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Como Ensinar a Tabuada de Multiplicar para Seus Filhos

Criado por Rafael Bemerguy, Sabrina L. Furtado
Diversos pais ao longo do país estão sabatinando seus filhos para memorizarem as tabuadas - uma por uma. Repita. Repita.

Muitos pais e crianças esforçam-se nesta atividade. É importante para cada criança aprender a tabuada de multiplicação para que estejam preparadas para o aprendizado da divisão - onde a multiplicação é usada para explicar e verificar o processo. Além disso, mais tarde, as frações são baseadas em divisão - o que requer o conhecimento da multiplicação. Os pais precisam de tempo e muita paciência para ajudar seus filhos, trabalhando com eles, aproveitando a missão e atingindo esses objetivos.

Passos

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    Certifique-se de que você tem o tempo necessário para estudar com seu filho e que ele não está preocupado ou cansado com outras coisas.
    • Energia e entusiasmo são muito importantes.

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    Recompense com diversão, prazer e com a apreciação sua e dele do aprendizado - e não com dinheiro ou nada muito material para não estragar o amor deles em aprender. Claro que alguns lanchinhos e bebidas são bons.
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    Peça para seu/sua filho(a) trazer(a) pra você o livro de matemática dele(a).Assim, você pode ver exatamente o que eles estão estudando e o método de ensino usado na escola.
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    Estude "somente" uma ou duas colunas da tabuada por vez.
    • Não fique pulando etapas.
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    Tenha um número de linhas à mão mostrando os números de 0 a 100 para encontrar o padrão para cada múltiplo de um fator.
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    Explique que cada múltiplo consecutivo é separado por um certo número de "espaços". Por exemplo, pergunta: "Quantos espaços separam os múltiplos de 3?" Resposta: "São 3 espaços; ou seja, é cada terceiro número naquela linha".
    • Depois, quando você tiver trabalhando nos múltiplos de 4, pergunte à criança: "Por favor, conte através da linha de números usando 4 espaços e circule todos os múltiplos de 4".
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    Mostre como cada múltiplo em uma coluna pode ser encontrado adicionando-se repetidamente o mesmo número. A multiplicação tem como base a adição, mas não é uma adição. Por exemplo, os múltiplos de 3---6, 9, 12, 15, 18, etc--- podem ser encontrados começando no 6 e repetidamente acrescentando 3 a cada número para chegar ao próximo. Porém, não faça isso o dia todo.
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    Mostre ao seu filho que a primeira linha corresponde a primeira coluna, a segunda linha corresponde a segunda coluna, etc. Isso significa que a ordem dos fatores não altera o produto. 3 x 7 = 21 e 7 x 3 = 21.
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    Discuta os padrões na tabela inteira. Por exemplo:
    • Todos os múltiplos de 10 terminam em zero.
    • Todos os múltiplos de 5 terminam em 5 ou em 0 e são a metade dos múltiplos de dez.
    • Alguns números, como 24, são listados como produto de diferente fatores: 2 x 12 = 24, 3 x 8 = 24, 4 x 6 = 24
    • Fatos especiais: A linha diagonal entre 4 e 100 que divide a tabela tem os mesmos dois fatores: 2 x 2, 3 x 3, ... e assim em diante:
      • 2 x 2 = 4, 3 x 3 = 9, 4 x 4 = 16, 5 x 5 = 25, 6 x 6 = 36, 7 x 7 = 49, 8 x 8 = 64, 9 x 9 = 81, 10 x 10 = 100, e você pode fazer 11 x 11 = 121 e 12 x 12 = 144 como um bônus avançado.
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    Aprenda os "Quadrados dos Números". O quadrado de 2 é 4; o quadrado de 3 é 9, o quadrado de 4 é 16 -- etc.: do 2 ao 10 (até o 12 algumas vezes).

Método 1 de 3: Faça pausas, relaxe. Sempre faça disso algo agradável, aprender é algo positivo!

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    Elogie seu/sua filho(a). Não se esqueça de fazer intervalos e divertir-se entre alguns momentos sérios, fazendo repetições rápidas dos fatos.
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    Siga em frente. É como uma competição, como um esporte.
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    Divirta-se. Ria e sorria, mas encare como uma diversão séria: você ganhasatisfação e sentimentos bons quando faz isso.
    • Você precisa fazer intervalos, mas não os prolongue muito. Relaxe e faça várias vezes um parabéns, toca aqui! e elogios sinceros. Se vocês estão acostumados a brincar, faça isso. Ou, se não estão, experimentem. Comece com uma brincadeira suave.

Método 2 de 3: Aprenda por partes e em qualquer ordem

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    Aprenda a metade da tabela. A metade é "tudo" que você precisa. Por que aprender apenas metade da tabela? Porque a metade triangular dos fatores de multiplicação da diagonal de cima do quadrado tem exatamente os mesmos fatores que o triângulo abaixo daquela diagonal.
    • Isso acontece porque não importa se você vai da "esquerda para a direita" ou da "direita para esquerda"; você ainda produz o mesmo produto, como 2 x 3 = 6 e 3 x 2 = 6.
    • Saliente isso e deixe a criança explicar como a multiplicação é reversível (como a adição), podendo ser feita das duas formas. Mostre que a soma de 2 + 3 = 5 dá a você exatamente o mesmo que adicionando na ordem inversa (3 + 2 = 5).

Método 3 de 3: Saiba como memorizar

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    Ajude seu estudante a memorizar os múltiplos criando fileiras crescentes de fatores aprendidos, mas colocando-os em qualquer ordem - tudo misturado - e não esquecendo sobre isso na próxima semana. Renove essas informações de vez em quando fazendo revisões.
    • A aprendizagem dos padrões de contagem de 2, de 3 e de qualquer número até 10 ou 12 é baseada na contagem, mas contar não é o mesmo que multiplicar. Algumas coisas não são memorizadas, mas os fatores da matemática precisam ser memorizados.
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    De pouco em pouco, as coisas vão acontecendo. Aqui vão algumas ideias para métodos de memorização:
    • Faça seu/sua filho(a) fazer um jogo de cartões de memória. Escreva o problema, como 4 x 9, na frente, e a resposta, 36, atrás. O ato de escrever fará com que haja uma nova repetição, um reforço. Depois, você pode usar os cartões para ajudá-los a revisar. Mostre o problema e deixe-os dizer a resposta.
    • Ofereça uma tabela em branco (ou apenas uma fileira em branco). Faça seu estudante preenchê-la na maior quantidade possível dentro de um espaço de tempo limitado - talvez 30 segundos para uma fileira, talvez 3 minutos para uma tabuada inteira. Em seguida, com uma caneta/lápis de cor diferente, faça com que ele(a) preencha os espaços em branco enquanto olha para uma tabela completa. Faça-os estudar tudo novamente e repita o processo. (Não faça mais do que duas repetições, porém, ou você corre o risco de deixá-lo cansado.)
    • Fale um número, como 30, e veja se eles podem listar todas as possíveis combinações que se multiplicam nisso - 5 x 6, 3 x 10.
    • Fale um número e depois pergunte pelo próximo múltiplo. Por exemplo, comece no 30 e pergunte pelo próximo múltiplo de 6. Ou comece no 18 e pergunte pelos próximos dois múltiplos de 9. (Você pode até mesmo começar com o 22 e perguntar pelo próximo múltiplo de 4, mesmo que 22 não seja um múltiplo de 4.)
    • Dê um intervalo, como de 20 a 30, e peça ao estudante para listar todos os problemas de multiplicação que se encaixam nesta faixa. Por exemplo, 2 x 11, 2 x 12, 2 x 13, 2 x 14, 3 x 7, 3 x 8, 3 x 9, 4 x 5, 4 x 6, 4 x 7 e 5 x 5 estão todos entre 20 e 30.
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    Invente ou adapte jogos que se adequem ao jogo da memória.
    • Por exemplo, tente um bingo de tabuada de multiplicação. Seu estudante preenche uma cartela de 6 por 6 com quaisquer números que ele quiser. Você lê um problema, como "5 x 7". Se eles tiverem 35 na cartela de bingo deles, então eles marcam lá. Continue até que alguém complete o "bingo".
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    Recite fatos memorizados rapidamente - em qualquer ordem (tudo misturado) - para fazer músicas ou para multiplicar. M-u-l-t-i-p-l-i-c-a-r devagar não é multiplicar de verdade, mas alguma repetição deve ajudar. Só não cause medo, tremedeira e choro... Isso poderia, na verdade, danificar o progresso deles e o amor ao aprendizado.





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