quarta-feira

Revisão Filosofia 6*Ano

1) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Segundo o texto "Os sentidos do olhar", quais os diversos sentidos que podemos atribuir à palavra olhar? (valor 1,0)
a) Comparar e analisar.
b) Sentir e experimentar.c) Diferenciar e classificar.
d) Visualizar e imaginar.
e) Todas as alternativas estão corretas.

2) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Quais alternativas representam uma forma de "olhar interior"?
a) Pensamento.
b) Imaginação
c) Ideias
d) Memória
e) Observação.

3) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A pintura é um "olhar-janela" da nossa imaginação uma vez que é capaz de representar materialmente o conteúdo dela. Contudo, o papel da imaginação não se limita apenas em fornecer imagens para uma apresentação material, tendo efetiva importância, dentro do processo do conhecimento. Sendo assim, podemos afirmar:
a) É através da imaginação que somos capazes de elaborar hipóteses, ou seja, de pensar possíveis respostas sobre aquilo que estamos procurando conhecer.
b) A imaginação nos permite criar uma ideia sobre determinado assunto e/ou objeto, ainda que não conheçamos esse assunto e/ou objeto na prática
c) A imaginação é uma "janela do pensamento", que torna visível, para nós, possíveis relações entre assuntos e objetos diferentes entre si, relações estas que nem sempre são visíveis para os outros.
d) A imaginação nos possibilita ir além da simples experiência dos sentidos e criar um universo diferente daquele que conhecemos.
e) Todas as alternativas estão corretas.
 5) O que significa o termo relação?
4) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Podemos afirmar que o conhecimento é possível através da investigação de hipóteses, as quais são elaboradas por um trabalho entre razão e imaginação. Sendo assim, podemos considerar que as atividades envolvidas na criação e análise das hipóteses são:
a) Imaginar e formular as possíveis causas para o acontecimento de um determinado evento e/ou problema.
b) Pensar uma possível solução a um determinado problema ou responder a uma pergunta.
c)Confirmar a hipótese a partir da ocorrência de um evento singular (evento único).
d) Analisar a ocorrência do evento e/ou problema em diversos momentos e situações diferentes, e verificar se está de acordo com aquilo que se pensou (hipotetizou), fazendo isso através experimentos diversos e observações.
e) Todas as alternativas.

a) Aproximação (conexão ou ponte) entre elementos ou ideias diferentes, realizada por meio do pensamento, com base em algum critério (motivo ou razão) específico.
b) Ideia sobre um determinado assunto obtida a partir da visualização
c) Imagem de um cenário e/ou evento visualizado em um momento anterior.
d) Opinião sobre um determinado acontecimento desenvolvida a partir da experiência.
e) Sensação obtida no momento em que visualizamos algo pela primeira vez.

6) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Por que nossas experiências interferem na forma como vemos?
a) Porque a partir dessas experiências podemos estabelecer novas relações (conexões ou pontes) entre aquilo que vemos e o que pensamos.
b) Porque nossas experiências tornam possível que reconheçamos as coisas e que as identifiquemos com outras, verificando semelhanças, o que nos permite avaliá-las.
c) Porque nossas experiências fazem com que possamos imaginar um determinado cenário ou evento, permitindo verificar e prever o seu acontecimento, ou seja, antecipando-nos à experiência
d) Porque nossas experiências possibilitam que tenhamos uma opinião sobre aquilo que presenciamos.
e) Porque a nossa experiência nos permite reconhecer objetos, formas e cenários em uma visualização, mas não é capaz de revelar todos os aspectos do que visualizamos, possibilitando que conheçamos sempre novos aspectos de um mesmo objeto a cada contato.

7) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: (valor 1,0)
Por que podemos afirmar que a pintura é um exemplo de "olhar - janela" que abre tanto para dentro quanto para fora?
a) Porque a pintura trata de apresentar o mundo, exatamente como ele é, sendo produzida para ser um retrato fiel da realidade.
b) Porque a pintura busca representar situações do mundo para despertar um sentimento no espectador.
c) Porque a pintura, ao mesmo tempo que busca retratar o mundo, faz isso a partir do sentimento e da percepção pessoal do artista.
d) Porque a pintura busca transformar algo externo, como um cenário, em uma imagem produzida a partir do pensamento e sentimento pessoal do artista, mas que também se transforma em algo externo quando é reproduzida na obra de arte e em um novo sentimento por quem a visualiza.
e) Todas as alternativas estão corretas.
  

8) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Do mesmo modo que a imaginação auxilia no conhecimento racional do mundo, através da imaginação de hipóteses, teorias e leis científicas, ela também tem o seu lado lúdico (divertido) e livre, o qual pode ser expresso, por exemplo, na arte e nos sonhos. Escolha a alternativa que apresenta aspectos da imaginação tanto no caso da arte quanto no caso dos sonhos.
a) Ambas são capazes de trazer ao pensamento de quem vivencia imagens, sons e sensações desconexas e torná-las uma experiência vivaz, "misturando" o fantástico e a realidade.

b) Tanto no sonho quanto na arte a imaginação tem a função de apresentar as informações recolhidas pela percepção em diversos momentos ao longo da vivência.
c) Quando representada através da arte ou dos sonhos, a imaginação tem a capacidade de aterrorizar, entristecer, alegrar, acalmar e despertar múltiplas sensações físicas.
d) Quando representada em sonho ou através da arte, a imaginação é fonte de novas sensações que se misturam às antigas percepções, dando um novo significado às coisas.
e) Todas as alternativas estão corretas.


9) ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Quando falamos de hipóteses e das atividades envolvidas na sua elaboração, há um elemento essencial que validará ou invalidará aquela hipótese, o qual chamamos de critério. Nesse sentido, qual o papel do critério dentro da investigação sobre a verdade e, portanto, formação do  conhecimento?
a) O critério é uma referência (parâmetro) durante a realização das observações e experimentos.
b) O critério é a forma como a hipótese é descrita e verificada.
c) O critério é a anulação da hipótese, por esta contradizer uma teoria mais antiga.
d) O critério é aquilo que permite distinguir algo verdadeiro de algo falso, ou seja, aquilo que indica a veracidade ou falsidade.
e) Todas as alternativas estão corretas.

10) Descartes, filósofo francês do século XVI, buscou entender qual o critério para a distinção entre a realidade e os sonhos, uma vez que os sonhos, em certos casos, pareciam muito reais. Isso significa, em outras palavras, que ele buscava entender de que forma podemos ter certeza da realidade das coisas que acreditamos conhecer. O conhecimento é possível, ou tudo aquilo que eu vejo e acredito conhecer pode ser tão enganoso quanto um sonho? Para Descartes, podemos distinguir a realidade dos sonhos porque:
a) quando estamos acordados, agimos de forma coerente, estamos em espaços coerentes, diferente dos sonhos, em que não há uma ordem nos acontecimentos e o impossível é possível.
b) quando sonhamos, estamos dormindo e quando estamos acordados, estamos alerta.
c) quando estamos acordados, possuímos a consciência daquilo que vivenciamos, ou seja, sabemos por que estamos agindo assim ou de outra forma, tendo esta ou outra sensação, estamos neste ou em outro lugar; o que não ocorre quando sonhamos.
d) quando sonhamos, misturamos imaginação com realidade e às vezes acreditamos estar acordados quando ainda sonhamos.
e) quando estamos sonhando, tudo acontece muito rápido e não temos noção do tempo.

11)  A palavra caleidoscópio deriva de três termos gregos Kálos, que significa belo, eidos,que significa imagem e scopé, que significa olhar para. Portanto, podemos traduzir essa palavra como:
a) “olhar para uma bela imagem”
b) “olhar para dentro”
c) “olhar um objeto bonito”
d) “olhar e admirar”
e) “olhar e analisar”

12) Para participar de um diálogo filosófico precisa-se de:
a) bons argumentos
b) diversão
c) perguntas interessantes
d) brincadeiras
e) pressupostos

13) Qual objeto permite que vejamos a nós mesmos como os outros nos vêem e também nos faz investigar e pensar sobre o que vemos?
a) Lupa
b) Telescópio
c) Microscópio
d) Espelho
e) Luneta

14) A palavra Filosofia surgiu na Grécia, há aproximadamente 2500 anos, e significa:
a) Ensina-me a viver;
b) Esperança e confiança;
c) Amor ao Saber;
d) Admiração e conhecimento;
e) Busca pela realidade.

15)Vimos a respeito das imagens que, nossas opiniões podem revelar ou esconder, como uma sombra, alguns pensamentos que existem “por detrás”delas. Tais pensamentos podem ser chamados de: (valor: 1,0)
a) Observação
b) Pressupostos
c) Admiração
d) Reflexão
e) Surpresa

GABARITO

1 - E
2 - A,B,C,D
3 - A
4 - E
5 - D
6 - E
7 - A,B,D
8 - E
9 - A,D
10 - C
11 – A
12 – C
13 – D
14 – C
15 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário