terça-feira

Revisão 8 ANO - 4• Bimestre


A relação entre moralidade e a ação voluntária conforme o dever pode ser caracterizada como:
A ação moral não deve levar em conta se é útil, conveniente ou agradável a alguém, mas apenas se é justa.
Agir voluntariamente conforme o dever significa ter a consciência do que é o correto a ser feito e agir de acordo com isso por vontade própria.
De acordo com a ideia de Immanuel Kant sobre a moralidade, a ação deve visar aquilo que consideramos racionalmente certo.
Consiste em reconhecer aquilo que todos deveriam fazer e agir em consonância (de acordo) com esse preceito (ideia), reconhecendo que ninguém, nem mesmo nós, devemos buscar privilégios.

Diferencie autoridade de autoritarismo –
Qual a maneira correta de viver em relação as guerras segundo Immanuel Kant –
Direitos e deveres mudam de acordo com o tempo, a idade, a condição social, a etnia, o gênero –
O que são alegorias –
Protágoras foi o pensador que viveu algumas décadas antes de Platão, atuando como uma espécie de professor que ensinava os jovens a participar de debates públicos e de decisões políticas da cidade.
De que forma os mitos e lendas representam uma maneira simbólica de explicar e justificar aspectos da realidade:
a) As narrativas mitológicas apresentam um caráter lúdico, utilizando-se de histórias fantásticas para transmitir uma mensagem.
b) As histórias eram apresentadas de maneira alegórica, ou seja, utilizando-se de imagens para retratar determinadas situações.
c)  As histórias, assim como toda fábula, apresentam um situação fictícia vivenciada por algum personagem imaginado, para com isso ilustrar algum conteúdo que se queira ensinar.
d)  As imagens ilustradas pelas histórias representavam alguma situação a partir da qual buscava-se extrair o significado de nossa realidade.

Consiste no respeito e na atenção aos deveres que possuímos, exigindo o cumprimento da nossa parcela de responsabilidade em nosso convívio em sociedade, da mesma forma que somos assistidos por direitos inalienáveis (inegáveis), os quais estabelecem uma relação de equilíbrio com os nossos deveres. A essa relação damos o nome de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário