terça-feira

REVISÃO- 2 ANO E. M. - ARTE

1) Assinale as alternativas que melhor descrevem a imagem que o compositor do Romantismo fazia de si próprio:
A) O compositor romântico tinha como principal preocupação, em suas obras, a clareza, o rigor formal, a busca do equilíbrio e a organização racional.
B) Ele se via como um artesão, dependente de nobres e aristocratas.
C) Via-se como um herói em constante luta para expressar uma mensagem interior para toda a humanidade.
D) O compositor romântico era um virtuose.
E) Ele rejeitou a dependência de nobres e aristocratas, passando a disputar a preferência do público.

2) (UEL – PR) O teatro, ao que se pode ver em todos os tipos de organizações sociais do homem que chegaram a cultivá-lo em suas formas artísticas, sem mencionar as suas manifestações fora do código da intencionalidade culta, não é um produto determinado apenas pelas condições e estruturas socioeconômicas e estético-culturais [...]. Mas é preciso lembrar, não somente como curiosidade, que, ao definhamento ou ao desaparecimento, por exemplo, no Ocidente, de uma de suas cristalizações estilísticas, sempre sucedeu o surgimento e o amadurecimento de outras. O teatro não morreu porque o Classicismo se misturou ao Barroco ou porque o Romantismo foi desembocar no Naturalismo ou o Simbolismo se perdeu no Modernismo. Tampouco a transformação da sociedade feudal na capitalista ou desta em outras modalidades mais avançadas de organização humana o extinguiu, nem o levou sequer à dissolução na festa cívica ou no ritual de massa. As próprias formas primitivas de sua gênese, a partir dos cerimoniais de toda espécie, e de sua eclosão nos gêneros populares do mimo, do tablado de feira, do circo, dos espetáculos de bonecos, de sombras, etc., para não mencionar o próprio carnaval, indicam que a sua seiva tem fontes situadas não só no processamento sociocultural da existência humana. O mínimo que se pode dizer, a esta altura, é que ele decorre de uma necessidade antropológica.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001. p. 33-34.
Assinale a alternativa cuja afirmação sobre teatro corresponde ao texto acima:
A) É inegável o incentivo ao teatro nas nações, sociedades e culturas tecnicamente mais avançadas, no entanto a História registra o desaparecimento do teatro em momentos de crise cultural.
B) O processo sociocultural da existência humana impede que as manifestações culturais populares possam ser vistas como motivação para o teatro.
C) O problema da subsistência e da pertinência do teatro é uma questão alheia à vida e à cultura do homem, sobretudo na modernidade industrial e na pós-modernidade midiática.
D) O teatro, com sua visceralidade, é incapaz de atingir o homem em sua sensibilidade porque se tornou, depois de sucessivos estilos, cultura de massa.
E) O teatro sobrevive a processos históricos, estéticos e políticos, calcando-se em sua capacidade de comunicação com o homem, com as sinalizações expressivas de seu corpo a corpo vital e sensível.

3) O Romantismo apresenta uma concepção específica de artista da época. Sobre a concepção de artista no Romantismo é correto afirmar:
A) O músico romântico tinha um ou mais patronos ricos, que lhe encomendavam obras e o sustentavam financeiramente. Desta maneira, sua criação dependia do desejo de seus patronos.

B) O artista romântico era desapegado da sua imagem. Sua única preocupação era com a liberdade de criação, contrariando o que acontecia no período Clássico e no Barroco.
C) O artista romântico era um gênio com destino excepcional. Na sua trajetória de vida, não havia percalços, seu talento era reconhecido desde muito cedo, por isso muitos foram crianças prodígios.
D) O artista romântico era considerado um gênio dotado de uma capacidade extraordinária de criação. Ele possuía um dom inato e os obstáculos da vida apenas fortaleciam seu caráter singular.
E) O mito do gênio romântico espantou a pobreza, a humilhação, a incompreensão dos contemporâneos e as desventuras amorosas da vida do artista, tão comum no Classicismo.

4) Além de ser considerado um dos mais importantes compositores de todos os tempos, Beethoven tornou-se símbolo do romantismo. Analise as afirmativas sobre a obra de Beethoven e assinale a alternativa correta:
I. A obra de Beethoven faz ligação entre o período clássico e romântico, mas suas obras apresentam mais características do Romantismo.
II. Beethoven desenvolveu o ideal romântico que escritores como Goethe e Schiller transpuseram para a Literatura.
III. Beethoven tinha uma saúde fragilizada, perdeu a audição aos 28 anos e deixou de compor, vivendo num mundo silencioso e na loucura.
IV. A obra mais conhecida de Beethoven é a Sinfonia nº 9 em ré menor, que apresenta um texto cantado por solista e coro em seu último movimento.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas;
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

5) Reflita sobre as características do estilo romântico nas diferentes linguagens artísticas e relacione os termos da COLUNA 1 com seu respectivo significado na COLUNA 2:


( A ) Música Romântica.

( B ) Teatro Romântico.

( C ) Pintura Romântica.

( D ) Dança Romântica.

( E ) Escultura Romântica.

(     ) Evitava composições estáticas e superfícies lisas, buscando expressividade exaltada de sentimentos e emoções.
(        ) O masculino servia como suporte para apoiar e levantar as grandes estrelas, que usavam a ponta dos pés.
(    ) Privilegiava a liberdade da ação e a naturalidade dos diálogos, com personagens próximos às pessoas reais e de origem humilde.
(   ) Apresentava composições que intencionam ser complexas, grandiosas, originais.
(      ) Expressava a individualidade, o emocional e o irracional, com gosto pela reconstituição de fatos verídicos.


6) A Pintura Romântica é marcada pela ausência de unidade estilística, permitindo múltiplas individualidades pictóricas. Sobre a obra de William Turner, assinale a alternativa correta:
A) Dedicou-se intensamente ao estudo de paisagem, com especial atenção ao uso da luz e sua incidência sobre as cores de maneira mais natural possível.
B) As obras de Turner não mostram a individualidade do artista. Ele foca no homem comum, mostrando as pessoas do povo refletindo sobre sua condição humana.
C) Um dos motivos constantes na obra do pintor Turner são as sombras e a monocromia, destacando uma característica da Pintura Romântica que são as névoas.
D) Uma das temáticas comuns na Pintura Romântica é a reconstituição de fatos verídicos. No entanto, Turner não segue essa unidade estilística e pinta apenas paisagens.
E) As obras de Turner eram pouco dramáticas, mostrando cenas belas e tranquilas, como mar e cachoeiras que retratavam esperança, uma das características básicas do romantismo.

7) A Pintura Romântica inspirou-se em diferentes estilos, como: o gótico e a Antiguidade Clássica. Sobre a Pintura Romântica, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os pintores românticos não se afastaram completamente do academicismo, apenas de afastaram da homogeneidade conceitual pela temática.
II. A Pintura Romântica buscou expressar fatos fictícios, como um naufrágio de embarcação, que deixou mais de cem passageiros à deriva em uma jangada.
III. Abordar fatos verídicos foi uma inovação temática para a Pintura Romântica, mesclando-o com comportamento humano em situações dramáticas.
IV. A principal temática da Pintura Romântica é a paisagem, quer como tema e cúmplice do desenrolar do drama humano, quer como cenário para o onírico e àquilo que afasta da razão.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas;
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
E) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

8) No Romantismo, o virtuosismo foi uma das principais características exigidas do artista. Sobre o virtuosismo, é correto afirmar:
A) O virtuosismo mostrava ao público a capacidade de o artista romântico sobrepor-se aos gênios renascentistas.
B) O virtuosismo mostra a valorização do tecnicismo na música, exigindo treino e habilidade com instrumentos musicais.
C) O virtuosismo musical foi um elemento típico do Romantismo e, posteriormente, foi abandonado por ser demasiadamente exagerado.
D) O virtuosismo na Música Romântica não era bem visto na época, pois remetia a habilidades sobrenaturais.
E) O gênio romântico deveria mostrar seu dom nato. O virtuosismo ao tocar um instrumento negava o dom do artista romântico.

9) O Romantismo floresceu em toda a Europa. Era cosmopolita e, ao mesmo tempo, despertava impulsos nacionalistas. Sobre as características do Romantismo é correto afirmar:
A) O Romantismo exaltava os valores urbanos e o desenvolvimento tecnológico. Assim, nas produções românticas, os elementos da cultura popular não foram evidenciados.
B) No Romantismo, as obras são cheias de esperança e saudosismo, exaltando a espera de tempos melhores e o passado histórico, principalmente o Período Medieval.
C) O caráter combativo e de crítica social não tiveram espaço no Romantismo, que exaltava os sentimentos amorosos, o prazer e alegria em estar enamorado.
D) O Romantismo exaltou os valores e os heróis nacionais. Os sentimentos pessoais do artista não tiveram espaço na narrativa das peripécias do herói.
E) O Romantismo primava por narrativas fantásticas, envolvendo o sobrenatural, a morte e ambientes exóticos. Os personagens geralmente apresentavam um passado misterioso.

10) Analise o texto sobre o Teatro Romântico e assinale a alternativa correta:

“O teatro da corte e ópera da corte eram flanqueados por teatros municipais e do Estado. Os cidadãos haviam tomado a iniciativa de construir esses teatros independentes e os consideravam como suas próprias instituições culturais.”
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo:  Perspectiva, 2004. p. 430.
A) O teatro teve uma grande comercialização no período romântico, com temas clássicos retomando os textos da Grécia Antiga.
B) O Teatro Romântico rompeu com as unidades do Teatro Clássico: tempo, espaço e ação.
C) O Teatro Romântico buscava romper com padrões da tradição clássica e as obras de Shakespeare sofreram retaliação.
D) O Teatro Romântico deixou de apresentar problemas humanos, morais e sociais e passou a representar as paixões humanas.

E) O Teatro Romântico retirou os efeitos ilusionistas da cena, que se tornou mais natural e realista.

GABARITO
1 - C,D, E
2 - E
3 - D
4 - B
5 - E,D,B,A,C
6 - A
7 - E
8 - B
9 - E
10 - B


Nenhum comentário:

Postar um comentário