segunda-feira

ARTE E.M.

1* ANO

1) Complete o texto a seguir, que faz uma reflexão sobre a arte no período barroco, selecionando as palavras corretas:
O Movimento     surgiu na Itália, durante o século XVII e, posteriormente, espalhou-se pela Europa. O estilo manifestou-se primeiramente nas artes visuais e depois, no teatro, na música e na literatura.
A Arte Barroca surge após o período de Reformas Religiosas e se desenvolve num cenário de grandes contrastes, como: a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e o antropocentrismo do     Por isso, o     é uma das principais características do estilo, como: entre o claro e o escuro. O     foi diretamente influenciado pelo Barroco português mas, com o tempo, foi assumindo características próprias, como apresentar traços     aos santos e madonas.

2) No período Barroco, desenvolveu-se um tipo de canto chamado bel canto. Sobre o bel canto, assinale a alternativa correta:
a) O "bel canto" foi um tipo de ópera criada apenas para vozes femininas, como o próprio termo diz, em italiano, destaca a bela voz feminina.
b) O "bel canto" foi um tipo de canto desenvolvido durante o Barroco, que valorizava o drama expressivo, em detrimento do virtuosismo vocal.
c) O "bel canto" foi um tipo de canto que não exigia muito aperfeiçoamento e extensão vocal, por isso era muito cantado por crianças.
d) O "bel canto" exigia tanto virtuosismo que surgiram, durante o período Barroco, os "castrati": cantores castrados na adolescência para manter a voz infantil.
e) O "bel canto" foi muito popular durante o período Barroco, por ser uma técnica de fácil assimilação, bastando bruscas transições entre os registros vocais.

3) Reflita sobre a música no período Barroco e relacione os termos da COLUNA 1 com seu respectivo significado na COLUNA 2:
( A ) Ária
( B ) Recitativo
( C ) Bel Canto
( D ) Vibrato
( E ) Oratório

(      ) Técnica de emissão vocal que consiste na oscilação de altura em torno da nota musical, dando a impressão de tremido da voz durante o canto.
(      ) Tipo de música sacra, influenciada pela ópera, mas sem encenação.
(      ) Peça musical em que melodia vocal é a parte mais importante, cantada pelo solista.
(      ) Tipo de canto que valorizava o virtuosismo vocal, empregando diferentes técnicas de ornamentos e floreios vocais.
(      ) Tipo de canto ou conversação falada, que conectava as ações dramáticas da ópera.

4) As óperas barrocas eram grandes espetáculos que utilizavam recursos dramáticos de dança e musicais. Sobre a opera buffa, analise as afirmativas a seguir:
I. A opera buffa apresenta temas heroicos ou da realeza, com vozes agudas mesmo para papéis masculinos.
II. Na opera buffa, as árias são longas e se distingue da opera seria pelo uso do diálogo falado em detrimento do recitativo.
III. A opera buffa é um tipo de ópera cômica italiana, que faz uso de muitas vozes e de personagens-tipo.
IV. Na opera buffa, o baixo buffo é o principal tipo de voz para o repertório cômico e também o personagem central.

Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

5) No início, as óperas abordavam apenas temas da mitologia grega, mas, posteriormente, passou a incorporar comédias, chamadas de opera buffa e tragédias, chamadas de opera seria. Sobre aopera seria, assinale a alternativa correta:
a) Na opera seria, as vozes não precisam ser “belas”, mas sim singulares e ricas em expressividade e dramaticidade.
b) A opera seria rejeitou temas da mitologia grega e heroicos, optou por temas cotidianos e pelo formalismo dramático.
c) A opera seria destacou os castrati, jovens cantores com vozes infantis, que eram escalados para os papéis heroicos.
d) A opera seria foi responsável pelo lançamento das cantoras como grandes estrelas da ópera e pelo declínio dos castrati.
e) A opera seria tratava de assuntos corriqueiros, com tramas engenhosas e agitadas, com muita movimentação dramática.

6) Baseado na leitura visual da obra de Bernini O rapto de Proserpina, analise as alternativas e assinale a correta:
a) Bernini faz uso de linhas retas, evidentes nas vestes e na musculatura dos personagens representados, deixando a imagem estática.
b) As principais características da escultura de Bernini são a dramaticidade e o dinamismo, dando a impressão de movimento à escultura.
c) Bernini recorre à dramaticidade, comum no Renascimento, e também ao tema mítico que narra o mito do rapto de Proserpina por Plutão.
d) A obra de Bernini marca a passagem do Barroco para o Renascimento, em que a dramaticidade, os gestos e faces exageradas são característicos.
e) A escultura de Bernini apresenta um equilíbrio perfeito e tamanho natural, tornando a obra notável, embora seja simples nos detalhes.

7) Sobre as características da arte barroca, analise as afirmativas a seguir:
I. As obras do Barroco europeu mostravam as expressões faciais com muita emoção, principalmente demonstrando sofrimento.
II. Predominam nas esculturas do Barroco europeu o exagero, o movimento, as linhas curvas e a utilização da cor dourada.
III. As obras do Barroco europeu privilegiam as cores suaves, evitando os contrastes entre as sombras e a luz.
IV. O Barroco europeu dedicou-se a decorar igrejas e, por isso, evitou temáticas da história da humanidade e da mitologia.

Assinale a alternativa correta:
a)
As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

8) O Barroco musical foi uma das épocas mais fecundas e revolucionárias no desenvolvimento musical ocidental. Sobre a música barroca, analise as afirmativas a seguir:
I.  A música barroca se opôs aos modos gregorianos, vigentes até o momento e passou a fazer uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal.
II. O Barroco musical seguiu a expressão da Literatura e das artes visuais, com temáticas de uma religiosidade mística.
III. O Barroco musical libertou-se das complicações polifônicas e destacou o canto solista, a homofonia e árias típicas da ópera.
IV. A música barroca e o canto homofônico surgem como um recurso para expressar os sentimento e mostrar a dramaticidade.

Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

9) No rap, o canto é articulado numa espécie de recitativo ritmado sobre uma base contínua. Sobre o rap, é correto afirmar:
a) No rap, a base rítmica é mais importante que o texto poético, por isso as rimas são de improviso e sem grandes elaborações e destaque.
b) O rap faz uso de melodias e motivos harmônicos com arranjos elaborados dos instrumentos musicais.
c) O rap destaca o uso da voz com muita musicalidade adicionada à poesia, similar à opera que exige virtuosismo vocal do cantor.
d) O rap apresenta uma batida lenta e muita informação melódica, a letra complementa a melodia com pouco informação discursiva.
e) Além do canto gregoriano, o rap é um dos dois estilos da música ocidental em que o texto é mais importante que a linha melódica.

10) Monteverdi foi um compositor que explorou as diversas possibilidades da ópera, com a composição de Orfeu.  Sobre a ópera Orfeu, analise as afirmativas a seguir:
I. Orfeu foi a primeira ópera a obter reconhecimento de público e se tornou referência para outras composições e artistas.
II. Monteverdi escolheu o mito de Orfeu pelo poder atribuído à música. Na ópera, Orfeu usa de seu canto para encantar feras e deuses.
III. Com Orfeu, Monteverdi introduziu elementos musicais que se consolidaram na ópera, como a ária e o recitativo.
IV. Em Orfeu, Monteverdi optou pelo caráter dramático da encenação e colocou a música em segundo plano, criando a ópera.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

GABARITO

2 - D
3 – D,E,A,C,B
4 - C
5 - C
6 - B
7 - C
8 – E
9 - E
10  - D

2*  ANO

1) O texto abaixo apresenta uma reflexão sobre as vanguardas artísticas. Complete-o, selecionando as palavras corretas.
As primeiras décadas do século XX ficaram marcadas pelas Grandes Guerras Mundiais e, também, por novas     nos campos da Ciência, da     e da Filosofia. Em todas as linguagens artísticas, houve uma forte atitude experimental. O termo     inicialmente indicado para as tropas e pelotões que estavam à frente na linha de combate, passou a ser utilizado no campo artístico. As vanguardas artísticas desenvolveram ideias, conceitos, técnicas e     que eram considerados revolucionários para sua época. As propostas vanguardistas, no contexto de suas épocas, causaram     e discussões quanto à aceitação das novas propostas.

2) Reflita sobre as vanguardas artísticas e relacione os termos da coluna 1 com seu respectivo significado na coluna 2.
(A) Fauvismo
(B) Impressionismo
(C) Expressionismo
(D) Surrealismo
(E) Dadaísmo
(      ) Defende o absurdo, a desordem e o caos. Politicamente, firmou-se como um protesto contra uma civilização que não conseguia evitar a guerra.
(      ) Pintura que buscava expressar os sentimentos humanos, usando cores fortes e não correspondentes ao real.
(      ) Movimento pictórico que defende o universo dos sonhos, o irracional e o subconsciente.
(      ) Os pintores dessa escola foram chamados de feras, devido à intensidade com que usavam as cores puras, sem matizá-las.
(      ) Buscava registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz num determinado momento do dia, registrando a impressão do olhar.

3) Por meio da leitura da obra Retrato de Madame Matisse com uma linha verde, de Matisse, analise as alternativas e marque a correta.
http://wwweducacionalcombr1.cdn.educacional.com.br/UserData/avaliacoes/220/3760001/9673024/Questoes/470938/1372271033913.JPG
A) Os pintores fauvistas - entre os quais Matisse - buscavam imitar a aparência visual da realidade. Assim, em Retrato de madame Matisse com linha verde, tem-se o retrato de uma mulher, e não apenas uma pintura.
B) Matisse utilizava cores puras (sem misturas) e cores complementares. Em Retrato de madame Matisse com linha verde, ele usou o vermelho e o verde - cores complementares em oposição.
C) Na obra Retrato de madame Matisse com linha verde, Matisse usou formas arbitrárias, fugindo do convencional na posição da cabeça, nas formas, no uso de cores e nas regras de perspectiva.
D) A pintura de Matisse é extremamente elaborada, com formas sofisticadas, distanciando a sua criação do traço infantil. O artista optou pelo uso das cores e da perspectiva.
E) A linha verde foi um motivo para grandes críticas a essa pintura de Matisse. Porém, ela é o que divide o retrato em duas partes, uma com cores primárias e outra com suas complementares.

4) Com base nos conhecimentos sobre o fauvismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O fauvismo utilizava a complexidade de formas, a perspectiva e o estudo das cores.
II. Os temas dos fauvistas tinham a intenção crítica de opor-se às guerras e à violência.
III. No fauvismo, as cores foram utilizadas para delimitar planos e modelar volumes.
IV. Os fauvistas criavam considerando os impulsos do instinto e as sensações primárias.

Estão corretas:
A) as afirmativas I e II.
B) as afirmativas I e III.
C) as afirmativas I e IV.
D) as afirmativas II e III.
E) as afirmativas III e IV.

5) Com base nos seus conhecimentos sobre o estudo das cores e o fauvismo, assinale a alternativa correta.
A) O círculo cromático é um recurso utilizado pelos pintores para a utilização das cores primárias em relação ao claro-escuro de forma harmônica.
b) As cores análogas estão posicionadas em lados opostos no círculo cromático. Foram intensamente utilizadas pelos pintores fauvistas.
c) Os fauvistas foram considerados os maiores coloristas de toda a história da pintura, o que se deve ao uso de cores primárias puras apenas.
d) Há diferentes círculos cromáticos para o estudo de cores. O círculo de cores primárias é aquele que mostra as cores análogas.
e) As cores complementares estão posicionadas em lados opostos do círculo cromático. Matisse usou, por exemplo, o vermelho em oposição ao verde.

6) No universo da música, os acordes podem ser consonantes ou dissonantes. No início do século XX, os compositores vanguardistas optaram por criar músicas dissonantes. Considerando esse panorama, assinale a alternativa correta.
a) Os compositores vanguardistas passaram a elaborar obras radicalmente dissonantes, principalmente na Alemanha. Esses compositores desenvolveram o sistema tonal, criando regras de tensão e repouso.
b) A música dissonante nega os antigos princípios da música. Sua composição não é apenas bela e harmoniosa, mas também, e principalmente, autêntica e capaz de causar comoção em quem a ouve.
c) A música dissonante agradou ao público que estava cansado da música tonal, que era considerada ultrapassada. Os novos modos de vida e a Revolução Industrial exigiam repertórios autênticos.
d) A música burguesa, desenvolvida entre os séculos XVIII e XIX, já não era bem-aceita pelo público. Os compositores de vanguarda aproveitaram o interesse do público pelo experimentalismo e criaram a música dissonante.
e) A música dissonante incrementou as composições com sonoridades ainda desconhecidas e defendeu o modo de vida burguês, que favoreceu a popularização da música por meio da venda de fonógrafos.

7) O compositor Arnold Schoenberg foi um dos primeiros compositores da vanguarda a defenderem a ideia de que o tonalismo estava desgastado, e criou o que se convencionou chamar de música atonal. Sobre o atonalismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Schoenberg acreditava que o tonalismo como forma de organizar as frequências musicais já havia sido tão explorado, que não havia mais possibilidades de criar obras originais sem cair na repetição.
II. As obras que Schoenberg passou a compor apresentavam ausência de tonalidade e desconsideravam o centro de repouso, representado pela tônica. Por isso, esse tipo de composição foi chamada de atonal.
III. As composições de Schoenberg proporcionavam a sensação de resolução em uma tônica, na qual prevaleciam dissonâncias que não se resolviam. Esse tipo de composição ficou conhecida como atonal.
IV. Outros compositores de vanguarda, além de Schoenberg, exploram a música atonal, como Alban Berg e Anton Webern. A produção desses artistas alteraram profundamente o panorama musical do século XX.

Estão corretas:
a) as afirmativas I, II e III.
b) as afirmativas I, III e IV.
c) as afirmativas II, III e IV.
d) apenas as afirmativas III e IV.
e) as afirmativas I, II e IV.

8) Analise as afirmativas a seguir, sobre a música dodecafônica.
I. Na música dodecafônica, a composição utiliza as sete notas padrão e cinco semitons entre essas notas, ou seja, usa toda a escola cromática.
II. O método de Schoenberg previa que, uma vez criada, a composição deveria ser tocada de duas diferentes maneiras: a original e a invertida.
III.  Na música dodecafônica, são utilizadas doze notas musicais diferentes, ordenadas pelo compositor de forma a promover a sensação de tensão e repouso.
IV. O método de Schoenberg propunha que se tocassem as composições de quatro maneiras diferentes: original, invertida, retrógrado e inversão do retrógrado.

Estão corretas:
a) as afirmativas I e IV.
b) as afirmativas I e III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas II e IV.

9) Reflita sobre música e relacione os termos da coluna 1 com seu respectivo significado na coluna 2:
(A) Semitom
(B) Diatônico
(C) Cromático
(D) Série
(E) Escala cromática

(      ) Doze sons existentes na escala ocidental, com intervalo de semitons entre eles.
(      ) Modo de dividir a escala musical em seus menores intervalos possíveis.
(      ) A menor distância possível entre duas notas musicais na escala ocidental.
(      ) Modo de dividir a escala musical de sete notas respeitando a ordenação de tons e semitons.
(      ) Combinação de notas determinada pelo compositor, que serve como matriz para a composição.

10) Observe a imagem a seguir e, com base na sua leitura, assinale a alternativa correta.
http://wwweducacionalcombr1.cdn.educacional.com.br/UserData/avaliacoes/220/3760001/9673024/Questoes/470946/1372272697756.JPG
a) Henri Rousseau utilizava com maestria os cânones da pintura acadêmica, tais como a proporção, a forma e a perspectiva.
b) Henri Rousseau fez uso do primitivismo em sua obra, usando a iluminação para destacar o acontecimento na selva.
c) Henri Rousseau destaca-se com essa pintura pela ousadia da deformação e pelo emprego de cores livres.
d) Essa obra Henri Rousseau se tornou um marco da pintura fauvista, pelo uso de cores complementares em oposição.
e) As pinturas de Henri Rousseau sofriam escárnio. Ele conseguiu reconhecimento somente após sua morte.

GABARITO
2 – E,C,D,A,B
3 – B
4 – E
5 – E
6 - B
7 – E
8 – A
9 – E,C,A,B,D

10 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário