sexta-feira

Revisão Filosofia 8*ano

1) No texto "Burro Sentado" de Diléa Frate, vemos a história de um burro que possuía o desejo de sentar-se à mesa tal qual gente. Pouco depois de conseguir esse feito e passar a ser admirado por isso, o burro, que sempre aspirou ser gente, passa a ensinar as pessoas a se comportarem como burros. Tal história possui um sentido ambíguo (duplo) e nos ensina que:
a) as pessoas valorizam quem consegue, por esforço próprio, adquirir notoriedade (atenção).
b) as pessoas se deixam influenciar por comportamentos, ideias, e pensamentos de outras pessoas que estão em evidência sem avaliar o caráter dessas ações e pensamentos.
c) as pessoas não se importam com a origem de alguém, contanto que essa pessoa consiga fazer sucesso.
d) as pessoas sempre julgam os outros pela aparência e não pela capacidade.
e) as pessoas gostam de imitar aqueles que fazem sucesso para serem famosas também.
2) O texto "Burro Sentado" de Diléa Frate possui um sentido figurado, pois utiliza uma história fantasiosa para transmitir uma lição ou ideia. Nesse sentido, podemos afirmar que a figura do burro representaria:
a) alguém comum que adquire notoriedade por algo banal (sem real importância), mas que, em virtude da evidência que obtém, passa a influenciar o comportamento de uma grande porção de pessoas.
b) alguém que conseguiu superar todo tipo de obstáculo e serve de inspiração para as outras pessoas, que passam a imitar seus atos.
c) alguém valorizado e admirado por muitas pessoas por ter alcançado seus objetivos através do esforço próprio.
d) alguém que possui sonhos impossíveis.
e) alguém que não respeita as pessoas e é irônico com elas, mas com isso consegue a atenção e a admiração de todos.
3) Ainda segundo o mesmo texto, o que podemos entender sobre comportamento das pessoas diante da frase "elogiosa" feita pelo burro, ao vê-las comendo feito animais: "Nossa, como vocês são burros!"
a) Elas percebem que ser "burro" é mais vantajoso que ser "gente", pois assim podem fazer o que sentem vontade.
b) Elas percebem que o "burro" foi irônico ao compará-las a ele em sua antiga condição, ou seja, a sua condição de mero animal.
c) Elas são irônicas com o "burro" por este acreditar ter se tornado gente ao aprender a sentar-se à mesa.
d) Elas se sentem lisonjeadas por obterem a atenção da celebridade e felizes por conseguirem imitá-la, ainda que, para tanto, precisem agir de modo diferente do seu.
e) Elas percebem que no fundo não há diferenças entre seres humanos e animais.
4) Por que, ao imitar o comportamento do burro, as pessoas do conto mencionado deixam de ser livres?
a) Porque deixam de pensar por si mesmas e passam a aderir a comportamentos ditados por modismos.
b) Porque passam a se comportar como animais e não mais como seres humanos.
c) Porque deixam de possuir vontade própria a partir do momento em que passam a se portar como animais.
d) Porque ainda são vistas como pessoas e apenas os animais são plenamente livres, pois fazem o que têm vontade.
e) Porque abrem mão de sua liberdade pressionadas pela autoridade do "burro" a se comportarem de maneira animalesca.
5) Sabemos que somos livres para pensar no que quisermos, quando e onde quisermos. Sabemos também que somos livres para expressar esses pensamentos. Para que aquilo que pensamos e aquilo que transmitimos através do diálogo seja algo coerente e compreensível, existe uma relação entre pensamento e diálogo. De que forma essa relação acontece, dentro daquilo que viemos discutindo?
a) Os diálogos expressam os conteúdos que, através do pensamento, apreendemos e relacionamos de diferentes formas.
b) Os diálogos transmitem aquilo que imaginamos sobre o mundo e as coisas através dos pensamentos.
c) Os pensamentos formulam (elaboram) aquilo que expressamos através de diálogos.
d) É através dos diálogos que articulamos os pensamentos com a intenção de fundamentá-los, justificá-los, tornando-os mais coesos e significativos.
e) Todas as alternativas acima estão corretas.
6) De que modo podemos definir o conceito de dialética, segundo a concepção de George W. F. Hegel em sua análise acerca do pensamento?
a) Dialética é o produto da análise de duas posições distintas sobre um mesmo assunto.
b) Dialética é a adoção de ideias, pensamentos ou noções, amplamente difundidos (divulgados), que assumem o caráter de verdade.
c) Dialética é o movimento do pensar gerado pelo confronto entre situações ou ideias contraditórias e tem como produto a síntese,  ou seja, uma nova ideia ou situação que carrega semelhanças e diferenças em relação às ideias e situações anteriores.
d) Dialética é uma posição contrária àquela comumente difundida e aceita enquanto verdadeira.
e) Dialética é o procedimento de validação de uma ideia ou noção enquanto verdadeira ou falsa.
7) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Qual a relação da dialética com a revisão de antigos preceitos e formulação de novas ideias?
a) A dialética nos permite verificar os erros das teorias anteriores para que as abandonemos e adotemos novos posicionamentos.
b) Na medida em que confrontamos ideias, no embate de posições distintas sobre um mesmo assunto, pode surgir uma nova ideia, que contenha relações entre as duas formas distintas de pensamento. Desse modo, ocorre uma revisão das ideias estabelecidas e a produção de novos pensamentos.
c) Segundo a concepção de dialética de G. Hegel, não se deve aceitar apenas uma ideia e abandonar as demais, pois, diante da diversidade de pensamentos, cada ideia contém em si mesma algo que irá permanecer e algo que irá se modificar no contato com outra ideia.
d) Por meio da dialética, podemos confrontar posicinamentos contrários, tornando nossas ideias mais articuladas e significativas.
e) Por meio da dialética, há a possibilidade de se atualizar a nossa maneira de pensar e buscar a verdade, permitindo a revisão de teorias ou leis que fudamentam o nosso conhecimento sobre a realidade.
8) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Posturas como estas prejudicam o diálogo dialético uma vez que influenciam a opinião das pessoas, sem propor o confronto de ideias que gera o movimento entre tese (ideia), antítese (ideia contrária) e síntese (produto do confronto entre as ideias contraditórias), consistindo em uma imposição unilateral de concepções. Esta ideia acaba recebendo respaldo (apoio) por vir de uma autoridade, celebridade ou alguém que possui alguma notoriedade (visibilidade), assim como o "burro inteligente" do conto que observamos em outro momento. Neste sentido, não há a articulação entre pensamentos distintos na produção de novas ideias, mas apenas a aceitação passiva da ideia de alguém. São essas posturas:
a) sensacionalismo.
b) manipulação de informações.
c) parcialidade.
d) censura.
e) Todas as alternativas acima estão corretas.
9) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
O Iluminismo, movimento filosófico, político, cultural e social do século XVIII defendeu, entre outras questões, a liberdade de pensamento e expressão, as quais, na atualidade, são bandeiras de regimes políticos democráticos. Qual a relação que podemos estabelecer entre democracia, "diálogo dialético" e liberdade de pensamento e expressão?
a) O diálogo dialético é ao mesmo tempo produto da democracia e também seu maior defensor, pois ao mesmo tempo em que promove a difusão de diversas ideias, depende da liberdade de pensamento e expressão garatidas constitucionalmente pelo regime democrático para ser efetivo.
b) O diálogo dialético promove a democracia na medida em que permite a adoção de posicionamentos valorizados pela maioria e difundidos de maneira maciça, ou seja, difundidos sem muita reflexão.
c) A democracia é a base para a liberdade, pois valoriza os direitos individuais. Isso significa que podemos agir e expressar-nos do modo que nos convém, buscando que nossas ideias prevaleçam sobre as dos demais.
d) A liberdade de pensamento e expressão garante às pessoas a autonomia intelectual necessária para articular ideias e posicionamentos, e expressá-los de forma imparcial.
e) A democracia tem como principal objetivo resguardar as liberdades individuais, entre elas a liberdade de expressão e manifestação de posicionamentos pessoais, o que viabiliza o diálogo dialético.
10) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Além dos direitos de liberdade religiosa, de pensamento e expressão, outros direitos individuais foram defendidos por este importante movimento social, político, filosófico e cultural do século XVII. Embora tais direitos sejam a base de sustentação dos regimes políticos democráticos da atualidade, também servem de prerrogativa (motivação) para a prática de políticas de invasão de outros povos, restrições econômicas a determinadas nações, além de sustentar uma postura consumista, justificada por conceitos como "tendência", "moda" e "avanço tecnológico". Neste sentido, por que podemos relacionar essa liberdade individual aos "ferros" aos quais se referia Rousseau na célebre frase: "O homem nasce livre e por toda a parte encontra-se a ferros (correntes)".
a) Porque, embora sejamos livres para pensar e nos expressar, abrimos mão voluntariamente dessa liberdade ao adotarmos uma postura passiva diante dos acontecimentos, ao assumir como nossos ideias e preceitos sem qualquer reflexão sobre o conteúdo desses posicionamentos.
b) Porque, embora sejamos considerados cidadãos dotados dos mesmos direitos e deveres de forma indistinta, privilegiamos posicionamentos que vão contra esses princípios.
c) Porque, embora sejamos livres, nem sempre possuímos consciência dessa liberdade, falta esta que é produto da ausência de reflexão e, por consequência, ausência do diálogo dialético.
d) Porque, embora seja preconizada (valorizada) a liberdade individual, cada vez mais adotamos posturas massificadas, ou seja, posturas irrefletidas, motivados por um comportamento moldado segundo interesses comerciais que pouco estão preocupados com a nossa liberdade de pensamento.
e) Todas as alternativas estão corretas.
11) Quais são os possíveis significados para a palavra filosofia ?
a) Ataraxia e temperança;
b) Saber amar e querer viver;
c) Amor ao saber e amizade pela sabedoria;
d) Raciocínio lógico e amor ao saber;
e) Amor ao saber e raciocínio lógico.

12) Fazer escolhas para Thomas Hobbes é:
a) não ter nenhuma influencia sobre nosso querer;
b) decidir entre diversas alternativas ou entre coisas contrárias.
c) assumir as conseqüências boas e ruins de nossas escolhas.
d) uma necessidade do ser humano.
e) NDA

13) Qual é o requisito para sabermos se nós somos realmente livres, segundo Thomas Hobbes?
a) Avaliar as conseqüências boas e más das nossas ações.
b) Fazer o que quisermos.
c) Avaliar apenas as conseqüências boas das nossas ações.
d) Não termos qualquer impedimento para consumir tudo o que quisermos.
e) Realizar todos os desejos.

14) Segundo Aristóteles, satisfazer todos os nossos desejos de forma exagerada pode nos transformar em:
a) escravos dos nossos vícios.
b) pessoas livres.
c) pessoas mais felizes.
d) responsáveis, porque assumimos todas as conseqüências da nossa vida.
e) NDA

15) Ser livre não significa:
a) a ataraxia;
b) a temperança;
c) a tranquilidade;
d) a escolha entre diversas alternativas ou entre coisas contrárias.
e) a realização de todos os nossos quereres.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - D
04 - A
05 - E
06 - C
07 - B,C,D,E
08 - E
09 - A,D,E
10 - E

11 – C
12 – C
13 – A
14 – A
15 – E

Bom estudo!

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