sexta-feira

Revisão 9*Ano

1) No texto "Observar e pensar", verificamos uma analogia (semelhança) entre a rosa dos ventos e a moralidade. Em que consiste tal relação? Assinale as alternativas corretas.
a)  A moralidade, assim como a rosa dos ventos, é um indicativo de direções. A rosa dos ventos indica a nossa posição geográfica em relação a um determinado ponto, enquanto a moralidade orienta nossas escolhas.
b) A moralidade, enquanto conjunto de regras de conduta, ajuda-nos a distinguir entre o bem e o mal, o bom e o ruim. Do mesmo modo, a rosa dos ventos nos permite distinguir entre norte e sul, leste e oeste.
c) Ambas servem de base de critérios para a avaliação e determinação entre duas coisas. A moralidade, para avaliar e determinar as ações e a rosa dos ventos, para avaliar e determinar posições geográficas.
d) A moralidade é estabelecida segundo a observação do comportamento humano e a rosa dos ventos foi estabelecida segundo observações da natureza, como o nascer e pôr do sol.
e) A rosa dos ventos permite que nos guiemos entre caminhos desconhecidos e a moralidade é baseada no entendimento comum do que é o bem, o mal, a justiça.

2) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Qual a relação entre o sol e o bem na analogia entre a rosa dos ventos e a moralidade?
a) O bem é o critério utilizado para avaliar uma ação enquanto moral ou não. Da mesma forma, a posição do sol é utilizada enquanto critério para a avaliação da posição na qual se encontra.
b) O bem, assim como o sol, indica-nos uma direção que serve de parâmetro para a distinção entre as demais direções.
c) A partir da posição do sol, podemos julgar quais direções tomar e, a partir do entendimento do que é o bem, podemos decidir sobre o caráter de nossas ações.
d) A justiça é estabelecida a partir do entendimento que se tem do que é o bem, da mesma forma que uma rota é traçada a partir do conhecimento que se tem sobre a posição do sol em relação ao caminho que se pretende seguir.
e) Todas as alternativas acima estão corretas.


3) Complete a frase abaixo com as palavras de uma das alternativas:
"____________________ é o conjunto de regras de ____________, as quais estão baseadas em uma noção estabelecida de __________________."  
a) Justiça, critério, conduta.
b) Verdade, conduta, critério.
c) Moralidade, conduta, bem.
d) Justiça, natureza, moralidade.
e) Verdade, moralidade, valor.
4) ESCOLHA AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
O que afirma Kant em relação à moral?
a) Sustenta a possibilidade de uma regra moral universal.
b) Reitera a diversidade da moral em virtude dos diferentes povos existentes.
c) Defende uma moral cosmopolita, ou seja, válida sob qualquer circunstância de local, povo ou cultura.
d) Defende o respeito à humanidade de cada pessoa enquanto regra máxima de conduta.
e) Nenhuma das alternativas está correta

5) ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA:
Qual a diferença entre as concepções "kantianas" e "nietzcheanas" em relação à moralidade?
a) Kant defende que a moral deve ser universalizadora de comportamentos.
b) Nietzsche sustenta que uma pessoa pode possuir várias morais.
c) Enquanto Kant busca uma moral cosmopolita, Nietzsche afirma a diversidade moral.
d) Kant defende o respeito à humanidade de cada pessoa enquanto regra universal.
e) Todas as alternativas estão corretas.


6) É considerada a causa da bondade entre as pessoas, consistindo na capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, julgando a partir da perspectiva desta; de se reconhecer a humanidade do outros e estender a ele o mesmo cuidado que
tem para consigo:
a) Empatia
b) Vontade
c) Moralidade
d) Justiça
e) Virtude
7) Consiste na predisposição em fazer aquilo que se deseja:
a) Empatia
b) Vontade
c) Moralidade
d) Justiça
e) Virtude

8) É uma qualidade da justiça, uma vez que esta última é estabelecida com base em uma noção de bem.
a) Empatia
b) Vontade
c) Moralidade
d) Justiça
e) Virtude


9)COMPLETE A FRASE ASSINALANDO A ALTERNATIVA COM A PALAVRA ADEQUADA.
"O que falta ou o que sobra não corresponde à ideia de _______________________." É neste sentido que a ______________________  é exata, uma vez que a falta corresponde à fraude, e o excesso à generosidade. Portanto, da mesma forma que a balança, a ____________________ não pode pender para nenhum dos lados, daí também o seu sentido de equilíbrio."
a) Empatia
b) Vontade
c) Moralidade
d) e) Virtude

10) Sabemos que na Grécia Antiga, no século IV a.C. quando viveu Aristóteles, mulheres, estrangeiros, crianças e escravos não eram considerados cidadãos. Havia a escravidão por dívida e por condenação criminal. Um recenseamento populacional efetuado por Demétrio de Falero (discípulo de Aristóteles) no final do século IV a.C. revelou os números de 21.000 cidadãos (aristocratas, donos de terras: cidadãos), 10.000 metecos (pequenos comerciantes: não cidadãos) e 400.000 escravos. Desse modo, de que forma o conceito aristotélico de justiça enquanto "justa medida" está relacionado com a premissa (ideia) de que ser justo é "tratar os iguais como iguais, sem excesso, nem falta"?
I) Na Grécia Antiga, "cidadão" era aquele que possuía o direito à participação política na cidade, isso incluía a participação nas decisões sobre as leis e tribunais. Nesse sentido, todos os cidadãos tinham igual direito de participar da tomada de decisões da pólis.
II)  Os gregos antigos entendiam a igualdade enquanto um atributo entre aqueles que eram considerados cidadãos. Ou seja, aqueles que eram cidadãos da cidade possuíam os mesmos direitos e deveres entre si.
III) A cidadania era um atributo principalmente daqueles que possuíam terras, ou seja, dos aristocratas, não sendo estendida às demais classes indistintamente. Neste sentido, apenas uma parcela da população tinha plena participação nas decisões pertinentes à administração da cidade.
IV)  A cidadania era restrita apenas à classe aristocrata, porque estes constituíam uma elite cultural. Por não precisar trabalhar - pois aos escravos cabiam as atividades produtoras -, podiam se dedicar às "atividades do intelecto" como o estudo da filosofia e debates políticos, sendo, portanto, considerados mais aptos intelectualmente para a tomada de decisões sobre os rumos da pólis. 

DAS AFIRMATIVAS ACIMA, ESTÃO CORRETAS:

a) I e III
b) I, II, III
c) II, III e IV
d) I, III, V
e) Todas.

11) A palavra Filosofia surgiu na Grécia, há aproximadamente 2500 anos, e significa:
a) Ensina-me a viver;
b) Esperança e confiança;
c) Amor ao Saber;
d) Admiração e conhecimento;
e) Busca pela realidade.

12)  Para participar de um diálogo filosófico precisa-se de:
a) perguntas interessantes
b) diversão
c) bons argumentos
d) brincadeiras
e) pressupostos

13) Segundo os estóicos, não valorizar os nossos sentimentos é não considerá-los:
a) bons e maus.
b) bons
c) maus
d) como leis divinas.
e) NDA

14) Qual filósofo defendia que devemos viver de forma simples e natural, sem desejar nada que não temos ou não podemos ter?
a) Aristóteles
b) Epicuro
c) Sócrates
d) Diógenes
e) Heráclito

15) A palavra bem, no discurso filosófico, pode ser sinônima de:
a) virtude;
b) agradável;
c) desagradável;
d) vício;
e) agradável e virtude.

GABARITO
01 - A,B,C
02 - E
03 - C
04 - A,C,D
05 - E
06 - A
07 - B
08 - E
09 - D
10 - E
11 - C
12 - A
13 - B
14 - D
15 - A

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