segunda-feira

Filosofia - 7*Ano

1) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Por que nossa experiência está relacionada àquilo que acreditamos conhecer?
a) Porque aprenderíamos através daquilo que experimentamos, através da nossa vivência de mundo.
b) Porque as nossas experiências apresentam o que há de verdadeiro e o que há de falso nas coisas.
c) Porque nossas experiências formariam a base de tudo em que acreditamos, na medida em que vamos conhecendo pouco a pouco as coisas.
d) Porque a experiência é algo ligado aos cientistas, é o método que eles utilizam para comprovar a verdade ou o erro.
e) Nenhuma das alternativas está correta.
2) Com base no texto "A verdade e a mentira", de Diléa Frate, podemos afirmar que tudo o que acreditamos conhecer é verdadeiro?
a) Sim, pois a verdade é sempre buscada pelas pessoas, então o que conhecemos só pode ser verdadeiro.
b) Não, pois a mentira é preferida pelas pessoas, porque a verdade nem sempre é bem-aceita.
c) Sim, pois se a mentira pode se disfarçar de verdade e vice-versa, é porque no fundo não há diferença entre uma e outra.
d) Sim, pois a mentira veste a roupa da verdade, então ela passa a ser considerada verdade.
e) Não, pois, segundo o texto, a mentira pode vir disfarçada de verdade e a verdade de mentira. Isso significa que sempre conseguimos distinguir uma da outra.
3) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Ainda segundo o texto de Diléa Frate "A verdade e a mentira", por que as pessoas buscariam a verdade mesmo quando encontram a mentira?
a) Porque embora a mentira seja, às vezes, mais conveniente, ela não corresponde à realidade.
b) Porque a mentira tem as pernas curtas, e logo se descobre o seu disfarce. Isso significa que a mentira é algo falso, enganoso, e o conhecimento buscado por todos nós tem de ser diferente disso para ser real.
c)Porque a mentira não nos permite conhecer, na medida em que nos ilude e nos engana.
d) Porque a verdade pretende nos mostrar aquilo que já conhecemos e que, portanto, nos é mais seguro, enquanto a mentira exige que nós imaginemos coisas, que pensemos no que é diferente.
e) Porque apenas a verdade é capaz de nos revelar a realidade.
4) O texto "Qual o seu ponto de vista" nos traz algumas questões sobre a relação entre verdade e opinião. Sendo assim, podemos afirmar que opinião:  
a) não é considerada um conhecimento, pois não contribui para a descoberta de teorias, ou hipóteses, sendo apenas "pontos de vista".
b) é o conhecimento que se tem sobre algo e, embora seja baseada na vivência pessoal de cada um, é considerada uma fonte de saber confiável.
c)é a forma como cada um recolhe, identifica, observa, imagina e pensa o significado de algo, e pode variar de pessoa para pessoa, mas não é considerada, por si só, um conhecimento.
d) é o conhecimento que se tem sobre algo, o qual é comum a todas as pessoas, e é baseado na vivência pessoal de cada um.
e)são histórias, sentimentos, impressões, pontos de vista, que são parecidos entre as pessoas, e por isso é considerada um conhecimento.
5) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Analisando os textos "Qual o seu ponto de vista?", "Observar e pensar" e "Como saber", podemos afirmar que verdade e opinião são diferentes. Em que consiste essa diferença? Ou seja, no que a verdade e a opinião são diferentes?

a) Para algo ser considerado "verdade" necessita de prova, enquanto uma opinião pode estar baseada apenas em pontos de vista, histórias, vivências e  sentimentos de alguém, sem a necessidade de ser provada ou verificada.

b) A opinião expressa conteúdos pessoais, mas está sempre relacionada a algo verdadeiro.
c) Para algo ser considerado verdade, deve estar relacionado à realidade, enquanto que uma opinião nem sempre está.
d) A opinião é considerada uma verdade pessoal.
e) A opinião precisa de comprovação, mas, ainda assim, pode ser considerada uma verdade, porque está relacionada a um ponto de vista pessoal.
6) O texto "Filosofia e arte" e os questionamentos levantados no "Diálogo filosófico" trazem o exemplo das sereias como algo que sabemos do que se trata, sem que nunca tenhamos visto uma, possuindo apenas uma noção baseada nos relatos de mitos e histórias contadas desde muito tempo. Isso nos traz o problema do "saber confiável", que relaciona conhecimento, verdade, realidade e experiência. Sobre essa relação, podemos afirmar que:
a) Para que algo seja considerado um conhecimento, ou seja, uma ideia ou noção correta sobre algo, é necessário que essa ideia ou noção seja verdadeira. 
b) O conhecimento existe porque nossas experiências confirmam nossas opiniões.
c) Para constatarmos se a noção ou ideia sobre algo é verdadeira, constituindo assim um conhecimento, verificamos se esta ideia ou noção procede com aquilo que experimentamos ou vivenciamos na realidade.
d) A realidade demonstra que nosso conhecimento é sempre verdadeiro, porque a nossa experiência faz com que conheçamos as coisas gradualmente.
e) A verdade não é algo que pode ser verificado através da experiência, uma vez que não é possível a constatarmos na realidade.
7) Segundo o texto "As formas de saber", a mitologia consistiu em uma busca pelo saber pois:
a) ela explica, através das narrativas sobre os deuses e heróis, aquilo que podemos verificar na realidade.
b) por meio dela, vieram as primeiras tentativas de respostas sobre a origem do mundo, finalidade da vida, a ordem natural das coisas, etc.
c) ela busca uma explicação racional para os eventos e acontecimentos do mundo, investiga a ordem natural das coisas.
d) ela traz conteúdos da imaginação, a qual busca uma explicação lógica para o que acontece no mundo.
e) ela se preocupa com a religiosidade e isso contribuiu para o desenvolvimento das crenças que são transmitidas ainda hoje.
8) Ainda segundo o texto mencionado anteriormente, a filosofia surgiu enquanto um novo caminho na busca pela verdade. Por que  este caminho se mostrou mais eficiente que a mitologia, contribuindo para o surgimento posterior da ciência?
a) Porque, assim como a mitologia, a filosofia se preocupa com a religiosidade e a moralidade que são transmitidas ainda hoje.
b) Porque a filosofia conseguiu reunir e verificar todas as histórias da mitologia e prová-las através de raciocínios lógicos.
c) Porque a mitologia é mais antiga que a filosofia, e tudo o que é mais novo, é melhor aceito.
d) Porque a filosofia busca, ainda hoje, resolver algumas dúvidas que a mitologia não foi capaz de resolver.
e) Porque, diferentemente da mitologia - que era baseada em narrativas incríveis, repletas de deuses e heróis, sendo, portanto, mais relacionada à imaginação -, a filosofia busca argumentos mais lógicos e racionais.
9) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Enquanto um caminho na busca pelo saber, podemos dizer que a filosofia...
a) busca confirmar os mitos através de experimentos científicos.
b) indaga o que somos capazes de conhecer.
c) estuda como podemos evitar os enganos.
d) ocupa-se de como obter certeza de que nossos conhecimentos são verdadeiros.
e) investiga a veracidade de determinados pontos de vista sobre a realidade.
10) Estes filósofos do século XVII defendiam que um método seguro de conhecer deveria estar baseado na razão, ou seja, em pensamentos e raciocínios. São eles os:
a) Racionalistas;
b) Empiristas;
c) Iluministas;
d) Idealistas;
e) Existencialistas.

Um comentário: