3 ANO - FILOSOFIA
1) Associe as colunas
relacionando cada pensador à sua respectiva corrente de pensamento:
( A ) Freud
(B) Sartre
(C) Nietzsche
( ) Existencialismo
( ) Antirracionalismo
( ) Psicanálise
2) "O intelecto,
como um meio para a conservação do indivíduo, desdobra suas forças mestras no
disfarce; pois este é o meio pelo qual os indivíduos mais fracos, menos
robustos, se conservam, aqueles aos quais está vedado travar uma luta pela
existência com chifres ou presas aguçadas. No homem essa arte do disfarce chega
a seu ápice; aqui o engano, o lisonjear, mentir e ludibriar, o
falar-por-trás-das-costas, o representar, o viver em glória de empréstimo, o
mascarar-se, a convenção dissimulante, o jogo teatral diante de outros e diante
de si mesmo, em suma, o constante bater de asas em torno dessa única chama que é a vaidade [...] Eles estão
profundamente imersos em ilusões e imagens de sonho, seu olho apenas resvala às
tontas pela superfície das coisas e vê “formas”, sua sensação não conduz em
parte alguma à verdade, mas contenta-se em receber estímulos e como que
dedilhar um teclado às costas das coisas."
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no
sentido extramoral. São Paulo: Nova Cultural, 2005. p.53-54. (Os pensadores).
Considerando o fragmento de texto e seus conhecimentos sobre Nietzsche,
marque V para verdadeiro e f para falso:
( ) Observa-se, com o
fragmento de texto, que Nietzsche valorizava o papel do intelecto como
faculdade de conservação do indivíduo, para que ele suportasse a existência.
( ) Nietzsche defendia que o
homem lança mão de algumas ideias (como a vaidade, no presente texto) para
mascarar a sua própria fraqueza e seu ressentimento diante da vida e dos
acontecimentos.
( ) Nietzsche não questiona a
ideia de razão em suas teorias. Ela é compatível com o que seus antecessores na
história da Filosofia defendiam – uma faculdade capaz de conduzir o homem à
alteridade.
( ) Observa-se que Nietzsche,
assim como Descartes, foi um defensor do racionalismo, visto que compara o
sonho com ilusões e desvaloriza a sensação como faculdade capaz de conduzir o
sujeito a um conhecimento seguro da realidade.
( ) Nietzsche questionou
alguns conceitos e valores que eram vigentes até sua época – um deles foi o de
razão/intelecto. Para ele, essas ideias ou posicionamentos só serviriam para
mascarar a fraqueza humana, sem finalidade alguma.
3) “Para Kierkgaard,
mais importante do que a busca de uma VERDADE com letras maiúsculas, era a
busca por verdades que são importantes para a vida de cada indivíduo. Ele dizia
que o importante era encontrar “a minha verdade”, a verdade de cada um. [...]
Kierkgaard dizia que Hegel também tinha se esquecido de que era apenas uma
pessoa. Ele zombava do tipo do professor hegeliano que vivia no alto de uma
torre de marfim e que, preocupado em explicar os mistérios da vida, esquecia o
seu próprio nome, esquecia-se de que era uma pessoa, uma pessoa como outra
qualquer.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4.ed. São Paulo:
Cia. das Letras, 1995. p. 404-405.
Assinale verdadeiro ou falso, com relação às teorias de Sören
Kierkgaard:
( ) Pode-se afirmar que
Kierkgaard valorizava a posição hegeliana sobre a verdade, visto que ela
defendia que se deve buscar a verdade do indivíduo, antes de tudo.
( ) Com essa leitura,
observa-se que Kierkgaard opôs-se ao existencialismo, assumindo uma posição
altamente idealizada de indivíduo.
( ) Kierkgaard valorizava a
construção do indivíduo como algo mais importante do que a busca por uma
verdade absoluta.
( ) Observa-se que o indivíduo
kierkgardiano opunha-se ao sistema hegeliano de verdade sobre a realidade.
( ) Kierkgaard, como mostra o
fragmento de texto, pode ser compreendido como o precursor do existencialismo,
dada a importância atribuída à existência e à construção do indivíduo.
4) O fragmento de texto
trata de características de uma corrente de pensamento que teve seu início no
século XX, contrariando as posições anteriores sobre a essência humana:
"Assim, não existe natureza humana, já que não existe um Deus para
concebê-la. O homem é tão somente, não apenas como ele se concebe, mas também
como ele se quer; como ele se concebe após a existência, como ele se quer após
esse impulso para a existência. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz
de si mesmo."
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um
humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 6, 15-16. (Os pensadores).
A corrente de pensamento em questão é:
A) Existencialismo
B) Humanismo
C) Psicanálise
D) Antirracionalismo
E) Transvaloração
5) Nietzsche foi um
grande avaliador dos valores e das teorias vigentes em sua época. Considerando
seus conhecimentos sobre as características do posicionamento desse filósofo,
assinale verdadeiro ou falso:
( ) Nietzsche não
questionou os valores de sua época. Após passarem por rigorosa análise, o
filósofo concluiu que eles eram adequados para reger a conduta humana.
( ) Para Nietzsche, conferir
um sentido positivo aos acontecimentos da vida nada mais era que mascarar
sentimentos de angústia diante da vida.
( ) O movimento feito por
Nietzsche de questionar os valores e as teorias vigentes até então é denominado
transvaloração.
( ) Embora tenha questionado
alguns valores, os que são considerados absolutos permaneceram – bem e mal,
verdadeiro e falso –, pois trazem à tona aspectos racionais da natureza humana.
( ) Para Nietzsche, havia a
possibilidade de a razão alcançar a verdade se houvesse o desprendimento dos
valores tradicionais adotados pela sociedade. Ao se desprender, o sujeito
estaria caminhando rumo à verdade, desprovido de ilusões.
6) As teorias freudianas
tiveram grande impacto sobre o modo de compreender a realidade e as relações
sociais. Sobre essas implicações, assinale verdadeiro ou falso:
( ) Observou-se que as
atitudes humanas são completamente permeadas pelo consciente.
( ) Existe uma tensão
constante entre os desejos do sujeito e as normas que regem a sociedade.
( ) O homem pode ter
conhecimento pleno de seus conteúdos psíquicos, por meio da psicanálise.
( ) Existe uma parcela
da psique humana que não é racional e ela exerce influência sobre a razão.
( ) Não há como
conhecer completamente os conteúdos psíquicos de um indivíduo.
7) Assinale a
alternativa que contém o nome do mecanismo que é descrito no fragmento de
texto, segundo as teorias de Freud:
“Por isso é que muitas vezes dizemos e fazemos coisas que na verdade
'não tínhamos a intenção de fazer'. [...] Nossa vida cotidiana está repleta de
tais ações inconscientes. Muitas vezes nos esquecemos do nome de certa pessoa,
ficamos mexendo numa pontinha de nossa roupa enquanto estamos falando[...]. Ou
podemos tropeçar em nossas palavras e acabar trocando letras e nomes, que à
primeira vista podem parecer totalmente inocentes, mas que na verdade não são.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia. 4.ed. São
Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 463-465.
A)
Ato falho
B) Inconsciente
C) Pulsão
D) Neurose
E) Id
8) Assinale a
alternativa que apresenta a frase que mais se relaciona com a posição de Sartre
exposta no fragmento de texto:
"Porém, se realmente a existência precede a essência, o homem é
responsável pelo que é. Desse modo, o primeiro passo [...] é o de pôr todo
homem na posse do que ele é, de submetê-lo à responsabilidade total de sua
existência. Assim, quando dizemos que o homem é responsável por si mesmo, não
queremos dizer que o homem é apenas responsável pela sua estrita
individualidade, mas que ele é responsável por todos os homens."
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um
humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 6, 15-16. (Os pensadores).
A) A essência precede
a existência.
B) O existencialismo não é um humanismo.
C) O homem é essencialmente livre.
D) O homem é responsável somente por si mesmo.
E) O homem está condenado a ser livre.
9)
Segundo Freud, existem alguns elementos que são estruturantes da
psique humana. Complete as lacunas com relação a essas três estruturas:
“Quando vêm ao mundo, os bebês
satisfazem suas necessidades físicas e psíquicas de forma bastante direta e
desinibida. Se estão com fome, choram. E também choram quando estão com a
fralda molhada. [...] Freud chama de este
“princípio do prazer” que existe em nós. [...] Só que aos poucos vamos
aprendendo a controlar nossos desejos a fim de nos adaptarmos ao nosso meio. Em
outras palavras, aprendemos a afinar nosso princípio de prazer com o princípio
da realidade. Freud diz que construímos um e
que este [...] assume esta função reguladora. [...] Mas Freud aponta também uma
terceira instância na psique humana: ainda crianças, somos confrontados com os
padrões morais de nossos pais e de nosso meio [...]. As expectativas de nosso
meio no plano da moral parecem ter se alojado dentro de nós e passado a
constituir uma parte de nós mesmos. É isto que Freud chama de
.”
GAARDEN, Jostein. O Mundo de Sofia.
4.ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 460-461.
10) Leia o texto a
seguir. Ele trata de um conceito importante na teoria de Freud. Em seguida,
assinale a alternativa que corresponde a esse conceito:
"Essas coisinhas, [...], como os sintomáticos e fortuitos, não são
assim tão destituídas de Valor [...] São extraordinariamente significativas e
quase sempre de interpretação fácil e segura, tendo-se em vista a situação em
que ocorrem; verifica-se que mais uma vez exprime impulsos e intenções que
devem ficar ocultos à própria consciência, ou emana justamente dos desejos
reprimidos e dos complexos que, como já sabemos, são criadores dos sintomas e
formadores dos sonhos. Fazem jus à mesma consideração que os sintomas, e o seu
exame, tanto quanto o dos sonhos, pode levar ao descobrimento da parte oculta
da mente. Por elas o homem trai, em regra, os mais íntimos segredos. Se se
produzem com grande facilidade e frequência, até em indivíduos normais, cujos
desejos inconscientes estão reprimidos de modo eficaz, isso se explica pela
futilidade e inverossimilhança delas. São porém do mais alto valor
teórico: testemunham a existência da repressão e da substituição mesmo na saúde
perfeita."
Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/cincolicoespsicanalise.html>.
Acesso em: 9 de set. 2013.
A) Superego
B) Inconsciente
C) Pulsão
D) Ego
E) Neurose
3 ANO – SOCIOLOGIA
1)
Relacione corretamente as colunas conforme os valores religiosos e sua
relação homem e natureza:
( A ) Hinduísmo
( B ) Cristianismo
( ) O homem é superior aos
animais.
( ) Alguns animais
representam divindades e estão proibidas para consumo.
( ) Animais e plantas foram
criados por Deus para servir ao ser humano.
( ) Os animais e plantas podem
ser utilizados para o trabalho, lazer e alimentação.
( ) Venera a natureza, uma vez
que tudo o que existe, homens, montanhas, deuses, bosques, rios, faz parte do
absoluto.
2) Não existe mais uma natureza imaculada, um ambiente que esteja fora
do alcance do homem, um cenário que de alguma maneira não tenha sido organizado
por ele. Até mesmo quando se descobre um lugar intocado, ele é imediatamente
definido como sagrado, selvagem ou com potencial para a exploração agrícola ou
turística. A partir daí, o homem age sobre ele fazendo uma reserva ecológica,
um resort ou um assentamento agrícola.
O trecho acima nos faz lembrar que entre o homem e a natureza há uma:
A)
relação de exploração mútua.
B) relação simbólica e
material.
C) relação harmoniosa
e pacífica.
D) relação de
interesse e curiosidade.
E)
relação de admiração e preservação.
3) A abordagem do cristianismo sobre a natureza foi um fator
de estímulo para:
A) a proibição do consumo de carne bovina.
B) a
subordinação do homem à natureza.
C) a
proibição da pesquisa científica sobre a natureza.
D) as
práticas produtivas capitalistas.
E) a
adoração de animais.
4) Do ponto de vista da Sociologia, só faz sentido pensar nos
problemas ambientais e em seus responsáveis focando:
A) a ação humana sobre a natureza de uma maneira geral.
B) o
fato de a espécie humana precisar suprir suas necessidades naturais.
C) nos
indivíduos, organizações ou grupos sociais e no tipo de suas ações.
D) no
fato de que transformar a natureza é uma característica da espécie humana.
E) no fato
de que o homem é naturalmente superior ao animal.
5) Leia o texto a seguir e assinale V para verdadeiro e F para
falso:
“Base da produção de diferenciação social, a desigual distribuição de
poder sobre os recursos configura assim as diversas formas sociais de
apropriação do mundo material. Por fim, é pelas práticas de apropriação
cultural do mundo material, onde, para além dos modos de apropriação
propriamente produtivos movidos pela dinâmica utilitária da economia e do
processo de diferenciação social dos indivíduos, que o mundo material é objeto
de inúmeras atividades de atribuição de significados.”
ACSELRAD, Henri. As práticas espaciais e o campo dos conflitos
ambientais. In: ______. (Org.). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2004. p. 14-15.
( ) A relação do ser
humano com a natureza é mediada pela sociedade.
( ) O impacto sobre o meio
ambiente deve ser analisado a partir das relações sociais que o provocam.
( ) A distribuição desigual
de recursos não interfere na forma de apropriação do mundo material.
( ) As diferentes formas de
uso e apropriação da natureza se dão por meio de técnicas e são condicionadas
por padrões culturais.
( ) Os modos de atribuição
de significados ao mundo material não se relacionam com a diferenciação social.
6) Leia o texto e assinale V para verdadeiro e F para falso:
"Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto
Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é
gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações
quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais,
técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos
negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária,
os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.
A Fundação Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura voltado
para a preservação da cultura afro-brasileira, já concedeu certificação a 1.834
comunidades quilombolas. Nas estimativas do Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária (Incra), existem cerca de 3 mil quilombos em todo território
brasileiro. Entretanto, somente 193 dessas comunidades, distribuídas em 111
territórios, possuem título de posse de suas terras.
Consagrado na Constituição Brasileira de 1988, o direito à terra das
populações quilombolas ainda enfrenta a burocracia e a morosidade. A luta pela
demarcação do seu território é, para esses povos, uma questão crucial: só dessa
forma podem preservar com segurança sua cultura e seu modo de vida."
RODRIGUES, Léo. Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência.
Disponível em:
<http://racismoambiental.net.br/2012/11/mapa-dos-quilombos-a-geografia-da-resistencia>.
Acesso em: 9/7/2013.
( ) O patrimônio
quilombola é exemplo de que nossa relação com a natureza está permeada por
valores sociais.
( ) Podemos perceber com o
texto que os quilombos constituem uma história natural da natureza.
( ) Os quilombos são exemplo
de que nossa relação com a natureza é unicamente de exploração de recursos.
( ) O texto deixa claro que as
comunidades quilombolas mantêm sua cultura viva independentemente do
território.
( ) Os territórios
quilombolas são exemplos de fenômenos socioambientais pois explicitam como um
tipo de organização social se apropria da natureza.
7) Leia o texto e assinale o que for verdadeiro:
"Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto
Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é
gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações
quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais,
técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos
negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária,
os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.
A Fundação Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura voltado
para a preservação da cultura afro-brasileira, já concedeu certificação a 1.834
comunidades quilombolas. Nas estimativas do Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária (Incra), existem cerca de 3 mil quilombos em todo território
brasileiro. Entretanto, somente 193 dessas comunidades, distribuídas em 111
territórios, possuem título de posse de suas terras.
Consagrado na Constituição Brasileira de 1988, o direito à terra das
populações quilombolas ainda enfrenta a burocracia e a morosidade. A luta pela
demarcação do seu território é, para esses povos, uma questão crucial: só dessa
forma podem preservar com segurança sua cultura e seu modo de vida."
RODRIGUES, Léo. Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência.
Disponível em: <http://racismoambiental.net.br/2012/11/mapa-dos-quilombos-a-geografia-da-resistencia/>. Acesso em:
9/7/2013.
A)
As técnicas de exploração da natureza utilizadas pelos quilombolas são
apenas uma resposta às condições dadas pela própria natureza.
B) A demora na demarcação dos quilombos é uma
forma de crítica institucional ao seu modelo extremamente agressivo de
exploração dos recursos naturais.
C) A posição social ocupada pelos quilombolas é
uma variável explicativa para a morosidade na demarcação de seus territórios.
D) As técnicas de agricultura dos quilombolas é
intermediada pelas características sociais, culturais e econômicas da
comunidade, demonstrando que elas podem variar de acordo com o contexto
histórico.
E)
A forma de apropriação simbólica
do território pelos quilombolas é ela mesma um patrimônio histórico da
humanidade.
8) Leia o trecho da notícia a seguir e assinale a alternativa
correta:
Cachorros, por que eles viraram gente?
Fiquem tranquilos, diz a mulher. "Nesta creche cuidamos das
crianças com muito carinho. [...]. Temos um quarto de recreação e um berçário,
onde as crianças ficam separadas de acordo com o tamanho. Os pais podem ver
tudo pela internet, por webcams. E não usamos nenhuma gaiola. Deixamos as
crianças soltas, viu?" É assim que a Pet do Parque, uma creche de São Paulo
dedicada exclusivamente a cães, se apresenta. Ali, eles são tratados como
filhos. Algo, aliás, bem comum. Até 80% dos cachorros são considerados membros
da família, 35% deles dormem na mesma cama que o dono, e 30% têm festinha de
aniversário todos os anos. Sim, tratamos nossos cachorros como se eles fossem
nossos filhos."
Versignassi, A; Garattoni, B; Urbim, E. Cachorros, por que eles viraram
gente? Superinteressante, São Paulo: Abril,
n. 263, ano 23, n. 3, mar. 2009.
A)
Podemos perceber pelo texto que a sociedade consolida padrões de
significado sobre a natureza mutáveis historicamente.
B) Historicamente, a sociedade sempre permitiu
que tratássemos os cães como tratamos nossos filhos.
C) A relação entre homem e natureza expressa no
texto é do tipo material.
D) O texto explicita o fato de que nossa espécie
desempenha um papel ativo na transformação da natureza.
E)
Os cães vêm se tornando cada vez
mais próximos evolutivamente das crianças humanas.
9) Leia atentamente o texto a seguir e assinale V para
verdadeiro e F para falso:
"O interesse das siderúrgicas pela Amazônia acontece porque a
região tem imensas reservas minerais e é muito atraente para quem busca
produzir a baixo custo: tem mão de obra barata e madeira em abundância. Em
alguns casos, essa mão de obra não custa praticamente nada. A madeira sai da
floresta quase de graça, muitas vezes retirada ilegalmente e sem autorização
dos órgãos ambientais. Some-se a isso a brutal concorrência comercial entre as
empresas em escala global e tem-se um quadro de pressões crescentes sobre o
meio ambiente e as condições de trabalho."
VERAS, Dauros; CASARA, Marques. Escravo do aço. Observatório Social, 2004. Disponível em:
<http://www.observatorio- social.org/destaques/escav/escrav.htm>. Acesso
em: 5/2/2010.
( ) Para compreendermos
adequadamente um problema como o expresso no texto, devemos atentar para o
fator econômico pela sua exclusividade causal.
( ) A possibilidade de
existência do trabalho escravo só se realiza pelo isolamento geográfico em que
se encontram as siderúrgicas acima citadas.
( ) A prática do desmatamento
ilegal e do trabalho escravo está relacionada com as novas formas de
concorrência geradas pela economia globalizada.
( ) Podemos pensar que a
busca por produzir a baixo custo é um fenômeno exclusivo do Brasil, país
continental e de regiões florestais remotas.
( ) A abordagem do problema
citado deve considerar o meio biofísico e seus ciclos naturais bem como a
sociedade em relação a esses elementos.
10)
Leia o trecho a seguir e assinale o que for correto:
“Alimentadas por uma dieta de carne e protegidas por uma medicina
desenvolvida através de experimentos com animais, [as crianças de hoje] levam,
não obstante, bichinhos de pelúcia para a cama e [oferecem] afeição a cordeiros
e pôneis. Para os adultos, os parques naturais e as áreas preservadas cumprem
uma função que não é diferente da que os bichos de pelúcia têm para as
crianças; são fantasias que cultuam os valores mediante os quais a sociedade,
como um todo, não tem condições de viver."
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudança de atitudes
em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das
Letras, 1988. p. 258.
A)
O texto expressa a contradição entre a primazia das necessidades humanas
e a impiedosa exploração de outras formas de vida animada.
B) O texto explora a ideia do conflito
decrescente entre as novas sensibilidades e os fundamentos materiais da
sociedade humana.
C) O texto apresenta sentimentos que tornam, no
período moderno, cada vez mais difícil os homens manterem os métodos
implacáveis que garantiram a dominação de sua espécie.
D) O texto apresenta uma das contradições sobre
as quais assenta a civilização moderna, a combinação de compromisso e
ocultamento que até agora impedem a resolução de nossos conflitos com a
natureza.
E)
O texto apresenta uma contradição
entre a crescente valoração simbólica da natureza e a atual estrutura dos meios
de produção e consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário