quinta-feira

QUESTÕES PORTAL POSITIVO

3 ANO - FILOSOFIA
1)     Associe as colunas relacionando cada pensador à sua respectiva corrente de pensamento:

( A ) Freud
(B) Sartre
(C) Nietzsche

(     ) Existencialismo
(    ) Antirracionalismo
(    ) Psicanálise

2)     "O intelecto, como um meio para a conservação do indivíduo, desdobra suas forças mestras no disfarce; pois este é o meio pelo qual os indivíduos mais fracos, menos robustos, se conservam, aqueles aos quais está vedado travar uma luta pela existência com chifres ou presas aguçadas. No homem essa arte do disfarce chega a seu ápice; aqui o engano, o lisonjear, mentir e ludibriar, o falar-por-trás-das-costas, o representar, o viver em glória de empréstimo, o mascarar-se, a convenção dissimulante, o jogo teatral diante de outros e diante de si mesmo, em suma, o constante bater de asas em torno dessa única chama que é a vaidade [...] Eles estão profundamente imersos em ilusões e imagens de sonho, seu olho apenas resvala às tontas pela superfície das coisas e vê “formas”, sua sensação não conduz em parte alguma à verdade, mas contenta-se em receber estímulos e como que dedilhar um teclado às costas das coisas."
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. São Paulo: Nova Cultural, 2005. p.53-54. (Os pensadores).
Considerando o fragmento de texto e seus conhecimentos sobre Nietzsche, marque V para verdadeiro e f para falso:
(      ) Observa-se, com o fragmento de texto, que Nietzsche valorizava o papel do intelecto como faculdade de conservação do indivíduo, para que ele suportasse a existência.

(     ) Nietzsche defendia que o homem lança mão de algumas ideias (como a vaidade, no presente texto) para mascarar a sua própria fraqueza e seu ressentimento diante da vida e dos acontecimentos.

(    ) Nietzsche não questiona a ideia de razão em suas teorias. Ela é compatível com o que seus antecessores na história da Filosofia defendiam – uma faculdade capaz de conduzir o homem à alteridade.

(      ) Observa-se que Nietzsche, assim como Descartes, foi um defensor do racionalismo, visto que compara o sonho com ilusões e desvaloriza a sensação como faculdade capaz de conduzir o sujeito a um conhecimento seguro da realidade.

(      ) Nietzsche questionou alguns conceitos e valores que eram vigentes até sua época – um deles foi o de razão/intelecto. Para ele, essas ideias ou posicionamentos só serviriam para mascarar a fraqueza humana, sem finalidade alguma.

3)     “Para Kierkgaard, mais importante do que a busca de uma VERDADE com letras maiúsculas, era a busca por verdades que são importantes para a vida de cada indivíduo. Ele dizia que o importante era encontrar “a minha verdade”, a verdade de cada um. [...] Kierkgaard dizia que Hegel também tinha se esquecido de que era apenas uma pessoa. Ele zombava do tipo do professor hegeliano que vivia no alto de uma torre de marfim e que, preocupado em explicar os mistérios da vida, esquecia o seu próprio nome, esquecia-se de que era uma pessoa, uma pessoa como outra qualquer.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4.ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 404-405.
Assinale verdadeiro ou falso, com relação às teorias de Sören Kierkgaard:
(     ) Pode-se afirmar que Kierkgaard valorizava a posição hegeliana sobre a verdade, visto que ela defendia que se deve buscar a verdade do indivíduo, antes de tudo.
(     ) Com essa leitura, observa-se que Kierkgaard opôs-se ao existencialismo, assumindo uma posição altamente idealizada de indivíduo.
(    ) Kierkgaard valorizava a construção do indivíduo como algo mais importante do que a busca por uma verdade absoluta.
(     ) Observa-se que o indivíduo kierkgardiano opunha-se ao sistema hegeliano de verdade sobre a realidade.
(    ) Kierkgaard, como mostra o fragmento de texto, pode ser compreendido como o precursor do existencialismo, dada a importância atribuída à existência e à construção do indivíduo.

4)     O fragmento de texto trata de características de uma corrente de pensamento que teve seu início no século XX, contrariando as posições anteriores sobre a essência humana: 
"Assim, não existe natureza humana, já que não existe um Deus para concebê-la. O homem é tão somente, não apenas como ele se concebe, mas também como ele se quer; como ele se concebe após a existência, como ele se quer após esse impulso para a existência. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo."
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 6, 15-16. (Os pensadores).
A corrente de pensamento em questão é:
A)    Existencialismo
B)    Humanismo
C)    Psicanálise
D)    Antirracionalismo
E)    Transvaloração

5)     Nietzsche foi um grande avaliador dos valores e das teorias vigentes em sua época. Considerando seus conhecimentos sobre as características do posicionamento desse filósofo, assinale verdadeiro ou falso: 
(      ) Nietzsche não questionou os valores de sua época. Após passarem por rigorosa análise, o filósofo concluiu que eles eram adequados para reger a conduta humana.
(      ) Para Nietzsche, conferir um sentido positivo aos acontecimentos da vida nada mais era que mascarar sentimentos de angústia diante da vida.
(     ) O movimento feito por Nietzsche de questionar os valores e as teorias vigentes até então é denominado transvaloração.
(      ) Embora tenha questionado alguns valores, os que são considerados absolutos permaneceram – bem e mal, verdadeiro e falso –, pois trazem à tona aspectos racionais da natureza humana.
(      ) Para Nietzsche, havia a possibilidade de a razão alcançar a verdade se houvesse o desprendimento dos valores tradicionais adotados pela sociedade. Ao se desprender, o sujeito estaria caminhando rumo à verdade, desprovido de ilusões.

6)     As teorias freudianas tiveram grande impacto sobre o modo de compreender a realidade e as relações sociais. Sobre essas implicações, assinale verdadeiro ou falso: 
(      ) Observou-se que as atitudes humanas são completamente permeadas pelo consciente.
(      ) Existe uma tensão constante entre os desejos do sujeito e as normas que regem a sociedade.
(      ) O homem pode ter conhecimento pleno de seus conteúdos psíquicos, por meio da psicanálise.
(      ) Existe uma parcela da psique humana que não é racional e ela exerce influência sobre a razão.
(      ) Não há como conhecer completamente os conteúdos psíquicos de um indivíduo.

7)     Assinale a alternativa que contém o nome do mecanismo que é descrito no fragmento de texto, segundo as teorias de Freud:
“Por isso é que muitas vezes dizemos e fazemos coisas que na verdade 'não tínhamos a intenção de fazer'. [...] Nossa vida cotidiana está repleta de tais ações inconscientes. Muitas vezes nos esquecemos do nome de certa pessoa, ficamos mexendo numa pontinha de nossa roupa enquanto estamos falando[...]. Ou podemos tropeçar em nossas palavras e acabar trocando letras e nomes, que à primeira vista podem parecer totalmente inocentes, mas que na verdade não são.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4.ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 463-465.
A)     Ato falho
B)     Inconsciente
C)    Pulsão
D)    Neurose
E)     Id

8)     Assinale a alternativa que apresenta a frase que mais se relaciona com a posição de Sartre exposta no fragmento de texto: 
"Porém, se realmente a existência precede a essência, o homem é responsável pelo que é. Desse modo, o primeiro passo [...] é o de pôr todo homem na posse do que ele é, de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência. Assim, quando dizemos que o homem é responsável por si mesmo, não queremos dizer que o homem é apenas responsável pela sua estrita individualidade, mas que ele é responsável por todos os homens."
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 6, 15-16. (Os pensadores).
A)     A essência precede a existência.
B)      O existencialismo não é um humanismo.
C)     O homem é essencialmente livre.
D)     O homem é responsável somente por si mesmo.
E)      O homem está condenado a ser livre.

9)     Segundo Freud, existem alguns elementos que são estruturantes da psique humana. Complete as lacunas com relação a essas três estruturas:
“Quando vêm ao mundo, os bebês satisfazem suas necessidades físicas e psíquicas de forma bastante direta e desinibida. Se estão com fome, choram. E também choram quando estão com a fralda molhada. [...] Freud chama de este “princípio do prazer” que existe em nós. [...] Só que aos poucos vamos aprendendo a controlar nossos desejos a fim de nos adaptarmos ao nosso meio. Em outras palavras, aprendemos a afinar nosso princípio de prazer com o princípio da realidade. Freud diz que construímos um e que este [...] assume esta função reguladora. [...] Mas Freud aponta também uma terceira instância na psique humana: ainda crianças, somos confrontados com os padrões morais de nossos pais e de nosso meio [...]. As expectativas de nosso meio no plano da moral parecem ter se alojado dentro de nós e passado a constituir uma parte de nós mesmos. É isto que Freud chama de         .”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4.ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 460-461.

10)  Leia o texto a seguir. Ele trata de um conceito importante na teoria de Freud. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a esse conceito: 
"Essas coisinhas, [...], como os sintomáticos e fortuitos, não são assim tão destituídas de Valor [...] São extraordinariamente significativas e quase sempre de interpretação fácil e segura, tendo-se em vista a situação em que ocorrem; verifica-se que mais uma vez exprime impulsos e intenções que devem ficar ocultos à própria consciência, ou emana justamente dos desejos reprimidos e dos complexos que, como já sabemos, são criadores dos sintomas e formadores dos sonhos. Fazem jus à mesma consideração que os sintomas, e o seu exame, tanto quanto o dos sonhos, pode levar ao descobrimento da parte oculta da mente. Por elas o homem trai, em regra, os mais íntimos segredos. Se se produzem com grande facilidade e frequência, até em indivíduos normais, cujos desejos inconscientes estão reprimidos de modo eficaz, isso se explica pela futilidade e inverossimilhança delas. São porém do mais alto valor teórico: testemunham a existência da repressão e da substituição mesmo na saúde perfeita."
Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/cincolicoespsicanalise.html>. Acesso em: 9 de set. 2013.
A)    Superego
B)    Inconsciente
C)    Pulsão
D)    Ego
E)    Neurose

3 ANO – SOCIOLOGIA

1)      Relacione corretamente as colunas conforme os valores religiosos e sua relação homem e natureza:
( A ) Hinduísmo
( B ) Cristianismo

(      ) O homem é superior aos animais.
(      ) Alguns animais representam divindades e estão proibidas para consumo.
(     ) Animais e plantas foram criados por Deus para servir ao ser humano.
(     ) Os animais e plantas podem ser utilizados para o trabalho, lazer e alimentação.
(     ) Venera a natureza, uma vez que tudo o que existe, homens, montanhas, deuses, bosques, rios, faz parte do absoluto.

2) Não existe mais uma natureza imaculada, um ambiente que esteja fora do alcance do homem, um cenário que de alguma maneira não tenha sido organizado por ele. Até mesmo quando se descobre um lugar intocado, ele é imediatamente definido como sagrado, selvagem ou com potencial para a exploração agrícola ou turística. A partir daí, o homem age sobre ele fazendo uma reserva ecológica, um resort ou um assentamento agrícola. 
O trecho acima nos faz lembrar que entre o homem e a natureza há uma:
A)    relação de exploração mútua.
B)    relação simbólica e material.
C)    relação harmoniosa e pacífica.
D)    relação de interesse e curiosidade.
E)     relação de admiração e preservação.

3) A abordagem do cristianismo sobre a natureza foi um fator de estímulo para:
A) a proibição do consumo de carne bovina.
B) a subordinação do homem à natureza.
C) a proibição da pesquisa científica sobre a natureza.
D) as práticas produtivas capitalistas.
E) a adoração de animais.

4) Do ponto de vista da Sociologia, só faz sentido pensar nos problemas ambientais e em seus responsáveis focando:
A) a ação humana sobre a natureza de uma maneira geral.
B) o fato de a espécie humana precisar suprir suas necessidades naturais.
C) nos indivíduos, organizações ou grupos sociais e no tipo de suas ações.
D) no fato de que transformar a natureza é uma característica da espécie humana.
E) no fato de que o homem é naturalmente superior ao animal.

5) Leia o texto a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
“Base da produção de diferenciação social, a desigual distribuição de poder sobre os recursos configura assim as diversas formas sociais de apropriação do mundo material. Por fim, é pelas práticas de apropriação cultural do mundo material, onde, para além dos modos de apropriação propriamente produtivos movidos pela dinâmica utilitária da economia e do processo de diferenciação social dos indivíduos, que o mundo material é objeto de inúmeras atividades de atribuição de significados.”

ACSELRAD, Henri. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ______. (Org.). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. p. 14-15.
(       ) A relação do ser humano com a natureza é mediada pela sociedade.
(       ) O impacto sobre o meio ambiente deve ser analisado a partir das relações sociais que o provocam.
(      ) A distribuição desigual de recursos não interfere na forma de apropriação do mundo material.
(       ) As diferentes formas de uso e apropriação da natureza se dão por meio de técnicas e são condicionadas por padrões culturais.
(       ) Os modos de atribuição de significados ao mundo material não se relacionam com a diferenciação social.

6) Leia o texto e assinale V para verdadeiro e F para falso:
"Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.
A Fundação Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura voltado para a preservação da cultura afro-brasileira, já concedeu certificação a 1.834 comunidades quilombolas. Nas estimativas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), existem cerca de 3 mil quilombos em todo território brasileiro. Entretanto, somente 193 dessas comunidades, distribuídas em 111 territórios, possuem título de posse de suas terras.
Consagrado na Constituição Brasileira de 1988, o direito à terra das populações quilombolas ainda enfrenta a burocracia e a morosidade. A luta pela demarcação do seu território é, para esses povos, uma questão crucial: só dessa forma podem preservar com segurança sua cultura e seu modo de vida."
RODRIGUES, Léo. Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência.   Disponível em: <http://racismoambiental.net.br/2012/11/mapa-dos-quilombos-a-geografia-da-resistencia>. Acesso em: 9/7/2013.
(      ) O patrimônio quilombola é exemplo de que nossa relação com a natureza está permeada por valores sociais.
(      ) Podemos perceber com o texto que os quilombos constituem uma história natural da natureza.
(      ) Os quilombos são exemplo de que nossa relação com a natureza é unicamente de exploração de recursos.
(     ) O texto deixa claro que as comunidades quilombolas mantêm sua cultura viva independentemente do território.
(      ) Os territórios quilombolas são exemplos de fenômenos socioambientais pois explicitam como um tipo de organização social se apropria da natureza.

7) Leia o texto e assinale o que for verdadeiro:
"Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.
A Fundação Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura voltado para a preservação da cultura afro-brasileira, já concedeu certificação a 1.834 comunidades quilombolas. Nas estimativas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), existem cerca de 3 mil quilombos em todo território brasileiro. Entretanto, somente 193 dessas comunidades, distribuídas em 111 territórios, possuem título de posse de suas terras.
Consagrado na Constituição Brasileira de 1988, o direito à terra das populações quilombolas ainda enfrenta a burocracia e a morosidade. A luta pela demarcação do seu território é, para esses povos, uma questão crucial: só dessa forma podem preservar com segurança sua cultura e seu modo de vida."
RODRIGUES, Léo. Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência. Disponível em: <http://racismoambiental.net.br/2012/11/mapa-dos-quilombos-a-geografia-da-resistencia/>. Acesso em: 9/7/2013.
A)      As técnicas de exploração da natureza utilizadas pelos quilombolas são apenas uma resposta às condições dadas pela própria natureza.
B)       A demora na demarcação dos quilombos é uma forma de crítica institucional ao seu modelo extremamente agressivo de exploração dos recursos naturais.
C)       A posição social ocupada pelos quilombolas é uma variável explicativa para a morosidade na demarcação de seus territórios.
D)       As técnicas de agricultura dos quilombolas é intermediada pelas características sociais, culturais e econômicas da comunidade, demonstrando que elas podem variar de acordo com o contexto histórico.
E)       A forma de apropriação simbólica do território pelos quilombolas é ela mesma um patrimônio histórico da humanidade.
8) Leia o trecho da notícia a seguir e assinale a alternativa correta:
Cachorros, por que eles viraram gente?
Fiquem tranquilos, diz a mulher. "Nesta creche cuidamos das crianças com muito carinho. [...]. Temos um quarto de recreação e um berçário, onde as crianças ficam separadas de acordo com o tamanho. Os pais podem ver tudo pela internet, por webcams. E não usamos nenhuma gaiola. Deixamos as crianças soltas, viu?" É assim que a Pet do Parque, uma creche de São Paulo dedicada exclusivamente a cães, se apresenta. Ali, eles são tratados como filhos. Algo, aliás, bem comum. Até 80% dos cachorros são considerados membros da família, 35% deles dormem na mesma cama que o dono, e 30% têm festinha de aniversário todos os anos. Sim, tratamos nossos cachorros como se eles fossem nossos filhos."
Versignassi, A; Garattoni, B; Urbim, E. Cachorros, por que eles viraram gente? Superinteressante, São Paulo: Abril, n. 263, ano 23, n. 3, mar. 2009.
A)      Podemos perceber pelo texto que a sociedade consolida padrões de significado sobre a natureza mutáveis historicamente.
B)       Historicamente, a sociedade sempre permitiu que tratássemos os cães como tratamos nossos filhos.
C)       A relação entre homem e natureza expressa no texto é do tipo material.
D)       O texto explicita o fato de que nossa espécie desempenha um papel ativo na transformação da natureza.
E)       Os cães vêm se tornando cada vez mais próximos evolutivamente das crianças humanas.

9) Leia atentamente o texto a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
"O interesse das siderúrgicas pela Amazônia acontece porque a região tem imensas reservas minerais e é muito atraente para quem busca produzir a baixo custo: tem mão de obra barata e madeira em abundância. Em alguns casos, essa mão de obra não custa praticamente nada. A madeira sai da floresta quase de graça, muitas vezes retirada ilegalmente e sem autorização dos órgãos ambientais. Some-se a isso a brutal concorrência comercial entre as empresas em escala global e tem-se um quadro de pressões crescentes sobre o meio ambiente e as condições de trabalho."
VERAS, Dauros; CASARA, Marques. Escravo do aço. Observatório Social, 2004. Disponível em: <http://www.observatorio- social.org/destaques/escav/escrav.htm>. Acesso em: 5/2/2010.
(       ) Para compreendermos adequadamente um problema como o expresso no texto, devemos atentar para o fator econômico pela sua exclusividade causal.
(       ) A possibilidade de existência do trabalho escravo só se realiza pelo isolamento geográfico em que se encontram as siderúrgicas acima citadas.
(      ) A prática do desmatamento ilegal e do trabalho escravo está relacionada com as novas formas de concorrência geradas pela economia globalizada.
(       ) Podemos pensar que a busca por produzir a baixo custo é um fenômeno exclusivo do Brasil, país continental e de regiões florestais remotas.
(       ) A abordagem do problema citado deve considerar o meio biofísico e seus ciclos naturais bem como a sociedade em relação a esses elementos.

10)  Leia o trecho a seguir e assinale o que for correto:
“Alimentadas por uma dieta de carne e protegidas por uma medicina desenvolvida através de experimentos com animais, [as crianças de hoje] levam, não obstante, bichinhos de pelúcia para a cama e [oferecem] afeição a cordeiros e pôneis. Para os adultos, os parques naturais e as áreas preservadas cumprem uma função que não é diferente da que os bichos de pelúcia têm para as crianças; são fantasias que cultuam os valores mediante os quais a sociedade, como um todo, não tem condições de viver."
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudança de atitudes em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 258.
A)      O texto expressa a contradição entre a primazia das necessidades humanas e a impiedosa exploração de outras formas de vida animada.
B)       O texto explora a ideia do conflito decrescente entre as novas sensibilidades e os fundamentos materiais da sociedade humana.
C)       O texto apresenta sentimentos que tornam, no período moderno, cada vez mais difícil os homens manterem os métodos implacáveis que garantiram a dominação de sua espécie.
D)       O texto apresenta uma das contradições sobre as quais assenta a civilização moderna, a combinação de compromisso e ocultamento que até agora impedem a resolução de nossos conflitos com a natureza.

E)       O texto apresenta uma contradição entre a crescente valoração simbólica da natureza e a atual estrutura dos meios de produção e consumo.

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