terça-feira

8* ANO


TAREFA

Adolescente de bem com a vida!

Ser adolescente pode não ser muito fácil. Mas é uma fase bastante especial da vida. Você pode estar se sentindo inseguro, sozinho, com dúvidas sobre quem você é, sobre o seu futuro, e também pode estar insatisfeito com as mudanças que estão acontecendo em seu corpo.
É normal ficar confuso, pois em alguns momentos seus pais o tratam como um adulto e em outros, como criança. Você acha que as vezes tem condições de assumir mais responsabilidades, mas em outras acha que é muita coisa para encarar sozinho. Tudo isso é normal. Um dos aspectos mais legais festa fase é essa busca de si mesmo.
Muitas das dificuldades que encontraremos em nossa vida não possuem uma solução fácil. Claro! Cada pessoa é um ser único, e o jeito mais fácil de sair dos problemas é trocando experiências com alguém, ampliando nossos conhecimentos e nos conhecendo melhor. Esta é a fase em que os hormônios estão mais agitados e acontecem muitas mudanças, portanto não se preocupe com sua aparência no espelho. Espere o resultado final.
O modelo de beleza que vemos em revistas e na televisão não faz parte da realidade da maioria das pessoas. Não busque medidas que dizem ser as ideais de peso e altura. Como não somos todos iguais, o melhor é cuidar de nosso corpo com alimentação saudável e de exercícios físicos regulares.
Nesse período há alguns momentos em que sentimos uma sensação de angústia. Chama-se isto de “dor da adolescência”, que é fundamental para acelerar o processo de maturidade.
Por isso venho aqui através desse texto, lembrá-los da importância do amor próprio, pois para uma vida feliz e um futuro positivo, um bom começo é gostar de si mesmo em primeiro lugar.

Com base nas discussões e argumentações feitas em sala de aula e o texto que acabou de ler, responda as seguintes perguntas:

 Você já percebeu as mudanças que vem acontecendo com você, seja na maneira de se ver ou de ser visto? Como está sendo para você esse processo de transformação que está acontecendo?

10 comentários:

  1. Na maneira de ver porque hoje com o conhecimento de mundo, que adquiri, meu senso critico está mudando. Pra mim esta normal não existe nem uma barreira contra esta transformação e quero continuar a sim!.

    ResponderExcluir
  2. Não ocorreram muitas mudanças comigo ainda !!!
    esta sendo normal por enquanto. Carol Borghi

    ResponderExcluir
  3. Eu não me vejo como uma criança mais, pois acho que cresci. Os assuntos mudaram, tudo muda. Pra mim esta Transformação eu estou encarando como algo normal não esta me afetando muito.
    De: Isadora n* 13

    ResponderExcluir
  4. - sim, coisas como por exemplo espinhas, aumento de estatura, surgimento de pelos, entre outros.
    É uma fase complicada,as vezes quero ficar sozinha, acho que ninguém me entende e sou meio sensível as vezes, mais também momentos bons,como ter um pouco mais de liberdade e maturidade, enfim, é uma fase muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Sim, varias mudanças, tanto físicas como emocionais, o corpo começa a ficar mais como de adulto, fico com muita mudança de humor, etc... Está sendo bom e ao mesmo tempo difícil, enfrentamos coisas mais adultas no dia a dia, começamos a ser tratados um pouco mais como adultos, e isso dificulta um pouco mais também somos tratados como crianças isso nos deixa um pouco confusos, somos crianças para algumas coisas e pra outras somos adultos, começamos a ter mudanças de humor muito rápido, temos muitas crise, queremos que as pessoas nos de mais atenção e muito mais.

    ResponderExcluir
  6. 1° sim, percebo isso pelo modo de agir. 2° acho que ta sendo na boa, mais eu sinto que não estou totalmente madura, porque ainda não tenho condisões de ter muitas reponsábilidades. Apredi na aula que para conseguir ser madura tem que ter experiência e aos poucos e com vontade a gente chega lá.
    ALUNA: Rafaela Aguirre Sena

    ResponderExcluir
  7. 1- Você já percebeu as mudanças que vem acontecendo com você, seja na maneira de se ver ou de ser visto? Sim, e vem ocorrendo muitas mudanças.
    2- Como está sendo para você esse processo de transformação que está acontecendo? Meio estranho, os meus pensamentos e opiniões mudaram, e as vezes não entendo minhas atitudes, é difícil viver o momento das mudanças, tanto no corpo, quanto na personalidade, tudo fica confuso. FLÁVIA DANIELLA MARQUES PASETO, 6.

    ResponderExcluir
  8. sim,minha voz meus labios meu corpo, bigode ,estou ficando confuso hora eu sei que posso lidar cm isso hora nao
    o porcedo da vida normal como dos meus pais =a natureza
    aluno:lucas
    8 ano
    numero;21

    ResponderExcluir
  9. Sim.
    Eu acho que está sendo normal, e bom, mas ao mesmo tempo me sinto estranha como se não conhecesse meu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre José Schottensegunda-feira, 03 setembro, 2012

    Sim, mudanças no corpo, desenvolvimento lógico, isso é bom para mim, porém é nessa fase que as brigas na família acontecem devido ao fato de eu me sentir incompreendido e meus pais acharem que não ligo mais pra eles.

    ResponderExcluir