quinta-feira

QUESTÕES FILOSOFIA E SOCIOLOGIA PORTAL POSITIVO 2 ANO

2◦ ANO – FILOSOFIA

1)  “Parte-se do conceito de direito natural: por natureza, todo indivíduo tem direito à vida, ao que é necessário à sobrevivência de seu corpo, e à liberdade. Por natureza, todos são livres, ainda que, por natureza, uns sejam mais fortes e outros mais fracos. Um contrato ou um pacto, dizia a teoria jurídica romana, só tem validade se as partes contratantes forem livres e iguais e se voluntária e livremente derem seu consentimento ao que está sendo pactuado. A teoria do direito natural garante essas duas condições para validar o contrato social ou o pacto político. Se as partes contratantes possuem os mesmos direitos naturais e são livres, possuem o direito e o poder para transferir a liberdade a um terceiro; e se consentem voluntária e livremente nisso, então dão ao soberano algo que possuem, legitimando o poder da soberania. Assim, por direito natural, os indivíduos formam a vontade livre da sociedade, voluntariamente fazem um pacto ou contrato e transferem ao soberano o poder para dirigi-los.”
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 518.  

Analise as afirmativas abaixo:
I. De acordo com o direito natural, todos os indivíduos têm direito à vida e à liberdade.
II. O pacto ou contrato que transfere ao soberano o poder de dirigir os indivíduos só é legitimado pelo direito natural.
III. Até mesmo quando executado sob coação, um contrato ou pacto pode ser validado pelo direito natural.
IV. Se as partes que fazem parte do contrato possuem o mesmo direito natural, podem transferir o poder e a liberdade a um terceiro.  

Estão corretas as afirmativas:
A) I e II
B) I, II e IV
C) II e IV
D) II, III e IV
E) I, II e III

2) “Para conseguir segurança, o homem tenta substituir o status naturae (estado de natureza) por um status civilis (estado civil), mediante um convênio em que cada um transfere seu direito para o Estado. [...] Pois bem: o Estado assim constituído é absoluto; seu poder, o mesmo que o indivíduo tinha antes, é irrestrito; o poder não tem outro limite senão a potência. Quando os homens se despojam de seu poder, o Estado o assume integralmente, manda sem limitação [...] O Estado de Hobbes decide tudo; não só a política, mas também a moral e a religião.”
MARÍAS, Julián. História da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 274.
De acordo com Hobbes:
I. o Estado civil foi instituído a fim de garantir aos homens que tivessem segurança.
II. o Estado pode e deve ser limitado pelo poder que os indivíduos continuam mantendo após sua criação.
III. mediante um acordo em que cada indivíduo transfere seu direito ao Estado, o homem tenta substituir o estado de natureza pelo civil.
IV. o Estado intervém somente na política, estando proibido de decidir acerca de questões de cunho moral e religioso.

Estão corretas as afirmativas:
A) I e II
B) I, II e IV
C) II e IV
D) I, III e IV
E) I, II e III

3)  “Ainda no século XVIII, em pleno período de valorização da legitimidade da representação, Rousseau defende a democracia direta. Para ele, com o contrato social, cada indivíduo aliena incondicionalmente seu poder em favor da coletividade, mas a vontade geral não pode ser alienada nem representada. Isto significa que para Rousseau os deputados e governantes não são representantes do povo, mas apenas seus oficiais, estando subordinados à soberania popular, a única que decide por meio de assembleias, plebiscitos e referendos. A vontade geral é um conceito fundamental para compreender a democracia rousseauniana. Todo indivíduo é ao mesmo tempo uma pessoa privada e uma pessoa pública (cidadão): enquanto pessoa privada trata de seus interesses particulares, e enquanto pessoa pública é parte de um corpo coletivo que tem interesses comuns. Nem sempre o interesse de um coincide com o de outro, pois muitas vezes o que beneficia a pessoa particular pode ser prejudicial ao coletivo. Aprender a ser cidadão é justamente saber qual é a vontade geral, típica do interesse de todos enquanto componentes do corpo coletivo, mesmo que à revelia dos seus próprios interesses enquanto pessoa particular.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1992. p. 146.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos anteriormente adquiridos, analise as alternativas abaixo:

I. A vontade geral corresponderia ao interesse comum dos homens, colocado acima dos diversos interesses particulares.
II. Rousseau defendia a democracia direta. Para ele, a vontade geral não poderia ser alienada nem representada.
III. O governante deveria ser um funcionário e não o senhor do povo, estando subordinado à soberania popular.
IV. Para Rousseau, a autoridade das vontades particulares deveria prevalecer acima dos interesses da coletividade.

Estão corretas as alternativas:
A) I e II|
B) I, II e IV
C) II e IV
D) I, III e IV
E) I, II e III

4) Vários filósofos falaram sobre o conceito de "estado de natureza". Porém, esse conceito assumiu diferentes sentidos ao longo da história da filosofia. De acordo com seus conhecimentos anteriormente adquiridos, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: 
(      ) A origem do conceito de "estado de natureza" remonta à Antiguidade, período em que já se encontravam referências à condição pré-política da humanidade.
(      ) Sêneca descreveu o "estado de natureza" como um período em que os seres humanos eram felizes, inocentes e simples, vivendo sem precisar de governos e leis.
(      ) Foi somente no período conhecido como Iluminismo francês, na passagem do século XVIII para o XIX, que os filósofos conceberam a existência de um "estado de natureza" anterior à formação do Estado civil.
(      ) O "estado de natureza" corresponde à condição humana anterior à constituição da sociedade e do Estado, precedendo a criação das leis e do governo.

5) O filósofo Thomas Hobbes (século XVII), em sua obra, elaborou uma determinada concepção das condições de vida do homem durante o "estado de natureza". Acerca disso, podemos afirmar que:
A) Hobbes definiu o homem, por natureza, como “lobo do próprio homem” e descreveu o "estado de natureza" como uma “guerra de todos contra todos”.
B) o "estado de natureza", de acordo com Hobbes, era baseado em leis, regras e punições capazes de garantir a autopreservação do indivíduo e a posse de suas propriedades.
C) os indivíduos, no "estado de natureza", permaneceriam unidos, ligados por interesses comuns, vivendo em perfeita harmonia com a natureza e com seus semelhantes.
D) segundo Hobbes, os homens, durante o "estado de natureza", não possuiriam propriedades, vivendo solitários, dispersos, e mantendo o mínimo de contato entre eles.
E) o medo da morte violenta, que até hoje assola a existência humana, não existia durante o "estado de natureza", sendo a violência e o medo resultados da criação da sociedade civil.

6) No século XVII, o pensador inglês John Locke teve grande influência na Filosofia Política. Em sua obra, o filósofo partiu do "estado de natureza" e do contrato social para construir suas teorias. Segundo ele: 
A) uma vez que os homens viviam em "estado de natureza", em uma guerra constante, essa situação teria gerado conflitos de interesses, levando o homem à criação do Estado civil.
B) o "estado de natureza" correspondia a uma situação de liberdade e igualdade em que cada qual era juiz em causa própria e buscava o seu próprio bem.
C) a propriedade deveria ser entendia como fruto das leis do soberano, legitimada por elas, sendo, portanto, um dos resultados do direito civil e não existindo durante o "estado de natureza".
D) os indivíduos estabeleceram o contrato social como transferência de seus direitos individuais ao soberano e não como defesa do direito natural.
E) a liberdade é uma criação do direito civil, uma vez que, durante o "estado de natureza", os homens, por estarem sujeitos à vontade dos demais, não poderiam gozá-la.

7) “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo este que é condicionado por sua organização corporal. Produzindo seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material. O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da natureza dos meios de vida já encontrados e que têm de reproduzir. Não se deve considerar tal modo de produção de um único ponto de vista, a saber: a reprodução da existência física dos indivíduos. Trata-se, muito mais, de uma determinada forma de atividade dos indivíduos, determinada forma de manifestar sua vida, determinado modo de vida dos mesmos. Tal como os indivíduos manifestam sua vida, assim são eles. O que eles são coincide, portanto, com sua produção, tanto com o que produzem como com o modo como produzem. O que os indivíduos são, portanto, depende das condições materiais de sua produção.”
MARX, Karl. Ideologia alemã. São Paulo, Hucitec, 1984, p. 27-28.

De acordo com o texto:
 I. os homens distinguem-se dos animais porque são capazes de produzir as condições de sua existência material.
II. os seres humanos são produtores: são o que produzem e são como produzem.
III. a maneira pela qual os homens produzem seus meios de vida está sujeita à natureza dos meios de vida já encontrados.
IV. os animais, diferentemente dos seres humanos, são determinados pelas condições em que produzem suas vidas.

Estão corretas as alternativas:
A)    I e II
B)    I, II e IV
C)    II e IV
D)    I, III e IV
E)    I, II e III

8) “Segundo Marx, ao examinarmos a maneira pela qual os homens produzem os bens necessários à vida, é possível compreender as formas do seu pensamento, tais como o direito, a moral, a literatura, a filosofia, a ciência, a religião e assim por diante. Por exemplo, a exaltação da coragem tem sentido na moral medieval, pois ela reflete os valores da sociedade centrada nos interesses da nobreza guerreira, proprietária dos feudos. Chamamos a essa forma de compreensão da realidade de materialismo. A teoria marxista é materialista porque, ao explicar as manifestações espirituais humanas, as considera derivadas da estrutura material da sociedade (ou seja, da estrutura econômica), diferentemente dos idealistas para quem ‘as ideias movem o mundo’. Mas o materialismo marxista é dialético, pois o mundo é concebido como processo, e o real é contraditório e dinâmico. Nesse sentido, a consciência do homem, mesmo sendo determinada pela matéria e estando historicamente situada, não é pura passividade: a consciência determinada pode reagir sobre as causas que atuam sobre ela. Portanto, o marxismo não consiste apenas em uma análise teórica, mas também se configura como uma prática política revolucionária que pretende destruir o capitalismo e instaurar a nova ordem socialista.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1992. p.164.

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: 
(       ) A tese exposta no texto acima fez com que o marxismo ficasse conhecido também como materialismo histórico e dialético.
(       ) Para Marx não são as ideias humanas que movem a História, mas são as condições derivadas da estrutura material que produzem as ideias.
(       ) De acordo com o materialismo o homem é o que as condições materiais (as relações sociais de produção) o determinam a ser e a pensar.
(      ) A consciência do homem, por ser determinada pela matéria, não pode reagir sobre as causas que atuam sobre ela.
(     ) Por afirmar que o mundo é concebido a partir de um processo e movido por contradições, o materialismo histórico é dialético.

9) “A força geral pode ser colocada nas mãos de apenas um ou nas mãos de muitos. Alguns pensaram que, tendo a Natureza estabelecido o poder paterno, o governo de um só estaria mais de acordo com a Natureza. Porém, o exemplo do poder paterno nada prova, pois, se o poder do pai está relacionado com o governo de um só, depois da morte do pai, o poder dos irmãos ou, depois da morte dos irmãos, o dos primos coirmãos está relacionado com o governo de muitos. O poder político implica, necessariamente, a união de muitas famílias. É melhor dizer que o governo mais de acordo com a Natureza é aquele cuja disposição particular melhor se relaciona com as disposições do povo para o qual foi estabelecido. [...] A lei, em geral, é a razão humana, na medida em que governa todos os povos da terra, e as leis políticas e civis de cada nação devem ser apenas os casos particulares em que se aplica essa razão humana. Devem ser elas tão adequadas ao povo para o qual foram feitas que, somente por um grande acaso, as leis de uma nação podem convir a outra. [...] Devem as leis ser relativas ao físico do país, ao clima frio, quente ou temperado; à qualidade do solo, à sua situação, ao seu tamanho; ao gênero de vida dos povos, agricultores, caçadores ou pastores; devem relacionar-se com o grau de liberdade que a constituição pode permitir; com a religião dos habitantes, suas inclinações, riquezas, número, comércio, costumes, maneiras. Possuem elas, enfim, relações entre si e com sua origem, com os desígnios do legislador e com a ordem das coisas sobre as quais são elas estabelecidas. É preciso considerá-las em todos esses aspectos.”
MONTESQUIEU. Do espírito das leis. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 39-42.

Segundo Montesquieu:
I. as leis devem ser constituídas com base nas características particulares da nação que irá utilizá-las.
II. o tipo de governo ideal, mais de acordo com a natureza, é a monarquia, ou “governo de um só”.
III. os aspectos físicos e climáticos de um país devem ser considerados ao se instituírem as suas leis.
IV. o sistema de governo deve contemplar as características singulares da nação que o estabeleceu.

Estão corretas as alternativas:
A)    I e II
B)    I, II e IV
C)    II e IV
D)    I, III e IV
E)    I, II e III

10)  “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!'." 
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultura Ltda.,1999. p. 87.

Segundo Rousseau:
I. O surgimento da sociedade civil resgatou a humanidade que, antes de seu advento, vivia na ignorância e no isolamento.
II. O estabelecimento da propriedade privada foi um dos elementos responsáveis pelas diferenças sociais.
III. A desigualdade social, estabelecida por direito, está intimamente relacionada ao surgimento da sociedade civil.
IV. O aparecimento da propriedade e da sociedade civil acarretou para o ser humano inúmeros benefícios.

Estão corretas as alternativas:
A)    I e III.
B)     II e III.
C)     I, III e IV.
D)     II e IV.
E)     I, II e III.

2◦ ANO – SOCIOLOGIA

1)     Com relação às diferenças de sexo, assinale a alternativa correta.
A)    São dadas socialmente, por meio da socialização.
B)     Referem-se à forma como somos vistos pelo outros.
C)     Dizem respeito às diferenças anatômicas herdadas biologicamente.
D)     Referem-se à convivência familiar.
E)     Pertencem à esfera religiosa.

2)     Acerca do conceito de gênero, é correto afirmar:
A)    É definido por valores, crenças e costumes da sociedade.
B)    Define-se pelas diferenças genéticas.
C)     É o mesmo, independente da sociedade em que se vive.
D)     É definido naturalmente desde a concepção.
E)     Ocorre apenas no caso de haver igualdade natural entre os sexos.

3)     Leia com atenção o trecho da notícia a seguir:

"GRANDES OBRAS DIZEM NÃO À CONTRATAÇÃO DE MULHERES EM PORTO VELHO
De acordo com a justiça trabalhista, a grávida com vínculo empregatício com uma empresa terá direito à licença-maternidade de 120 dias (a partir do 8º mês de gestação), sem prejuízo do emprego e do salário, que será integral. Caso receba salário variável, receberá a média dos últimos seis meses entre outros benefícios previstos em lei.
Segundo a chefe de divisão ao atendimento ao trabalhador do Sine municipal, Enerli Pinheiro, nos últimos meses poucas vagas foram disponibilizadas às mulheres devido a este problema. 'Por essa situação temos mulheres qualificadas para algumas áreas, mas não encontramos a oferta de vagas para elas', relata a chefe de divisão."
Disponível em: <http://www.imagemnews.com.br/noticias.asp?cd=21043>. Acesso em: 11/7/2013.
A qual problemática a notícia se refere? 
A)    Ao problema da exploração da mão de obra feminina.
B)     Ao problema da segregação racial no mercado de trabalho.
C)     Ao excesso de postos de trabalho para mulheres.
D)     À inexistência de mão de obra qualificada entre as mulheres.
E)     À desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

4)     Leia atentamente o trecho da notícia a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:"
"Cresce a participação da mulher no mercado de trabalho, aponta governo
Registros de emprego com carteira assinada cresceu 5,93% em um ano. Salário das mulheres cresceu 4,94%, enquanto o dos homens subiu 4,74%.
O Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também informa crescimento do salário médio real das mulheres.
O cadastro mede o nível de emprego formal no país e em 2012 os dados informados pelas empresas demonstram que o salário médio real de admissão das mulheres alcançou R$ 917,87, contra 1.067,66 dos homens. Em 2011 esses valores eram R$ 874,63 e R$ 1.019,34.
Ou seja, enquanto no feminino o crescimento foi de 4,94%, o salário dos homens cresceu 4,74%. Com isso, a relação dos salários entre homens e mulheres passou para 85,97%.
No comportamento por grau de instrução, o maior aumento da participação da mulher foi verificado nas vagas de nível superior, que cresceu 1,32%. No mesmo período esse percentual masculino foi negativo em 0,13%. Para as vagas de nível superior incompleto, a relação foi de 1,94% positivo para as mulheres contra 0,14 negativo para os homens.
'Esses números comprovam que a mulher se prepara mais para o mercado de trabalho e vem ocupando mais espaço e melhorando seu salário, diminuindo gradativamente uma diferença histórica. E isso é muito bom!', afirmou, em comunicado, o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto."
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/cresce-participacao-da-mulher-no-mercado-de-trabalho-aponta-governo.html>. Acesso em: 11/7/2013.
A)     A notícia alude ao problema dos estereótipos étnicos no mercado de trabalho, onde a mulher ainda é vista como inferior.
B)     Há uma nítida desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho no Brasil, apesar da diminuição das diferenças.
C)     Segundo a notícia, o salário das mulheres e dos homens no Brasil subiu em 2012 em comparação com o ano de 2011.
D)    Houve um aumento da participação dos homens nas vagas de nível superior, enquanto a participação feminina teve leve queda.
E)     Na média, o salário dos homens é o mesmo que o das mulheres no Brasil.

5)     Leia o texto a seguir e assinale as alternativas corretas:
"A família moderna reproduz a desigualdade social existente no que se refere às expectativas geradas sobre o comportamento de homens e mulheres. Sendo assim, esperam-se das mulheres delicadeza, sensibilidade, passividade, subordinação e obediência. E, devido a sua condição biológica de engravidar e amamentar, a sociedade também delegou à mulher o cuidado com o marido, o lar e os filhos sendo, inclusive, responsabilizada por qualquer coisa de errado que acontece.
Vários estudos confirmam esta percepção, atribuindo à mulher-mãe a responsabilidade, não só pela educação, alimentação, mas também pela violência sofrida pelos filhos. Por sua vez, os homens estão relacionados ao espaço público, a papéis como provedor e chefe da casa, à virilidade, coragem e agressividade.
Entretanto, é de fundamental importância compreender que a construção da violência no âmbito doméstico não tem relação com as diferenças biológicas entre homens e mulheres. Esses papéis sociais são, na realidade, reforçados por culturas patriarcais reproduzidas na família."
GOMES, Nadielene Pereira; DINIZ, Normélia Maria Freire; ARAÚJO, Anne Jacob de Souza; COELHO, Tâmara Maria de Freitas. Compreendendo a violência doméstica a partir das categorias gênero e geração.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n4/19>. Acesso em: 1/7/2013.
A)     As definições de masculino e feminino estão dispostas em formas de hierarquia que tendem, em geral, a desprivilegiar as mulheres.
B)     A violência contra a mulher está vinculada às diferenças biológicas entre homens e mulheres, sendo, portanto, natural.
C)    A família moderna reproduz expectativas históricas quanto ao comportamento de homens e mulheres.
D)    Em todas as culturas, sem exceção, é atribuído à mulher características ligadas à delicadeza, passividade e subordinação, o que confirma o aspecto natural dessas características do gênero feminino.
E)     Historicamente, coube à mulher o papel de provedora da família, enquanto ao homem coube o papel de criação e educação dos filhos.

6)     O texto a seguir retrata a condição da mulher no século XVIII na Europa. Leia-o atentamente. Depois, analise as alternativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
"A expressão 'vida privada no feminino' pode parecer paradoxal, a tal ponto a mulher dessas sociedades se vê confinada ao lar. Com certeza e de modo geral, ela é excluída dos papéis públicos e das responsabilidades exteriores (políticas, administrativas, municipais, corporativas). [...]
Pois sua ocupação é prioritariamente doméstica; o cenário: a casa; sua vocação: encarnar a imagem de esposa e mãe, arraigada pela Igreja e pela sociedade civil. A exigência de honra – feita de aparência, fidelidade aos seus, e boa reputação – resume-o muito bem; portanto uma dedicação constante a todos que vivem sob seu teto a destina a servir, ou seja, a cuidar: alimentar, criar, atender na doença, assistir na morte – essa é a ocupação das mulheres, que a ela se devotam gratuitamente [...]".
CASTAN, Nicole. O público e o particular. In: História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. ARIÈS, Philippe; CHARTIER, Roger (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 417.
(     ) Por ter características anatômicas distintas do homem, é justificável que a mulher seja excluída da vida pública e dos trabalhos que exijam força.
(     ) No período do Iluminismo, as mulheres passaram a ser reconhecidas pelos homens em geral como capazes de criar, abstrair e generalizar, pondo fim à ideia de que eram incapazes de pensar.
(     ) Atualmente, muitas mulheres não consideram mais o papel de mãe como destino absolutamente necessário às suas vidas.
(     ) Segundo o texto, as mulheres estavam confinadas ao âmbito privado, pois seu lugar era o lar, e não o espaço público.
(     ) O confinamento evidenciado pelo texto se faz necessário em função da fragilidade física da mulher e da necessidade natural da criança de ter sua mãe sempre por perto, para crescer saudável.

7)     Leia o trecho da notícia a seguir e assinale a alternativa correta:
"Violência contra mulheres causa epidemia global de saúde, diz OMS
Mais de 1/3 das mulheres do mundo é vítima de violência física ou sexual. Dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde.
Mais de um terço de todas as mulheres do mundo é vítima de violência física ou sexual, o que representa um problema de saúde global com proporções epidêmicas, aponta um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quinta-feira (20).
A grande maioria das mulheres sofre agressões e abusos de seus maridos ou namorados, além de ter problemas de saúde comuns que incluem ossos quebrados, contusões, complicações na gravidez, depressão e outras doenças mentais, diz o relatório.
O relatório constatou que a violência contra as mulheres é uma das causas para uma variedade de problemas de saúde agudos e crônicos, que vão desde lesões imediatas, infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, à depressão e transtornos de saúde mental."
Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/06/violencia-contra-mulheres-causa-epidemia-global-de-saude-diz-oms.html >. Acesso em: 11/7/2013.

I) O motivo das agressões, em sua grande maioria, é devido às diferenças biológicas entre homens e mulheres, sendo, dessa forma, naturalmente explicado.
II) O relatório evidencia que os avanços das últimas décadas, dando direito ao voto e cidadania à mulher, fez com que a violência contra as mulheres fosse algo cada vez mais raro.
III) No Brasil, há algumas décadas, era comum não haver condenação para o assassinato de mulheres nos casos de adultério.  
IV) A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, obriga os homens que agridem as mulheres a prestar serviço comunitário ou a pagarem cestas básicas como forma de punição. 
A)    As alternativas I e II estão corretas.
B)    Somente a alternativa II está correta.
C)    Somente a alternativa III está correta.
D)    As alternativas III e IV estão corretas.
E)    Somente a alternativa IV está correta.

8)     Leia o texto a seguir que faz um retrato da condição das mulheres na Índia nos dias de hoje e assinale as alternativas corretas:
"A inferioridade das mulheres se manifesta desde a concepção da criança, pela seleção no nascimento que privilegia os homens. Estes últimos perpetuam o nome e o patrimônio familiar, enquanto a presença de meninas é considerada inútil, mesmo prejudicial: casá-las implica oferecer um dote que endivida as famílias durante anos. Essa preferência se expressa nos milhões de abortos seletivos que, mesmo proibidos por uma lei de 1994, deixam a população desequilibrada: a Índia conta com 940 mulheres para cada mil homens.
Essa dominação masculina tradicional explica também a alta taxa de violência doméstica. Mais de 37% das indianas casadas são submetidas a violências sexuais e físicas entre as quais de 7 mil a 8 mil por ano sofrem algum crime ligado ao dote, cometido por maridos que querem extorquir mais dinheiro da família da esposa."
MANIER, Bénédicte. A nova Índia se inquieta. Le Monde Diplomatique Brasil, fevereiro de 2013. 
A)     A violência contra as mulheres é um forte indicador da desigualdade de gêneros em uma das instâncias da vida social.
B)     Podemos concluir após a leitura do texto que, independente da sociedade e do período histórico, as diferenças de gênero são iguais em qualquer lugar do mundo.
C)    As diferenças biológicas entre homens e mulheres definem necessariamente atributos sociais, o que naturaliza a forma como a mulher é tratada na Índia.
D)    Há na Índia uma preferência de que o bebê seja do sexo feminino para perpetuação do nome da família.
E)     Podemos concluir pelo texto que as mulheres na Índia de hoje, assim como as mulheres no século XVII e XVIII na Europa, assumem um papel de inferioridade na sociedade.

9)     Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa correta:
Na infância, ocorrem os primeiros contatos com os pais, carinhos, brincadeiras, convívio com colegas, sensações de prazer e desprazer, nascendo, assim, a curiosidade sexual, que pode gerar dúvidas e conflitos. Nessa etapa, a escola é um dos principais elementos para contatos interpessoais. Os colegas permitem o conhecimento mínimo, surgindo as fantasias sexuais, imagens eróticas de relação sexual, resultando na masturbação ou autoerotismo, com manipulação dos órgãos sexuais. A repressão à masturbação dá início à restrição da sexualidade. Para o desenvolvimento do papel sexual ou de gênero, o adolescente precisa de pessoas complementares, que desempenham outros papéis, e este contato provoca a necessidade de formar vínculos afetivos, que vão determinar suas novas experiências. Nessa fase, a troca afetiva pode ou não ser valorizada e, dependendo das vivências, essa troca pode determinar dificuldades na formação de vínculos afetivos mais profundos.
COSTA, Maria Conceição O.; LOPES, Clevane Pessoa A.; SOUZA, Ronald Pagnoncelli; PATEL, Balmukun Niljay. Sexualidade na adolescência: desenvolvimento, vivência e propostas de intervenção. Sociedade Brasileira de Pediatria, Jornal da Pediatria, 2001. Disponível em: <http://www.jped.com.br/conteudo/01-77-S217/port.pdf>. Acesso em: 11/7/2013. 
A)     Segundo o texto, podemos concluir que a curiosidade sexual é algo que surge apenas na adolescência. Na infância, como não há compreensão sobre assuntos relacionados à sexualidade, não há nenhuma manifestação ou interesse sobre o assunto.
B)     Fica claro no texto que os vínculos afetivos e as vivências do adolescente não são importantes na forma como este irá lidar com a sexualidade. A sexualidade é algo exclusivamente biológico.
C)    O sexo é uma questão social, enquanto a sexualidade é definida biologicamente. Tais conceitos fazem com que as pessoas fiquem confusas quanto à definição de sua própria sexualidade.
D)    A sexualidade é determinada por fenômenos biológicos. Os aspectos sociais e psicológicos, em nada ou pouco influenciam na formação da sexualidade. É uma parte puramente instintiva da existência humana.
E)     Fica claro no texto que a forma como lidamos com nossa sexualidade sofre uma forte influência do meio onde vivemos e das nossas relações interpessoais.

10)  O texto a seguir é um trecho da peça Medeia, de Eurípedes, escrita por volta do ano 431 a.C. É o momento do coro, logo após Medeia matar seus próprios filhos para se vingar do pai das crianças, Jasão. Leia com atenção e assinale a alternativa correta:
"Miserável! Tens então um coração de pedra ou de ferro, para ferir com tua mão teus próprios filhos, fruto de tuas entranhas? Não sabemos senão de outra mulher, uma só, antes de ti, que tenha ousado levantar a mão sobre os filhos queridos, Ino, castigada de loucura pelos deuses, quando a esposa de Zeus a fez errar em delírio longe de sua casa. A infeliz, para expiar esse ímpio assassinato, arremessa-se da elevada ribanceira sobre o mar."
EURÍPEDES. Medeia. Disponível em: <http://pensamentosnomadas.files.wordpress.com/2012/03/02-medeia.pdf>. Acesso em: 11/7/2013.

I) O coro reafirma a naturalidade de uma mãe matar seus filhos, desmistificando a maternidade, já que isso ocorreu muitas vezes antes de Medeia.
II) A reação do coro ao crime reafirma o mito de que existe um laço natural entre mães e filhos, por isso o caráter chocante do crime.
III) Não há variação histórica entre a forma de ser mãe. Em todas as culturas, as mães agem da mesma forma com seus filhos, pois faz parte do instinto materno.
IV) O mito da maternidade da mulher está fundamentalmente relacionado a fatores sociais.
A)    As alternativas I e II estão corretas.
B)    As alternativas I e III estão corretas.
C)    Apenas a alternativa II está correta.
D)     As alternativas II e IV estão corretas.
E)     As alternativas III e IV estão corretas.


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