-feira

ESTOU A TODO VAPOR! ESPERO QUE VOCÊS TAMBÉM...

As profissões de hoje e as do futuro.
São tantas as dúvidas e os questionamentos relativos a essa temática, que escrever algo a respeito disso é no mínimo desafiador.
É também perigoso, visto que previsões serão sempre suposições, indícios, possibilidades e podem mudar com as mudanças que ocorrem no mundo em questão de horas.
Ainda assim, apesar de desafiador e perigoso, é estimulante pensar se os caminhos que as profissões vêm tomando continuarão a ser seguros nos próximos 5, 10 ou 15 anos. Pensar não custa nada (ou melhor, sonhar também não). Então, vamos lá.
Há várias profissões que irão se perpetuar. É difícil pensar o mundo sem, por exemplo, médicos, professores, engenheiros, cozinheiros, motoristas, etc. Pode ser que muitas destas (e poderia haver tantas outras) não continuem servindo e sendo necessárias para algumas pessoas, para alguns segmentos, mas não se pode dizer que serão extintas.
Quem sabe o bom seja não pensar nas que serão extintas, pois estas têm ainda a chance de se reinventar e sondar no mundo um modo de sobrevivência. Para isso, terão de mudar paradigmas, criar possibilidades, abrir novos rumos, enfim, inovar (não basta renovar).
Pensar nas exigências atuais de um mundo globalizado pode ajudar a delinear ou reforçar algumas profissões que já existem ou transformar algumas práticas em profissões regulamentadas. Quem sabe?
Por exemplo: se neste mundo rápido onde em questão de segundos podemos saber o que ocorre num outro extremo do mundo, em um toque podemos ver imagens inéditas em tempo real, com uma pequena câmera e com um microfone podemos falar com pessoas desconhecidas sem o menor constrangimento e com desembaraço, inclusive fechar negócios, iniciar relacionamentos variados, interagir, enfim, temos então uma mensagem clara — a comunicação (em suas diversas formas) é um elemento que sempre necessitará de profissionais.
Pensando dessa maneira, poderemos mapear que profissões são (e serão) importantes para as comunicações; que cursos já existem e que favorecem as comunicações, seja por máquinas, seja pessoalmente.
É possível pensar que a comunicação (desde sempre) ajuda nos diversos tipos de relacionamentos e que com a crescente necessidade de comunicação internacional, os cursos dessa área serão cada vez mais valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário